As baleias-brancas e as narvais também têm menopausa

Tiffany Terry / Flickr

Uma baleia-branca do Ártico

Cientistas descobriram que as belugas e as narvais, dois tipos diferentes de baleia, também passam pela menopausa como as mulheres.

A maior parte dos animais mantém a capacidade reprodutora durante toda a vida e, até agora, sabia-se que três espécies têm menopausa: para além das mulheres, estão também incluídos neste grupo as orcas e as baleias-piloto-de-aleta-curta.

Esta é uma lista que se acaba de alargar a cinco espécies, depois de cientistas das Universidades de Exeter, em Inglaterra, de York, no Canadá, e do Centro de Investigação de Baleias, nos EUA, terem descoberto duas novas espécies de baleia que também passam por este processo: beluga, também conhecida por baleia-branca, e a narval.

O novo estudo, publicado esta segunda-feira na revista científica Scientific Reports, analisou dados de baleias mortas de 16 espécies, nas quais foram encontrados ovários dormentes nas belugas e nas narvais.

Os investigadores acreditam que as fêmeas mais velhas são úteis para os grupos mas, se continuassem a reproduzir-se até à velhice, os animais mais jovens iriam estar a competir com as suas crias mais recentes.

“Para que a menopausa faça sentido em termos evolutivos, uma espécie precisa tanto de uma razão para deixar de reproduzir como de uma para continuar a viver depois disso”, afirma Sam Ellis, da Universidade de Exeter, num comunicado citado pelo Independent.

“No caso das orcas, o motivo para deixarem de reproduzir é que tanto os machos como as fêmeas ficam com as mães toda a vida e por isso, à medida que a fêmea alarga o grupo, este fica formado pelos seus filhos e netos”.

“Este aumento do grau de parentesco representa que, se a fêmea continua a ter crias, estas acabariam por competir consigo por recursos como comida. A razão para continuarem a viver é o facto de a sua presença ser muito benéfica para os seus filhos e netos. Por exemplo, o seu conhecimento sobre onde arranjar comida ajuda o grupo a sobreviver”, lê-se na mesma nota.

De acordo com o jornal britânico, o mesmo estudo também sugere que as baleias-brancas e as narvais podem ter partilhado um ancestral comum.

As investigações sugerem ainda que este fenómeno também aconteceu no caso dos nossos antecessores, combinado com os benefícios que as mulheres idosas representavam para o grupo social, o que “pode explicar porque é que a menopausa evoluiu“.

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …

Contribuintes têm até esta terça-feira para validar faturas (e podem valer até 2.500 euros no IRS)

Os contribuintes que, no ano passado, colocaram o seu NIF em faturas devem verificar se todas estão corretamente associadas à tipologia de despesas a que correspondem para efeitos de IRS, terminando esta terça-feira o prazo …

Plácido Domingo diz "assumir toda a responsabilidade dos seus erros"

O tenor também desistiu de se apresentar na Ópera Metropolitana de Nova Iorque, enquanto outras óperas americanas cancelaram as suas atuações, que no entanto continuam na Europa. O tenor espanhol Plácido Domingo, acusado nos Estados Unidos …

Até as "couves ficam pretas". Aterro em Valongo que recebe lixo do estrangeiro gera indignação

Os moradores de Sobrado, em Valongo, realizaram mais um protesto contra o aterro local que recebe lixo de todo o país e de países estrangeiros também. Queixam-se do cheiro nauseabundo, das pragas de mosquitos e …