Avião da Myanmar Airlines pousa sem as rodas dianteiras

Um avião Embraer 190, da companhia Myanmar National Airlines, fez este domingo uma aterragem de emergência com o nariz da aeronave no aeroporto de Mandalay, em Myanmar, após uma falha no trem de aterragem dianteiro.

Apesar da dramática aterragem, nenhum dos 82 passageiros e sete membros da tripulação ficou ferido. De acordo com o portal local Eleven Media, a aeronave é um modelo Embraer 190, que registou uma falha no trem de aterragem dianteiro na altura de aterrar, por volta das 9h locais.

A proeza do piloto foi elogiada por especialistas da Aviação Civil do país. Segundo o vice-director do Departamento de Aviação Civil de Myanmar, Ye Htut Aung, o piloto da aeronave tentou várias vezes baixar o trem de aterragem, inicialmente através do computador de bordo, e depois manualmente.

Antes de iniciar a aterragem, por motivos de segurança, o piloto sobrevoou várias vezes a pista, para reduzir ao mínimo a quantidade de combustível.

“O piloto sobrevoou o aeroporto duas vezes, perguntando à torre de controle se podiam confirmar que as rodas dianteiras estavam em baixo, dizendo que havia um problema técnico”, relatou Htut Aung. “Eles tiveram que pousar com as rodas traseiras, mas o talento do piloto permitiu-lhe fazê-lo, e que não houvesse vítimas“.

Em declarações à agência AFP, Soe Moe, um dos passageiros, diz que viu fumo a sair do aparelho no momento da aterragem, mas que “todos os passageiros estavam bem”.

Num vídeo publicado na redes sociais, é possível ver a aeronave aproximar-se da pista para pousar, tocar terra com as rodas traseiras e inclinar-se para frente, deslizando com o nariz pela pista até se imobilizar completamente.

Uma investigação foi aberta para determinar as causas da avaria no trem de aterragem.

Este é o terceiro incidente de aviação a ocorrer nos últimos dias, e o segundo em Myanmar. Na quarta-feira, 11 pessoas ficaram feridas no aeroporto internacional de Yangun quando um avião da Biman Bangladesh Airlines saiu da pista durante a aterragem.

Há uma semana, no passado domingo, 41 pessoas morreram quando um avião da Aeroflot se incendiou durante uma tentativa de aterragem de emergência no aeroporto de Sheremetyovo, em Moscovo.

ZAP // EFE / RFI

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.