Australiana finge cancro e angaria 34 mil euros

Lucy Wieland, de 27 anos, criou uma falsa campanha de solidariedade para financiar os tratamentos médicos a um suposto cancro nos ovários. A australiana já foi detida e vai ser julgada por fraude.

De acordo com a BBC, Lucy Wieland, foi detida depois de a polícia australiana receber uma denúncia anónima que alertou para o esquema fraudulento. A australiana está a ser acusada de fraude pelas autoridades.

Através das redes sociais, Lucy Wieland partilhava fotografias nas quais surgia de cabelo rapado e com uma máscara de oxigénio entre outros dispositivos médicos. As fotografias eram acompanhadas por legendas nas quais descrevia as dificuldades de viver com um cancro.

“Não dormi muito na última noite, mas consegui respirar facilmente e relativamente sem dor pela primeira vez esta semana”, escreveu Lucy numa das suas publicações. Segundo o The Insider, a australiana afirmava ter um cancro de nível 5 nos ovários – algo que não existe.

Para além das fotografias e descrições nas suas páginas do Facebook e do Instagram, que agora se encontram encerradas, a australiana também criou uma conta na plataforma GoFundMe – um site de angariação de fundos.

Na plataforma, a australiana terá recebido cerca de 34 mil euros através de vários donativos de pessoas que quiseram financiar os supostos tratamentos contra o cancro. A plataforma já baniu Lucy Wieland e garantiu que irá devolver o dinheiro a todos os que, enganados pela australiana, fizeram os donativos.

“As verdadeiras vítimas são as pessoas da comunidade que ouviram as histórias e que a quiseram ajudar oferecendo o pouco que têm”, disse à imprensa australiana o detetive Chris Lawson, da polícia de Queensland.

Lucy Wieland encontra-se proibida de sair do país e deverá voltar ao tribunal em dezembro para o julgamento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.