“Bactérias astronautas” trouxeram a vida à Terra em meteoritos

a25m23 / Flickr

-

A vida foi trazida à Terra por meteoritos, afirmam cientistas russos. Provas disso foram obtidas após o regresso de órbita do satélite Foton-M4.

As bactérias que foram enviadas para o espaço no Foton-M4 sobreviveram e voltaram para casa sãs e salvas. Esta é a primeira experiência deste tipo bem sucedida no mundo.

Não é a primeira vez que micro-organismos se tornam “astronautas”. No entanto, as tentativas anteriores falharam: os micro-organismos não regressavam vivos.

As moléculas orgânicas não são capazes de sobreviver na superfície de um corpo celeste nas condições de radiação e enormes temperaturas da reentrada na atmosfera.

Os fragmentos encontrados do meteorito de Chelyabinsk que caiu em fevereiro de 2013 nos Urais estavam completamente fundidos – sem qualquer hipótese de vida.

Mas e se as bactérias forem colocadas dentro de um mineral?

Esta ideia foi concretizada pela equipa do Foton-M4. O bio-satélite circulou durante dois meses, na mesma órbita da Estação Espacial Internacional, com cápsulas basálticas instaladas no seu casco.

Essas cápsulas são uma imitação de meteoritos, dentro dos quais foram selados microrganismos, contou à RVR um investigador do Instituto de Microbiologia, Alexander Slobodkin.

Silver Spoon Sokpop / Wikimedia

Um cometa transporta uma forma de vida bacteriana através do espaço: Panspermia, a teoria de que a vida existe no Universo distribuída em meteoritos, cometas e asteróides.

Um cometa transporta uma forma de vida bacteriana através do espaço: Panspermia, a teoria de que a vida existe no Universo distribuída em meteoritos, cometas e asteróides.

“Fizemos amostras de basalto e colocámos-lhe as nossas bactérias. Observámos como iriam sobreviver e se tal protecção, sendo pequena (a espessura das cápsulas era de 1 centímetro), seria suficiente para que os organismos sobrevivessem quando estes meteoritos artificiais entrassem na atmosfera da Terra”, explica Slobodkin.

“O basalto derrete, mas no seu interior a temperatura não atinge valores tão elevados e nem tudo fica queimado. A maior parte indendeia-se, mas algumas bactérias sobrevivem”, conta o cientista.

Os “bolsos” onde foram instalados os “passageiros” do “meteorito” ficaram danificados, mas 3 continham organismos vivos, de uma espécie apenas: bactérias termófilas.

“O microrganismo que sobreviveu é formador de esporos. E sobreviveram, provavelmente, não células vegetativas, mas esporos – são muito termo-resistentes”, relata Slobodkin, “estes são os esporos mais termo-resistentes que se conhecem”.

Segundo o cientista, a hipótese da origem extraterrestre da vida existe há muito tempo. Mas até agora não havia resposta à pergunta sobre em que condições reais ela poderia ter sido trazida à Terra.

É evidente que não foi na superfície de um corpo celeste. Mas onde? A que profundidade desse corpo?

Verificou-se que apenas um centímetro é suficiente para proteger os microrganismos.

Os investigadores abstêm-se de fazer declarações sensacionais, como “a vida é um vírus vindo do espaço”. O resultado obtido não é considerado prova definitiva da origem extraterrestre da nossa civilização.

“Este é o primeiro resultado positivo”, acreditam os cientistas, “uma aproximação às condições reais do processo”.

ZAP / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …