“Baby Boom” de Gorilas das Montanhas traz esperança a uma espécie em vias de extinção

O Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, no Uganda, está a passar por uma explosão de bebés na sua população de Gorilas das Montanhas. De acordo com as autoridades locais, já nasceram sete bebés este ano. Uma verdadeira “lufada de ar fresco” para uma espécie que está em vias de extinção.

Em 2019, só houve 2 nascimentos de Gorilas das Montanhas, no Uganda. Agora, em apenas seis semanas, nasceram cinco dos bebés gorilas. Bashir Hangi, porta-voz da Autoridade de Vida Selvagem de Uganda (UWA), disse à CNN, que não há uma razão clara para explicar esta onda repentina de nascimentos. Ainda assim, Hangi descartou qualquer efeito das medidas de isolamento causadas pela pandemia.

No entanto, a UWA acredita que as medidas de melhoramento nas condições de vida desta espécie, podem ser uma das causas deste “Baby Boom”. Têm sido aplicados esforços para adotar uma abordagem mais consistente na conservação dos animais, ações contra a caça furtiva e a permanência de uma equipa veterinária 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Com o aumento da integridade das áreas protegidas, houve uma subida geral nas populações de vida selvagem em Uganda. O nascimento de Gorilas da Montanha é o resultado dos esforços de conservação de Uganda”, diz, orgulhoso, Sam Mwandha, diretor executivo da UWA.

Dos cinco nascimentos mais recentes, dois gorilas são do mesmo grupo e três são de grupos diferentes, o que enriquece ainda mais o lote dos animais “Em média, o Uganda regista um ou dois nascimentos por ano”, disse Hangi.

De acordo com um comunicado da UWA, publicado na terça-feira, Ruterana – um gorila de 18 anos – teve o seu terceiro filho. Infelizmente, o seu primeiro bebé, nascido em 2012, morreu com apenas duas semanas, vitima de uma pneumonia. Ainda na mesma família de gorilas, outro recém-nascido foi recebido no final de agosto. Kibande, a mãe do mais recente bebé, é a fêmea mais velha da família e agora tem cinco filhos.

Os aumentos recentes no número da população desta espécie fizeram com que os Gorilas das Montanhas fossem removidos da lista vermelha de perigo crítico da União Internacional para a Conservação da Natureza. Contudo, a organização ainda os classifica como uma espécie em vias de extinção.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …