Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil.

Os investigadores descobriram uma variedade de espécies de microbiomas nunca antes identificadas no leite humano, avança o Futurity.

Até agora, pouco se sabia sobre o papel que as bactérias do microbioma desempenhavam no leite materno. O estudo sugere que essas bactérias protejam o trato gastrointestinal infantil e melhorem os aspetos da saúde a longo prazo, como a prevenção de alergias.

“Algumas espécies bacterianas que observamos na nossa amostra de leite materno tinham uma função comum na destruição de substâncias estranhas e poderiam desempenhar um papel na proteção contra toxinas e poluentes”, diz o co-autor Emmanuel Gonzalez.

Para saber mais sobre o microbioma do leite humano, os cientistas analisaram amostras deste através do uso de tecnologia de imagem de alta resolução.

A equipa analisou amostras de leite materno de mães maias que viviam em oito comunidades rurais remotas nas Terras Altas Ocidentais da Guatemala. Isso deu-lhes uma grande janela temporal para observar o microbioma do leite humano, especificamente entre o início e o fim da lactação.

Quase todas as mães amamentam durante o período recomendado de seis meses. “Este tempo de alimentação mais longo permitiu-nos observar mudanças importantes nas bactérias fornecidas aos bebés ao longo do tempo, o que pode afetar a saúde a longo prazo”, diz Gonzalez.

“Estudar microbiomas de diversas comunidades é importante para entender a variação presente nos humanos”, diz a co-autora Kristine Koski. Os investigadores pretendem que estas descobertas possam ajudar a encorajar novas pesquisas mais robustas.

O estudo, publicado na Frontiers in Microbiology a 12 de fevereiro, tem implicações importantes no conhecimento sobre desenvolvimento e saúde infantil.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …