Austrália vai construir a maior fábrica de energia solar concentrada do mundo

2

(dr) SolarReserve

A Aurora Solar Energy Project construída pela SolarReserve e terá capacidade de gerar 150 megawatts

Na Austrália, um novo projecto prepara-se para construir a que será a maior fábrica de energia solar do mundo no modelo “energia solar concentrada com torre única.

Quando uma notícia sobre um novo projecto de fábrica de energia solar começa a correr, geralmente trata-se de algo grandioso, principalmente quando o modelo em torre, também conhecido como “energia solar concentrada“, é o escolhido.

Neste modelo, heliostatos reflectem a luz do sol para uma torre central, aquecendo uma mistura de sal fundido que, em contacto com a água, produz vapor no seu interior. Este vapor acciona então as turbinas e os geradores de electricidade.

Para estocar calor e operar 24 horas, mesmo em dias de pouca radiação solar, as fábricas usam sofisticadas tecnologias de armazenamento térmico, que mantêm milhares de litros de sal fundido a temperaturas elevadas.

Na Austrália, um novo projecto com este modelo segue à risca esta ideia de grandeza. Quando estiver concluída, em 2020, a fábrica deverá vir a ser a maior instalação de “energia solar concentrada” com torre única do mundo – uma vez que há outras fábricas deste tipo, com mais de uma torre.

Baptizado como Aurora Solar Energy Project, o empreendimento será construído pela SolarReserve e gerará cerca de 495 gigawatts-hora de electricidade por ano, o que será suficiente para abastecer até 90 mil famílias.

O montante suprirá cerca de 5% das necessidades totais de electricidade da região em que o empreendimento está a ser construído, no sul do país.

Produção nocturna

A tecnologia do sal fundido pode armazenar até 1.100 MW de energia, o que equivale a cerca de oito horas de armazenamento de saída máxima. Isso dá à fábrica a capacidade de produzir electricidade de forma contínua – mesmo durante a noite.

Também Israel está a construir um enorme complexo solar com torre, que faz parte do projecto nacional israelita de energia, Ashalim. A isntalação solar irá combinar energia solar térmica com energia solar fotovoltaica e armazenamento de energia para atingir uma capacidade combinada de 310 MW.

A maior instalação de energia solar térmica no mundo é Ivanpah, na Califórnia, nos Estados Unidos, que tem três torres com capacidade de geração de 392 MW.

// EcoD

2 Comments

  1. E os pássaros cairão que nem moscas…
    E de todos os tipos e tamanhos.
    Será que deveríamos enviar para lá as aves raras e os passarões da política portuguesa?!
    Fica a sugestão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.