Austrália deixa (outra vez) de conceder títulos de cavaleiros e damas

mikepaws / Flickr

A rainha Isabel II de Inglaterra

A rainha Isabel II de Inglaterra

O primeiro-ministro australiano, Malcom Turnbull, anunciou esta segunda-feira a eliminação do sistema de concessão de títulos de cavaleiros e damas no país, restabelecido em 2014 e que abalou a administração do seu antecessor, Tony Abbott.

Turnbull, que há anos faz campanha para que a Austrália deixe de ser uma monarquia constitucional para se converter numa república, disse que tais condecorações “não são apropriadas” ao “sistema moderno de louvores” do país.

A Austrália tinha abandonado o sistema de concessão de títulos de cavaleiros e damas em 1976. Estes foram reintroduzidos durante um curto período em 1986, voltando a cair, e foram trazidos novamente no ano passado, por Abbott. Apesar das mudanças na atribuição de novos títulos, os cavaleiros e damas já agraciados mantêm a sua condição.

O Gabinete australiano pediu à rainha Isabel II de Inglaterra, que é a chefe de estado da Austrália, que altere os documentos vinculados à Ordem da Austrália para que se deixem de outorgar os títulos de cavaleiros e damas.

A rainha aceitou esta recomendação, segundo um comunicado do gabinete de Turnbull, que destaca que as condecorações da Ordem da Austrália já reconhecem os serviços dos cidadãos do país oceânico.

A 26 de janeiro deste ano, data em que é comemorado o Dia da Austrália, o então primeiro-ministro Tony Abott outorgou o título de cavaleiro ao príncipe Felipe, marido da rainha Isabel II, o que causou indignação entre a opinião pública.

A medida de Turnbull foi criticada pelo acérrimo defensor da monarquia, David Flint, que o acusou de querer “vingar” o fracasso do referendo de 1999, em que 54,87% rejeitou uma proposta para adotar o sistema republicano, segundo o diário Sydney Morning Herald.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Obviamente, já estão fartos das palhaçadas da suposta monarquia.
    Também gostava de perceber como é que em pleno ano de 2015, um país supostamente civilizado, e SEM família real, pode ter uma monarquia!…

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …