Arqueólogos descobrem banhos públicos Maias com 2500 anos

(dr) J. Żrałka

Os banhos tinham uma super-estrutura de madeira, pedras e argamassa para evitar que o vapor escapasse da sala

Arqueólogos polacos descobriram um complexo de banhos públicos da civilização Maia esculpidos numa rocha na antiga cidade Nakum, Guatemala. A estrutura tem mais de 2.500 anos.

Os investigadores encontraram o complexo esculpido na rocha há cinco anos, mas o estudo da estrutura ainda está em andamento, de acordo com a revista Science in Poland.

“Inicialmente pensamos que estávamos a lidar com uma sepultura. Mas, enquanto descobríamos gradualmente as camadas mais profundas da estrutura, chegamos à conclusão de que era um banho de vapor“, disse Wiesław Koszkul, do Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian, em Cracóvia.

Os banhos descobertos pelos arqueólogos polacos consistem em várias partes. Os cientistas descobriram inicialmente um túnel esculpido em rocha, que saía para a encosta – é aí que o excesso de água fluiria.

Depois de alguns metros, em ambos os lados do túnel, havia escadas para entrar no banho. Um túnel de ligação de dois metros leva aos banhos, que é uma sala retangular. Nos lados existem bancos de rocha onde os maias se podiam sentar.

Do outro lado da entrada, os arqueólogos encontraram um ninho oval na parede – era um forno grande e usado há muito tempo. Arqueólogos determinaram que a temperatura neste lugar tinha que ser muito alta, porque a rocha desmoronou-se em alguns lugares sob a sua influência.

Grandes pedras eram provavelmente colocadas em volta da lareira para aquecê-las. Água foi derramada sobre elas e o vapor resultante espalhou-se por toda a sala.

A parte inferior do banho foi esculpida em rocha, mas não era uma gruta artificial, porque as rochas não cobriam a parte superior. Os arqueólogos acreditam que os maias fizeram uma super-estrutura de madeira, pedras e argamassa para evitar que o vapor escapasse da sala.

No canal de drenagem, além de uma camada escura de cinzas, os investigadores também encontraram fragmentos de vasos de cerâmica e ferramentas de obsidiana, que podem ter sido usados ​​para rituais realizados durante os banhos de vapor.

O banho funcionou a partir de aproximadamente 700 a.C até 300 a.C. Depois, foi completamente coberto com argamassa e entulho. “Talvez tenha sido relacionado com a mudança de dinastia, que governou em Nakum, ou outras mudanças importantes na vida social e religiosa maia”, referiu Koszkul.

O banho está localizado na parte norte da antiga cidade de Nakum e está rodeado por ruínas de templos, pirâmides e edifícios – incluindo palácios. Os investigadores supõem que os banhos tenham sido usados pelas elites locais, talvez sacerdotes, não apenas para fins de lavagem e saúde do corpo, mas também realização de importantes rituais religiosos.

Nas crenças dos antigos maias, além da sua função puramente prática, os banhos de vapor estavam associados à atividade ritual. Mesmo hoje, as mulheres grávidas usam-nas, acreditando que isso contribuirá para um parto mais fácil.

“Nas crenças maias, cavernas e banhos são tratados quase da mesma maneira: os lugares onde não apenas os deuses, mas também as primeiras pessoas nasceram e emergiram. Eles também são considerados entradas para o submundo, o mundo habitado por deuses e ancestrais. Cavernas e banhos de vapor também foram associados com a colheita e o local de origem da água que dá vida”, acrescentou Jarosław Źrałka, do Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian.

Banhos semelhantes foram usados ​​pelos maias nos últimos milénios, mas até agora descobriram apenas pequenos fragmentos. “É por isso que a nossa descoberta de um complexo quase completamente preservado é tão importante”, enfatiza Źrałka.

Os arqueólogos estudam as ruínas da antiga cidade de Nakum há mais de dez anos. Até agora, examinaram e revelaram estruturas arquitetónicas com várias funções: túmulos, templos, palácios e edifícios residenciais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …