Para que a transição para os veículos eléctricos seja total é necessário demonstrar a sua viabilidade como alternativa para todo o tipo de veículos, e a Proterra acaba de demonstrar que a autonomia não é problema para os autocarros… tendo conduzido um por mais de 1772 km com uma única carga.
Segundo o ArsTechnica, o autocarro Catalyst E2 Max com uma bateria de 660kW, que o ano passado apenas conseguia percorrer 560km com uma só carga, tem agora uma capacidade cerca de nove vezes superior à de um Tesla Model S de 75kWh, e não hesita em dar-lhe bom uso.
A sua autonomia de 1772 km bateu em mais de 100 km o recorde de maior distância percorrida por um veículo eléctrico entre carregamentos. O anterior recorde, que pertencia a um veículo experimental com um só lugar, era de 1631 km.
O impressionante valor foi conseguido sob condições ideais, com o autocarro sem passageiros, sem o “pára-arranca” citadino, e numa pista plana.
Em condições normais de trabalho este valor deverá ser reduzido significativamente, mas ainda assim, estaremos a falar de mais de 1000 km, que já deverão ser suficientes até para os circuitos mais longos, onde essa autonomia é absolutamente necessária, ou em circuitos onde não seja viável parar para fazer recarregamentos a meio dos turnos.
Com efeito, mesmo usando o sistema de carregamento rápido de alta-voltagem que a Proterra desenvolveu para camiões e autocarros eléctricos, que disponibiliza livremente a quem o quiser implementar e utilizar, recarregar este autocarro ainda seria coisa para demorar cerca de uma hora – que muitos autocarros poderão não dispor para parar durante o dia de trabalho.