Austrália vai construir a maior fábrica de energia solar concentrada do mundo

(dr) SolarReserve

A Aurora Solar Energy Project construída pela SolarReserve e terá capacidade de gerar 150 megawatts

Na Austrália, um novo projecto prepara-se para construir a que será a maior fábrica de energia solar do mundo no modelo “energia solar concentrada com torre única.

Quando uma notícia sobre um novo projecto de fábrica de energia solar começa a correr, geralmente trata-se de algo grandioso, principalmente quando o modelo em torre, também conhecido como “energia solar concentrada“, é o escolhido.

Neste modelo, heliostatos reflectem a luz do sol para uma torre central, aquecendo uma mistura de sal fundido que, em contacto com a água, produz vapor no seu interior. Este vapor acciona então as turbinas e os geradores de electricidade.

Para estocar calor e operar 24 horas, mesmo em dias de pouca radiação solar, as fábricas usam sofisticadas tecnologias de armazenamento térmico, que mantêm milhares de litros de sal fundido a temperaturas elevadas.

Na Austrália, um novo projecto com este modelo segue à risca esta ideia de grandeza. Quando estiver concluída, em 2020, a fábrica deverá vir a ser a maior instalação de “energia solar concentrada” com torre única do mundo – uma vez que há outras fábricas deste tipo, com mais de uma torre.

Baptizado como Aurora Solar Energy Project, o empreendimento será construído pela SolarReserve e gerará cerca de 495 gigawatts-hora de electricidade por ano, o que será suficiente para abastecer até 90 mil famílias.

O montante suprirá cerca de 5% das necessidades totais de electricidade da região em que o empreendimento está a ser construído, no sul do país.

Produção nocturna

A tecnologia do sal fundido pode armazenar até 1.100 MW de energia, o que equivale a cerca de oito horas de armazenamento de saída máxima. Isso dá à fábrica a capacidade de produzir electricidade de forma contínua – mesmo durante a noite.

Também Israel está a construir um enorme complexo solar com torre, que faz parte do projecto nacional israelita de energia, Ashalim. A isntalação solar irá combinar energia solar térmica com energia solar fotovoltaica e armazenamento de energia para atingir uma capacidade combinada de 310 MW.

A maior instalação de energia solar térmica no mundo é Ivanpah, na Califórnia, nos Estados Unidos, que tem três torres com capacidade de geração de 392 MW.

// EcoD

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E os pássaros cairão que nem moscas…
    E de todos os tipos e tamanhos.
    Será que deveríamos enviar para lá as aves raras e os passarões da política portuguesa?!
    Fica a sugestão.

RESPONDER

Número de mortos por coronavírus continua a aumentar. Pico do surto deverá acontecer em 10 dias

O mais recente balanço de infetados com coronavírus na China continental aproxima-se dos seis mil, enquanto o vírus SARS infetou 5.237 pessoas. Número de mortos continua a subir e está nos 132. Só na China continental, …

Polícia Marítima intercetou embarcação com 11 imigrantes ilegais em Olhão

A Polícia Marítima detetou na madrugada desta quarta-feira uma embarcação com 11 imigrantes ilegais a bordo junto a Olhão, três dos quais tiveram de ser transportados ao Hospital de Faro para despistar problema de saúde. Segundo …

Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita. Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando …

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …