Baleia com comportamento estranho tinha 30 sacos de plástico no estômago

Uma baleia começou a rondar a cidade de Bergen, na Noruega, no passado mês de janeiro. Foram feitas várias tentativas para guiá-la de volta às águas profundas mas sem sucesso. 

A baleia aparentava estar exausta e com vários problemas de saúde, pelo que especialistas em vida marinha da região norueguesa optaram por sacrificá-la.

O animal, uma baleia-bicuda-de-cuvier com seis metros de comprimento, foi examinado depois da morte para se perceber o que é que se passava ao certo.

“O estômago estava cheio de plástico. Foram encontrados cerca de 30 sacos de plástico, assim como grandes e pequenos pedaços de plástico. Isto não é nada bom, aliás é incrivelmente triste”, diz o zoólogo e professor Terje Lislevand, da Universidade de Bergen.

O investigador acredita que todo o material encontrado no sistema digestivo da baleia esteja por detrás do comportamento estranho do animal. Tudo indica que estava a sentir muitas dores.

“Esta baleia não foi feliz. O plástico formou uma grande bola no estômago e encheu-o completamente. O plástico deve ter entupido o seu sistema digestivo”, afirmou ao jornal Bergens Tidende.

Outro fator estranho sobre a baleia é que esta foi o primeiro exemplar da sua espécie a ser encontrado no país.

“Este tipo de baleia está presente em todo o mundo, mas na Noruega é uma raridade. Já ouvi rumores de outros exemplares nas nossas águas, mas esta é provavelmente a primeira baleia-bicuda-de-cuvier neste país”, acrescenta.

O investigador explica que o animal provavelmente comeu estes plásticos por pensar que se tratavam de lulas. “O plástico não é apenas um problema para as baleias, mas também para animais como as aves e as tartarugas”, aponta.

Segundo o professor, os ossos da baleia e os plásticos encontrados vão ser expostos no Museu de História Natural do país, no verão de 2019, uma forma de alertar para este tipo de acidentes provocados pelo Homem.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A baleia morreu bloqueada com sacos plásticos mas a evolução humana continua indiferente a tudo isto, lá virá o dia em que os humanos terminarão também a sua caminhada quando nada mais lhes restar para destruir!.

  2. Esta noticia incomodou-me. É sinal que nos oceanos há milhões de sacos de plástico a flutuarem Ninguém fiscaliza. Então os zoólogos ficaram muito preocupados porque o animal iria morrer de qualquer forma.. Mas a seguir vem uma noticia que me incomodou muito mais. Os japoneses começam amanhã a caça a baleia Há coisas que não entendo. Então os japonese podem matar centenas de baleias com o estomago cheio de plásticos ou não. Vá se lá entender…

RESPONDER

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …