Aves migratórias perdem o rumo por causa de aparelhos electrónicos

J. Kelly / Wikimedia

-

Os resultados de um novo estudo, publicado na revista Nature, alertam para o facto de os sinais emitidos por aparelhos electrónicos estarem a fazer as aves migratórias andarem à toa.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Oldenburg e da Universidade de Oxford, liderada pelo professor Henrik Mouritsen, realizou uma experiência para testar se estas aves usam o campo magnético da Terra para estabelecer os seus trajectos.

A equipa colocou as aves dentro de cabanas de madeira, enquanto estavam fechadas nas suas gaiolas de orientação, e taparam as cabanas com alumínio. Foi então que todos os problemas de orientação desapareceram.

Antes da experiência, estas aves não foram capazes de usar a sua bússola magnética, facto que os investigadores associam ter sido causado pela exposição aos sinais de rádio AM, produzidos pelos dispositivos electrónicos dentro do campus.

«Nos nossos testes, fomos capazes de documentar os efeitos de campos electromagnéticos produzidos pelo Homem nos vertebrados. E são notáveis​​, interrompendo o funcionamento de todo um sistema sensorial em aves saudáveis», explicou Henrik Mouritsen em comunicado.

Os investigadores concluíram que a exposição a entre 2 e 5 megahertz de ruído electrónico gerado pelos humanos, pode perturbar a bússola magnética das aves migratórias, não obstante o facto de a intensidade ser muito menor do que o nível prejudicial definido pela Organização Mundial de Saúde.

«As nossas medições de interferências indicaram que tínhamos, acidentalmente, descoberto um sistema biológico sensível ao ruído electromagnético antropogénico, produzido por seres humanos, numa faixa de frequência até cinco megahertz», acrescentou Mouritsen.

As experiências foram repetidas uma e outra vez, reproduzindo sempre os mesmos resultados. Além disto, a equipa descobriu também que o efeito da perturbação electromagnética é localizado, o que pode explicar o porquê de as aves migratórias irem, muitas vezes, para as zonas rurais, em vez de áreas urbanas, onde estão em uso uma enormidade de dispositivos electrónicos.

CG/ZAP

 

RESPONDER

Escritor chinês detido por cometer os homicídios que inspiraram as suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido esta sexta-feira por envolvimento num quádruplo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para as suas obras. O trabalho de Liu Yongbiao, de …

Primeiro caso de super bactéria com características genéticas raras registado em Portugal

O primeiro caso português de uma super bactéria com características genéticas raras foi registado numa mulher de 64 anos "sem história de viagens ou exposição a produtos de origem asiática". A mulher de 64 anos foi …

Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino's, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, …

Índios brasileiros ganham processo com mais de 30 anos sobre posse de reserva ambiental

No diferendo judicial sobre uma disputa pela propriedade de terras contra o Estado de Mato Grosso, os juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil deram razão aos índios Xingu, que vivem em reserva ambiental no …

A SIDA já não é a doença que mais mata em África

O HIV/SIDA já não é a principal causa de morte nem África, mas isto não são apenas boas notícias. A doença passou apenas para segundo lugar, mantendo-se no topo das principais causas de morte no …

Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo "à beira do colapso" e da seca completa. O alerta é deixado …

ARS condenada a pagar 49 mil euros por compressa esquecida em barriga de grávida

A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de …

Líder do grupo KKK ameaçou queimar jornalista afroamericana

Um líder do grupo KKK (Ku Klux Klan) ameaçou queimar uma jornalista afroamericana colombiana durante uma entrevista ao canal hispânico Univisión, em julho, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A entrevista será transmitida no …

BE e PCP querem acabar com corte ao subsídio de desemprego já no próximo ano

No Orçamento de Estado do ano passado, a medida não passou. Em junho, no Parlamento, a medida voltou a não passar. Agora, volta à mesa de negociações. Segundo o Diário de Notícias, o fim da redução …

Em um ano, há mais 8365 novos funcionários públicos

O número de funcionários públicos aumentou 1,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2016, para 668.043 postos de trabalho, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público. Em comparação com o …