/

Aves migratórias perdem o rumo por causa de aparelhos electrónicos

J. Kelly / Wikimedia

-

Os resultados de um novo estudo, publicado na revista Nature, alertam para o facto de os sinais emitidos por aparelhos electrónicos estarem a fazer as aves migratórias andarem à toa.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Oldenburg e da Universidade de Oxford, liderada pelo professor Henrik Mouritsen, realizou uma experiência para testar se estas aves usam o campo magnético da Terra para estabelecer os seus trajectos.

A equipa colocou as aves dentro de cabanas de madeira, enquanto estavam fechadas nas suas gaiolas de orientação, e taparam as cabanas com alumínio. Foi então que todos os problemas de orientação desapareceram.

Antes da experiência, estas aves não foram capazes de usar a sua bússola magnética, facto que os investigadores associam ter sido causado pela exposição aos sinais de rádio AM, produzidos pelos dispositivos electrónicos dentro do campus.

«Nos nossos testes, fomos capazes de documentar os efeitos de campos electromagnéticos produzidos pelo Homem nos vertebrados. E são notáveis​​, interrompendo o funcionamento de todo um sistema sensorial em aves saudáveis», explicou Henrik Mouritsen em comunicado.

Os investigadores concluíram que a exposição a entre 2 e 5 megahertz de ruído electrónico gerado pelos humanos, pode perturbar a bússola magnética das aves migratórias, não obstante o facto de a intensidade ser muito menor do que o nível prejudicial definido pela Organização Mundial de Saúde.

«As nossas medições de interferências indicaram que tínhamos, acidentalmente, descoberto um sistema biológico sensível ao ruído electromagnético antropogénico, produzido por seres humanos, numa faixa de frequência até cinco megahertz», acrescentou Mouritsen.

As experiências foram repetidas uma e outra vez, reproduzindo sempre os mesmos resultados. Além disto, a equipa descobriu também que o efeito da perturbação electromagnética é localizado, o que pode explicar o porquê de as aves migratórias irem, muitas vezes, para as zonas rurais, em vez de áreas urbanas, onde estão em uso uma enormidade de dispositivos electrónicos.

CG/ZAP

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.