Avião da Myanmar Airlines pousa sem as rodas dianteiras

Um avião Embraer 190, da companhia Myanmar National Airlines, fez este domingo uma aterragem de emergência com o nariz da aeronave no aeroporto de Mandalay, em Myanmar, após uma falha no trem de aterragem dianteiro.

Apesar da dramática aterragem, nenhum dos 82 passageiros e sete membros da tripulação ficou ferido. De acordo com o portal local Eleven Media, a aeronave é um modelo Embraer 190, que registou uma falha no trem de aterragem dianteiro na altura de aterrar, por volta das 9h locais.

A proeza do piloto foi elogiada por especialistas da Aviação Civil do país. Segundo o vice-director do Departamento de Aviação Civil de Myanmar, Ye Htut Aung, o piloto da aeronave tentou várias vezes baixar o trem de aterragem, inicialmente através do computador de bordo, e depois manualmente.

Antes de iniciar a aterragem, por motivos de segurança, o piloto sobrevoou várias vezes a pista, para reduzir ao mínimo a quantidade de combustível.

“O piloto sobrevoou o aeroporto duas vezes, perguntando à torre de controle se podiam confirmar que as rodas dianteiras estavam em baixo, dizendo que havia um problema técnico”, relatou Htut Aung. “Eles tiveram que pousar com as rodas traseiras, mas o talento do piloto permitiu-lhe fazê-lo, e que não houvesse vítimas“.

Em declarações à agência AFP, Soe Moe, um dos passageiros, diz que viu fumo a sair do aparelho no momento da aterragem, mas que “todos os passageiros estavam bem”.

Num vídeo publicado na redes sociais, é possível ver a aeronave aproximar-se da pista para pousar, tocar terra com as rodas traseiras e inclinar-se para frente, deslizando com o nariz pela pista até se imobilizar completamente.

Uma investigação foi aberta para determinar as causas da avaria no trem de aterragem.

Este é o terceiro incidente de aviação a ocorrer nos últimos dias, e o segundo em Myanmar. Na quarta-feira, 11 pessoas ficaram feridas no aeroporto internacional de Yangun quando um avião da Biman Bangladesh Airlines saiu da pista durante a aterragem.

Há uma semana, no passado domingo, 41 pessoas morreram quando um avião da Aeroflot se incendiou durante uma tentativa de aterragem de emergência no aeroporto de Sheremetyovo, em Moscovo.

ZAP // EFE / RFI

PARTILHAR

RESPONDER

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …