Autor do atentado contra João Paulo II pôs flores no túmulo do “papa de Fátima”

Sherwood411 / Flickr

O Papa João Paulo II

O Papa João Paulo II

O homem que tentou assassinar João Paulo II, o turco Mehmet Ali Agca, depositou hoje flores no túmulo daquele papa, 31 anos depois de ter recebido a visita do antigo líder da igreja católica na prisão.

O mais recente ato de contrição de Agca ocorreu exatamente 31 anos depois de João Paulo II o ter visitado na prisão, em Roma, para o perdoar pelo ataque a tiro, em 1981, que quase provocou a sua morte.

Mehmet Ali Agca, que tinha então 23 anos, alvejou o papa duas vezes, a curta distância, na Praça de São Pedro, com uma bala a atravessar o abdómen e outra a passar junto ao coração.

O turco chegou hoje inesperadamente a Roma e apresentou-se na polícia declarando a sua intenção de depositar flores no túmulo.

“Senti necessidade de fazer este gesto”, disse, de acordo com meios de comunicação italianos citados pela agência France-Presse.

Sob uma discreta escolta policial, Agca foi filmado pela agência de notícias ADNKronos a dizer uma oração ao lado do túmulo, após ter depositado um ramo de rosas brancas.

Milhares de agradecimentos, Santidade”, afirmou, em italiano, acrescentando: “Este é um milagre que continua. O mistério de Fátima continua. Vida longa a Jesus Cristo”.

Vrede van Utrecht / Flickr

O papa João Paulo II visita Mehmet Ali Agca na prisão em Roma, a 2 de dezembro de 1983

O papa João Paulo II visita Mehmet Ali Agca na prisão em Roma, a 2 de dezembro de 1983

Agca pediu um encontro com o papa Francisco quando o pontífice visitou a Turquia, no mês passado, o que foi recusado, tal como um pedido recente para uma audiência em Roma.

“Ele colocou flores no túmulo de João Paulo II. Penso que é suficiente”, disse o porta-voz do papa, Federico Lombardi, ao jornal italiano La Repubblica.

Mistérios de Fátima

O motivo para o ataque de Agca, que passou quase três décadas em prisões em Itália e na Turquia e tem problemas mentais, permanece um mistério.

Inicialmente, o homem testemunhou ter atuado sozinho, mas depois afirmou que os serviços secretos da Bulgária e da União Soviética haviam orquestrado a tentativa de homicídio do papa polaco, devido às suas posições anti-comunistas.

A crença do papa na intercessão de Nossa Senhora de Fátima na recuperação do atentado e a beatificação dos Pastorinhos marcam os 25 anos do pontificado de João Paulo II, que manifestou, por diversas vezes, a sua fé e devoção mariana.

Em Junho de 2000, a revelação da ligação do atentado de 1981 à terceira parte do segredo de Fátima (escrita por Lúcia na década de 1940, aludindo ao que os pastorinos afirmaram ter ouvido de Nossa Senhora em julho de 1917) justifica, para os católicos, a razão desta cumplicidade entre o pontífice e o santuário de Fátima.

Nesse texto, escrito pela vidente e conhecida pelos papas sucessivos, é abordada a figura de um “bispo vestido de branco” entre os mártires da fé e que se deteve no limiar da morte, graças à “mão materna que desviou a trajetória da bala”.

A identificação desta imagem com a do bispo caído por terra no atentado de 1981 foi feita pela hierarquia e pelos católicos, que consagraram João Paulo II como o papa de Fátima.

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O segredo liga os acontecimentos de Fátima à figura papal, o “bispo de branco” atingido pela bala de Ali Agca, em 13 de Maio de 1981, exatamente 64 anos depois de três pastorinhos analfabetos na Cova da Iria terem relatado a aparição de Nossa Senhora.

Três viagens ao altar de Portugal selaram esse compromisso de um Papa que viveu intensamente a devoção mariana, a quem entregou a bala que quase o vitimou, e que se encontra incrustada na imagem de Nossa Senhora na Capelinha das Aparições.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Medidas urgentes" para a Saúde. PCP quer medicamentos gratuitos para doentes crónicos

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou este domingo que o partido vai apresentar "medidas urgentes" na área da saúde, destacando-se a dispensa gratuita de medicamentos para doentes crónicos e a criação do Laboratório …

Dinamarca responde a Trump: A Gronelândia não está à venda

O Presidente dos Estados Unidos quer comprar a Gronelândia "por razões estratégicas". A primeira-ministra dinamarquesa já fez questão de relembrar Donald Trump que o território não está à venda. Segundo o Expresso, as declarações do Presidente …

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …