Banqueiros portugueses alertam: o pior pode estar para vir

(dr) Museu do Dinheiro

Detalhe decorativo no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, antiga Igreja de S. Julião

Os principais banqueiros portugueses acreditam que o mais difícil da crise provocada pela pandemia de covid-19 ainda está para vir.

Na SIC Notícias, no âmbito do CEO Banking Forum, uma parceria do canal televisivo com o Expresso e a consultora Accenture, os principais banqueiros portugueses adiantaram que os bancos estão em melhores condições para ajudar a economia, mas, para já, recusam que estejam a falhar na ajuda aos empresários.

Segundo o Expresso, às críticas de que os empréstimos garantidos pelo Estado ainda não foram disponibilizados às empresas, os responsáveis da CGD, BCP, BPI e Novo Banco avançaram com números para responder: os quatro bancos têm aprovados 3.850 milhões de euros no âmbito das linhas de crédito garantidas pelo Estado.

Paulo Macedo, da CGD, antecipou que o banco deverá acabar com cerca de 800 milhões de euros de créditos aprovados e o BCP 1.450 milhões de euros, segundo Miguel Maya. António Ramalho revelou que o Novo Banco tem 1.000 milhões de euros, dos quais 400 milhões já chegou às empresas, 160 milhões estão disponíveis e o resto está em trânsito. João Pedro Oliveira e Costa, do BPI, falou em 600 milhões de euros, dos quais 52% já contratados.

O dinheiro está a chegar, com uma banca que está a cumprir o seu papel, da mesma maneira que o Governo está a cumprir, com políticas anticíclicas”, disse o responsável da Caixa Geral de Depósitos. Oliveira e Costa adiantou, até, que já existe uma reanimação económica, ainda que tímida, após o confinamento.

António Ramalho disse que a pressão sobre a intervenção da banca tem sido elevada, mas que será ainda mais no futuro: “O papel da banca vai ser muito mais importante na segunda fase da reconstrução, que vai ser muito mais difícil”, constatou.

“A crise é pior, mas há um outro consenso, embora menos falado: é que os bancos estão muito mais bem preparados para esta crise”, sustentou Paulo Macedo, acrescentando há também incertezas, nomeadamente por tudo depender da saúde.

Para os banqueiros, a realidade futura é com o crescimento do crédito malparado, que vai depender dos prazos das moratórias de crédito, atualmente a permitirem que as empresas e os particulares não paguem as prestações até ao fim de setembro.

É óbvio que é preciso prolongar essas moratórias. O final do ano não é suficiente”, explicou Miguel Maya, acrescentando que “tudo o que seja menos do primeiro trimestre de 2020 é pouco”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Banqueiros portugueses? Ah sim, uma classe muito credível por acaso. Estamos repletos de bons exemplos da sua honestidade e capacidade de gestão e de visão estratégica, a favor dos bolsos dos mesmos obviamente. No fundo estão todos preocupados, pois parece que vai ficar difícil explorar os portugueses, dadas as medidas que o Executivo pretende tomar para acautelar os direitos de quem pouco tem. Avizinham-se dias complicados para a agiotagem. Porque razão dão cobertura à diarreia cerebral de certos indivíduos?

  2. Já demos mais de 7 mil milhões de euros á Banca e agora ainda mais dizem que o pior está a chegar???
    Pois é verdade para eles já não roubam tanto, e assim estão preocupados.
    Certos Banqueiros de veriam estar presos com tanto roubam milhões e milhões e não se vê um preso!!!!!!!!!!
    Mas se um zé povinho roubar para comer vai preso e enxovalhado á frente dos Clientes das superficies comerciaís.
    Mas se passar um ladrão banqueiro só falta tirar o chapéu..
    Faz muita falta Salazar e Marcelo Caetano, não havia roubos e não levavam milhões ou mesmo milhares para casa e não havia corruptos…e ladões do povo…
    BANQUEIROS TANTO ROUBARAM E TÊM O DINHEIRO EM PAÍSES FISCAIS, SUÍÇA, LUXEMBOURG E MUITO OUTRAS ILHAS FISCAIS.
    E NINGUÉM OS OBRIGA A DEVOLVER OS MILHÕES QUE ROUBARAM AO POVO…POIS ESSES TAMBÉM TÊM A SUA PARTE POR FAVORES..
    HOJE SALVE-SE QUEM PODER É O LEMA DESSES ABUTRES…

  3. Nem é preciso ser banqueiro para ver isso. A travessia do deserto é longa e, infelizmente, alguns ficarão pelo caminho.

  4. Ó Jaime, já li comentários seus, valha a verdade sempre com nada que se aproveite, a dizer que é socialista embora não vote no PS, o senhor na verdade é um sem vergonha descarado, que não consegue discernir o bem do mal, e então invoca os ditadores, especialmente um do qual me recuso a mencionar o nome, que embora tenha convivido (implementando), com algumas acções necessárias e positivas, foi para além do mais um assassino do pior que tivemos em Portugal. Tenha juízo.
    Sugiro que aprenda a escrever pois dá erros monumentais, pelo que “de veria” ir para a primária e só saír quando soubesse português suficiente, bem como possuir um conhecimento adequado daquilo que deve ser um cidadão, não só tendo consciência dos seus direitos, mas também dos seus deveres.
    Apetece-me mandá-lo para o Brasil e já agora perguntar-lhe: O que são países fiscais? Vá dormir homem.

RESPONDER

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …