Bactérias magnetotáticas podem dar aos animais um fantástico “sexto sentido magnético”

(dr) Envato Elements

Um novo artigo, publicado no mês passado, sugere que alguns animais têm um “sexto sentido magnético”. Um exemplo disso são as tartarugas marinhas, que através deste mecanismo conseguem regressar à praia onde nasceram.

Robert Fitak, professor do Departamento de Biologia da University of Central Florida, explica que há muitos anos que os cientistas andam a tentar perceber esta dinâmica e por isso “explicar esse mecanismo foi considerada uma das últimas grandes fronteiras da biologia sensorial, e descrita como se estivéssemos à procura de uma agulha no palheiro”.

O estudo, publicado no The Royal Society, foi realizado por Fitak juntamente com cientistas do Reino Unido e de Israel, e propõe a hipótese de que o sexto sentido magnético dos animais tem origem numa relação simbiótica com bactérias magnetotáticas – que são um tipo de bactérias cujo movimento é influenciado por campos magnéticos, incluindo os da Terra.

Segundo o Phys, Fitak descobriu – pela primeira vez – que as bactérias magnetotáticas estão associadas a muitos animais, incluindo espécies de pinguins, tartarugas marinhas cabeçudas, morcegos, pássaros, peixes, lagostas e baleias-francas do Atlântico.

Por exemplo, a Candidatus Magnetobacterium bavaricum é encontrada regularmente em pinguins e tartarugas marinhas cabeçudas, enquanto as bactérias Magnetospirillum e Magnetococcus foram associadas a morcegos e baleias-francas do Atlântico.

Aprender como os organismos interagem com os campos magnéticos pode melhorar a compreensão dos humanos sobre a utilização dos campos magnéticos da Terra. Também pode ajudar a pesquisa ecológica a entender os efeitos das modificações humanas do ambiente magnético, como por exemplo a construção de linhas elétricas.

O estudo da interação de animais com campos magnéticos também pode ainda ser útil em outras áreas, e auxiliar no desenvolvimento de terapias que usam o magnetismo para a administração de drogas.

Filak explica que em estudos anteriores de diversidade microbiana, houve um foco nos padrões de presença ou ausência de filos de bactérias em animais, ao contrário de espécies específicas. “A presença dessas bactérias magnetotáticas foi amplamente esquecida ou ‘perdida na lama’ no meio da grande escala desses conjuntos de dados”, diz o investigador.

O professor diz que ainda não se sabe em que parte do animal habitam as bactérias magnetotáticas, mas afirma que os investigadores acreditam que estas estejam ligadas ao tecido nervoso, como é o caso do olho ou do cérebro.

Fitak já tem planos para o futuro. “Estou a trabalhar com os outros investigadores para desenvolver um teste genético para estas bactérias. Pretendemos analisar vários animais e tecidos específicos, como tartarugas marinhas, peixes, lagostas e pássaros,” afirma.

Antes de ingressar na UCF em 2019, Fitak trabalhou mais de quatro anos como investigador na Duke University, onde realizou experiências para identificar genes relacionados com o sentido magnético nos peixes e nas lagostas.

O investigador diz que a hipótese de os animais usarem bactérias magnéticas de uma forma simbiótica para obter um sentido magnético, deve ser estudada de uma forma mais minuciosa, pois ainda precisa de reunir mais evidências antes de apresentar qualquer conclusão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

Depois de o júri do julgamento da morte de George Floyd ter declarado o ex-agente da polícia Derek Chauvin culpado dos três crimes de que era acusado, Joe Biden exigiu que o Congresso aprove reformas …

Advogado das famílias das vítimas do Meco diz que universidades não devem ser desresponsabilizadas

O advogado das famílias dos seis jovens que morreram na praia do Meco em 2013 defendeu esta sexta-feira que as universidades “não devem ser desresponsabilizadas só por chutarem os alunos para a rua para fazerem …

Pontapés, murros e chicoteamento. Mais 4 instrutores dos Comandos acusados de agressões

Mais quatro instrutores dos Comandos foram acusados de abuso de autoridade por ofensas à integridade física. Os dois sargentos e dois cabos estão no total acusados de 14 crimes de abusos de autoridade por ofensas …

Já foi o "Dono de Lisboa Toda". Agora complica vida a Medina (e embaraça Costa)

A "Operação Olissipus" tem o arquitecto Manuel Salgado, ex-vereador da Câmara de Lisboa e primo de Ricardo Salgado, no centro de uma teia de suspeitas. Na antecipação das autárquicas deste ano, o processo complica a …

Vacinação alargada a diabéticos, obesos e doentes oncológicos. Portugal vai dar vacina da Johnson

Marta Temido, ministra da saúde, Graça Freitas, directora-geral da Saúde, e Gouveia e Melo, coordenador da task force de Vacinação, fazem o balanço da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, revelando mudanças …

Barcelona quer convencer Messi a ficar (e Grimaldo pode ser um trunfo)

Para convencer Messi a ficar no clube, o Barcelona quer recuperar antigos jogadores. Álex Grimaldo e Thiago Alcântara são as escolhas de Joan Laporta. O presidente do Barcelona, Joan Laporta, está interessado em recuperar alguns dos …

"O maçon nasceu para não confessar que era maçon". Grão-mestre avisa que membros vão desobedecer à lei

Esta terça-feira, na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano avisou que nenhum maçon irá cumprir uma lei que os obrigue a declarar se são ou não elementos da …

“As vacinas não têm nacionalidade”. Costa pressiona avaliação da Sputnik V

O primeiro-ministro atacou as políticas de fecho de fronteiras para impedir a saída de vacinas e as "guerras nacionais" em função do país de origem dessas vacinas, defendendo em contrapartida mais prevenção e regulação global. Esta …

Já há dois clubes interessados em José Mourinho

Celtic e Valência estão a sondar a possível contratação de José Mourinho, que rescindiu contrato com o Tottenham esta segunda-feira. José Mourinho ainda há pouco tempo rescindiu contrato com o Tottenham, mas já há clubes interessados …

TAP vai ter de dispensar ainda mais trabalhadores, revela secretário de Estado Santos Mendes

A TAP não tem mais meios disponíveis para ajudar a Groundforce, pelo que existe a "possibilidade" de os trabalhadores ficarem sem os salários de maio. Em entrevista ao Tudo é Economia, da RTP3, Hugo Santos Mendes, …