“Geri 70 milhões e o MP acusa-me de desviar 10 mil”. Bastonária dos Enfermeiros queixa-se de perseguição política

14

Tiago Petinga / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, na Comissão Parlamentar de Saúde

“Dei do meu bolso milhares de euros a enfermeiros individualmente”. É, assim, que a bastonária dos enfermeiros, Ana Rita Cavaco, refuta a acusação do Ministério Público (MP) de que recebeu 10 mil euros indevidos, dizendo-se vítima de “sindicâncias políticas e denúncias anónimas”.

Depois de ter sido acusada pelo MP dos crimes de peculato e falsificação de documentos no âmbito de um processo que investigou o pagamento indevido de quilómetros que nunca terão sido percorridos, Ana Rita Cavaco lamenta que tem sido “alvo de sindicâncias políticas e denúncias anónimas, reportagens difamatórias”, numa tentativa de travar a sua luta pelos direitos dos enfermeiros.

Numa publicação no Facebook, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) nota que, “durante 7 anos”, geriu “70 milhões de euros”. “O MP acusa-me de ter recebido 10 mil euros por quilómetros que acredita que não fiz e fiz! Percorri este país de ponta a ponta, conforme os enfermeiros podem confirmar”, adianta.

“Eu sei, melhor que ninguém, que neste país não fica bem ver uma Bastonária na rua junto dos seus, mas é onde sempre disse que estaria e irei continuar”, acrescenta. “Vou de carro até ao fim do mundo pelos meus”, promete ainda.

Ana Rita Cavaco realça também que continua “a viver na Graça” e que tem “os mesmos carros e o mesmo cão”. “Se a ideia é vergar-me agora, logo agora a finalizar o segundo mandato daqui a 11 meses, desistam”, aconselha também.

Eu e a minha equipa estaremos na estrada, a fazer todos os quilómetros que forem precisos para que todas as lutas que travei nos últimos 7 anos, pela dignidade dos enfermeiros, não tenham sido em vão”, diz ainda.

“A maçonaria tem muita gente boa, mas também muitos merdosos que nos tentaram extorquir dinheiro. O único avental que uso é na cozinha, adoro cozinhar, como o meu Pai”, prossegue na sua publicação.

Sobre a investigação do MP, a bastonária refere que, juntamente com os outros elementos do seu conselho directivo, estão “indiciados de tudo: despesas de representação indevidas, subsídio de almoço indevido, aluguer de casas indevido, subsídios indevidos de função, vencimentos indevidos e todos os quilómetros efectuados em 2016 indevidos”.

“Até houve uma alma que decidiu pôr numa reportagem que pagava o ginásio com o dinheiro da OE. Nunca, nunca o fiz. Ao contrário, dei do meu bolso milhares de euros a Enfermeiros individualmente. É meu e faço o que quero com o meu dinheiro“, constata também.

“Passados sete anos de investigações, repito, sete anos de investigações, o MP concluiu que recebi indevidamente 10 mil euros por quilómetros, inclusivamente justificando que estaria fora do país quando o meu bilhete de avião prova o contrário“, aponta ainda.

“Tudo o resto foi arquivado”, continua, salientando que é um sinal “para quem andava aí a ladrar que me vestia com o dinheiro da OE”.

A par de Ana Rita Cavaco, o MP acusou mais 13 pessoas por suspeitas de que adulteraram dados no sentido de obter benefícios a que não tinham direito, forjando mapas de deslocação e declarando quilómetros que não terão efectivamente percorrido.

Em causa estão mais de 63 mil euros que terão sido pagos indevidamente, segundo a acusação do MP.

ZAP //

14 Comments

  1. Minha querida Ana Rita, pouco importa o que geriste. Se roubaste, e pela tua argumentação parece que efetivamente roubaste, tens de pagar por isso. Simples.
    Na lei não há nada que justifique e despenalize o roubo apenas porque se gere dinheiro, mesmo que seja muito dinheiro.
    Espero que cumpras pelo menos a mesma pena que alguém cumpriria se te roubasse, a ti, 10.000€

  2. Se fosse PS ou do governo já estava Detida, assim já passaram, parece 7 anos e há-de prescrever antes de qualquer punição,a assim como com a CME o PS foi logo preso o PSD só agora foi pedida a imunidade.

  3. até eu ia de carro ao fim do mundo… era só meter a folha de despesas e a ordem paga… ehehehehe

    10 mil euros em 70 milhões são migalhas mas pelas palavras a senhora até parece assumir ser culpada.

    Já viram se o 1.º ministro que gere alguns mil milhoes fizesse o mesmo? em % acaba por roubar alguns milhões e seria “inocente” à luz desta senhora…

  4. Esta gente PSDs é mesmo assim, quando está no poder é como o Moedas tem uma conversa na Oposição e Atos diferentes quando estão no poder, Atravessamos uma era de Bandos, de Seitas, é a seita dos Jornalistas, a seita dos Professores, a seita dos Médicos, e por aí fora, não aparece nem tem o cobertura na Comunicação Social, nos Telejornais, Seitas para os os Pedreiros, Trolhas que estes sim andam com as casas às costas, não aparece nem tem cobertura nos telejornais Seitas para os Reformados etc. Um Jornalismo sem categoria sem Profissionalismo sem independência sem qualidade, sem Neutralidade, travestidos em Pidescos que dão meças aos acusados de pides após a revolução, esses pelo menos tinham competência e profissionalismo.

  5. Em países desenvolvidos como a Alemanha, enfermagem é um curso profissional, estranhamente em Portugal é considerado uma licenciatura.
    É preciso obrigar os funcionários do Estado e membros de entidades que recebem dinheiros públicos, a declarar se colaboram/pertencem a sociedades secretas (Jesuítas, Maçonaria, Opus Dei, etc…).

  6. Quem muito falava e fala, com pouco trabalho conhecido, o que se esperava? Espero que a confirmarem-se em tribunal as provas, que se faça justiça, efetiva e não suspensa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.