Autor do atentado contra João Paulo II pôs flores no túmulo do “papa de Fátima”

Sherwood411 / Flickr

O Papa João Paulo II

O Papa João Paulo II

O homem que tentou assassinar João Paulo II, o turco Mehmet Ali Agca, depositou hoje flores no túmulo daquele papa, 31 anos depois de ter recebido a visita do antigo líder da igreja católica na prisão.

O mais recente ato de contrição de Agca ocorreu exatamente 31 anos depois de João Paulo II o ter visitado na prisão, em Roma, para o perdoar pelo ataque a tiro, em 1981, que quase provocou a sua morte.

Mehmet Ali Agca, que tinha então 23 anos, alvejou o papa duas vezes, a curta distância, na Praça de São Pedro, com uma bala a atravessar o abdómen e outra a passar junto ao coração.

O turco chegou hoje inesperadamente a Roma e apresentou-se na polícia declarando a sua intenção de depositar flores no túmulo.

“Senti necessidade de fazer este gesto”, disse, de acordo com meios de comunicação italianos citados pela agência France-Presse.

Sob uma discreta escolta policial, Agca foi filmado pela agência de notícias ADNKronos a dizer uma oração ao lado do túmulo, após ter depositado um ramo de rosas brancas.

Milhares de agradecimentos, Santidade”, afirmou, em italiano, acrescentando: “Este é um milagre que continua. O mistério de Fátima continua. Vida longa a Jesus Cristo”.

Vrede van Utrecht / Flickr

O papa João Paulo II visita Mehmet Ali Agca na prisão em Roma, a 2 de dezembro de 1983

O papa João Paulo II visita Mehmet Ali Agca na prisão em Roma, a 2 de dezembro de 1983

Agca pediu um encontro com o papa Francisco quando o pontífice visitou a Turquia, no mês passado, o que foi recusado, tal como um pedido recente para uma audiência em Roma.

“Ele colocou flores no túmulo de João Paulo II. Penso que é suficiente”, disse o porta-voz do papa, Federico Lombardi, ao jornal italiano La Repubblica.

Mistérios de Fátima

O motivo para o ataque de Agca, que passou quase três décadas em prisões em Itália e na Turquia e tem problemas mentais, permanece um mistério.

Inicialmente, o homem testemunhou ter atuado sozinho, mas depois afirmou que os serviços secretos da Bulgária e da União Soviética haviam orquestrado a tentativa de homicídio do papa polaco, devido às suas posições anti-comunistas.

A crença do papa na intercessão de Nossa Senhora de Fátima na recuperação do atentado e a beatificação dos Pastorinhos marcam os 25 anos do pontificado de João Paulo II, que manifestou, por diversas vezes, a sua fé e devoção mariana.

Em Junho de 2000, a revelação da ligação do atentado de 1981 à terceira parte do segredo de Fátima (escrita por Lúcia na década de 1940, aludindo ao que os pastorinos afirmaram ter ouvido de Nossa Senhora em julho de 1917) justifica, para os católicos, a razão desta cumplicidade entre o pontífice e o santuário de Fátima.

Nesse texto, escrito pela vidente e conhecida pelos papas sucessivos, é abordada a figura de um “bispo vestido de branco” entre os mártires da fé e que se deteve no limiar da morte, graças à “mão materna que desviou a trajetória da bala”.

A identificação desta imagem com a do bispo caído por terra no atentado de 1981 foi feita pela hierarquia e pelos católicos, que consagraram João Paulo II como o papa de Fátima.

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O segredo liga os acontecimentos de Fátima à figura papal, o “bispo de branco” atingido pela bala de Ali Agca, em 13 de Maio de 1981, exatamente 64 anos depois de três pastorinhos analfabetos na Cova da Iria terem relatado a aparição de Nossa Senhora.

Três viagens ao altar de Portugal selaram esse compromisso de um Papa que viveu intensamente a devoção mariana, a quem entregou a bala que quase o vitimou, e que se encontra incrustada na imagem de Nossa Senhora na Capelinha das Aparições.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …