Banqueiros portugueses alertam: o pior pode estar para vir

(dr) Museu do Dinheiro

Detalhe decorativo no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, antiga Igreja de S. Julião

Os principais banqueiros portugueses acreditam que o mais difícil da crise provocada pela pandemia de covid-19 ainda está para vir.

Na SIC Notícias, no âmbito do CEO Banking Forum, uma parceria do canal televisivo com o Expresso e a consultora Accenture, os principais banqueiros portugueses adiantaram que os bancos estão em melhores condições para ajudar a economia, mas, para já, recusam que estejam a falhar na ajuda aos empresários.

Segundo o Expresso, às críticas de que os empréstimos garantidos pelo Estado ainda não foram disponibilizados às empresas, os responsáveis da CGD, BCP, BPI e Novo Banco avançaram com números para responder: os quatro bancos têm aprovados 3.850 milhões de euros no âmbito das linhas de crédito garantidas pelo Estado.

Paulo Macedo, da CGD, antecipou que o banco deverá acabar com cerca de 800 milhões de euros de créditos aprovados e o BCP 1.450 milhões de euros, segundo Miguel Maya. António Ramalho revelou que o Novo Banco tem 1.000 milhões de euros, dos quais 400 milhões já chegou às empresas, 160 milhões estão disponíveis e o resto está em trânsito. João Pedro Oliveira e Costa, do BPI, falou em 600 milhões de euros, dos quais 52% já contratados.

O dinheiro está a chegar, com uma banca que está a cumprir o seu papel, da mesma maneira que o Governo está a cumprir, com políticas anticíclicas”, disse o responsável da Caixa Geral de Depósitos. Oliveira e Costa adiantou, até, que já existe uma reanimação económica, ainda que tímida, após o confinamento.

António Ramalho disse que a pressão sobre a intervenção da banca tem sido elevada, mas que será ainda mais no futuro: “O papel da banca vai ser muito mais importante na segunda fase da reconstrução, que vai ser muito mais difícil”, constatou.

“A crise é pior, mas há um outro consenso, embora menos falado: é que os bancos estão muito mais bem preparados para esta crise”, sustentou Paulo Macedo, acrescentando há também incertezas, nomeadamente por tudo depender da saúde.

Para os banqueiros, a realidade futura é com o crescimento do crédito malparado, que vai depender dos prazos das moratórias de crédito, atualmente a permitirem que as empresas e os particulares não paguem as prestações até ao fim de setembro.

É óbvio que é preciso prolongar essas moratórias. O final do ano não é suficiente”, explicou Miguel Maya, acrescentando que “tudo o que seja menos do primeiro trimestre de 2020 é pouco”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Banqueiros portugueses? Ah sim, uma classe muito credível por acaso. Estamos repletos de bons exemplos da sua honestidade e capacidade de gestão e de visão estratégica, a favor dos bolsos dos mesmos obviamente. No fundo estão todos preocupados, pois parece que vai ficar difícil explorar os portugueses, dadas as medidas que o Executivo pretende tomar para acautelar os direitos de quem pouco tem. Avizinham-se dias complicados para a agiotagem. Porque razão dão cobertura à diarreia cerebral de certos indivíduos?

  2. Já demos mais de 7 mil milhões de euros á Banca e agora ainda mais dizem que o pior está a chegar???
    Pois é verdade para eles já não roubam tanto, e assim estão preocupados.
    Certos Banqueiros de veriam estar presos com tanto roubam milhões e milhões e não se vê um preso!!!!!!!!!!
    Mas se um zé povinho roubar para comer vai preso e enxovalhado á frente dos Clientes das superficies comerciaís.
    Mas se passar um ladrão banqueiro só falta tirar o chapéu..
    Faz muita falta Salazar e Marcelo Caetano, não havia roubos e não levavam milhões ou mesmo milhares para casa e não havia corruptos…e ladões do povo…
    BANQUEIROS TANTO ROUBARAM E TÊM O DINHEIRO EM PAÍSES FISCAIS, SUÍÇA, LUXEMBOURG E MUITO OUTRAS ILHAS FISCAIS.
    E NINGUÉM OS OBRIGA A DEVOLVER OS MILHÕES QUE ROUBARAM AO POVO…POIS ESSES TAMBÉM TÊM A SUA PARTE POR FAVORES..
    HOJE SALVE-SE QUEM PODER É O LEMA DESSES ABUTRES…

  3. Nem é preciso ser banqueiro para ver isso. A travessia do deserto é longa e, infelizmente, alguns ficarão pelo caminho.

  4. Ó Jaime, já li comentários seus, valha a verdade sempre com nada que se aproveite, a dizer que é socialista embora não vote no PS, o senhor na verdade é um sem vergonha descarado, que não consegue discernir o bem do mal, e então invoca os ditadores, especialmente um do qual me recuso a mencionar o nome, que embora tenha convivido (implementando), com algumas acções necessárias e positivas, foi para além do mais um assassino do pior que tivemos em Portugal. Tenha juízo.
    Sugiro que aprenda a escrever pois dá erros monumentais, pelo que “de veria” ir para a primária e só saír quando soubesse português suficiente, bem como possuir um conhecimento adequado daquilo que deve ser um cidadão, não só tendo consciência dos seus direitos, mas também dos seus deveres.
    Apetece-me mandá-lo para o Brasil e já agora perguntar-lhe: O que são países fiscais? Vá dormir homem.

RESPONDER

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …