Dois ciclones em dois dias. Inundações ameaçam a Austrália

Os ciclones Verónica e Trevor afetaram a Austrália nos dois últimos dias. Ventos fortes, chuvas intensas e ondas gigantes são algumas das consequências destes ciclones que assolaram o país.

No espaço de apenas dois dias, a Austrália foi afetado por dois ciclones de grandes dimensões. No sábado, o ciclone Trevor, de categoria 4, atingiu o território norte do país. A costa australiana entre Numbulwar e Borroloola foi alvo de fortes rajadas de vento a rondar os 250 quilómetros por hora.

Ciclones de categoria 4 são considerados “graves” pelo Serviço de Meteorologia. Apesar disso, alguns dos locais recusaram-se a abandonar as suas casas.

Mais de 2 mil pessoas foram retiradas de toda a região do Golfo da Carpentaria. Esta foi a maior mobilização de pessoas no país em quase meio século. De acordo com a TVI24, o “olho” do ciclone era quase do tamanho de Nova Gales do Sul, um dos estados australianos, que tem Sydney como capital.

Não houve registos de feridos graves, mas muitos moradores tiveram de reforçar a suas casas com sacos de areia e armazenar comida e água. Foram registadas pequenas quebras de energias, devido aos ventos fortes.

O ciclone Verónica foi o segundo a assolar o país, esta segunda-feira. O ciclone encontra-se a 95 quilómetros da costa noroeste da Austrália e regista condições semelhantes ao primeiro. Segundo o jornal australiano 9news, o ciclone é de categoria 2 e movia-se lentamente. As autoridades australianas pediram aos moradores para não saírem de casa.

A Austrália Ocidental está sob perigo de inundações devido às chuvas e ventos fortes, acompanhadas de ondas gigantes. O instituto de meteorologia nacional detetou rajadas a mais de 125 quilómetros por hora.

Esta é a segunda vez na história do país em que dois ciclones atingem o país num espaço de tempo tão curto.

É realmente incomum que dois ciclones aconteçam ao mesmo tempo, particularmente dois sistemas tão fortes”, disse a meteorologista Steph Bond à BBC. O fenómeno climático conhecido como Oscilação Madden-Julian é a justificação dada por Bond para estes fenómenos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.