Autor do atentado contra João Paulo II pôs flores no túmulo do “papa de Fátima”

Sherwood411 / Flickr

O Papa João Paulo II

O Papa João Paulo II

O homem que tentou assassinar João Paulo II, o turco Mehmet Ali Agca, depositou hoje flores no túmulo daquele papa, 31 anos depois de ter recebido a visita do antigo líder da igreja católica na prisão.

O mais recente ato de contrição de Agca ocorreu exatamente 31 anos depois de João Paulo II o ter visitado na prisão, em Roma, para o perdoar pelo ataque a tiro, em 1981, que quase provocou a sua morte.

Mehmet Ali Agca, que tinha então 23 anos, alvejou o papa duas vezes, a curta distância, na Praça de São Pedro, com uma bala a atravessar o abdómen e outra a passar junto ao coração.

O turco chegou hoje inesperadamente a Roma e apresentou-se na polícia declarando a sua intenção de depositar flores no túmulo.

“Senti necessidade de fazer este gesto”, disse, de acordo com meios de comunicação italianos citados pela agência France-Presse.

Sob uma discreta escolta policial, Agca foi filmado pela agência de notícias ADNKronos a dizer uma oração ao lado do túmulo, após ter depositado um ramo de rosas brancas.

Milhares de agradecimentos, Santidade”, afirmou, em italiano, acrescentando: “Este é um milagre que continua. O mistério de Fátima continua. Vida longa a Jesus Cristo”.

Vrede van Utrecht / Flickr

O papa João Paulo II visita Mehmet Ali Agca na prisão em Roma, a 2 de dezembro de 1983

O papa João Paulo II visita Mehmet Ali Agca na prisão em Roma, a 2 de dezembro de 1983

Agca pediu um encontro com o papa Francisco quando o pontífice visitou a Turquia, no mês passado, o que foi recusado, tal como um pedido recente para uma audiência em Roma.

“Ele colocou flores no túmulo de João Paulo II. Penso que é suficiente”, disse o porta-voz do papa, Federico Lombardi, ao jornal italiano La Repubblica.

Mistérios de Fátima

O motivo para o ataque de Agca, que passou quase três décadas em prisões em Itália e na Turquia e tem problemas mentais, permanece um mistério.

Inicialmente, o homem testemunhou ter atuado sozinho, mas depois afirmou que os serviços secretos da Bulgária e da União Soviética haviam orquestrado a tentativa de homicídio do papa polaco, devido às suas posições anti-comunistas.

A crença do papa na intercessão de Nossa Senhora de Fátima na recuperação do atentado e a beatificação dos Pastorinhos marcam os 25 anos do pontificado de João Paulo II, que manifestou, por diversas vezes, a sua fé e devoção mariana.

Em Junho de 2000, a revelação da ligação do atentado de 1981 à terceira parte do segredo de Fátima (escrita por Lúcia na década de 1940, aludindo ao que os pastorinos afirmaram ter ouvido de Nossa Senhora em julho de 1917) justifica, para os católicos, a razão desta cumplicidade entre o pontífice e o santuário de Fátima.

Nesse texto, escrito pela vidente e conhecida pelos papas sucessivos, é abordada a figura de um “bispo vestido de branco” entre os mártires da fé e que se deteve no limiar da morte, graças à “mão materna que desviou a trajetória da bala”.

A identificação desta imagem com a do bispo caído por terra no atentado de 1981 foi feita pela hierarquia e pelos católicos, que consagraram João Paulo II como o papa de Fátima.

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O segredo liga os acontecimentos de Fátima à figura papal, o “bispo de branco” atingido pela bala de Ali Agca, em 13 de Maio de 1981, exatamente 64 anos depois de três pastorinhos analfabetos na Cova da Iria terem relatado a aparição de Nossa Senhora.

Três viagens ao altar de Portugal selaram esse compromisso de um Papa que viveu intensamente a devoção mariana, a quem entregou a bala que quase o vitimou, e que se encontra incrustada na imagem de Nossa Senhora na Capelinha das Aparições.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …