Aumento de 1 dólar no salário mínimo pode ser suficiente para baixar taxas de suicídio

Investigadores sugerem que o aumento de um dólar no salário mínimo dos EUA é suficiente para baixar o risco de suicídio em pessoas com menos escolaridade.

Uma equipa de cientistas associou o aumento do salário mínimo dos Estados Unidos em apenas um dólar a uma queda nas taxas de suicídio entre 3,5 e 6%. A relação foi verificada entre a classe trabalhadora do país com menos escolaridade. Após analisarem 26 anos de informação, concluíram ainda que o efeito é mais sentido quando a taxa de desemprego é maior.

Em 2017, nos Estados Unidos, houve mais de 47 mil suicídios que podiam ter sido prevenidos. Na faixa etária entre os 18 e os 24 anos, o suicídio é a causa de 19% das mortes. Além disso, as taxas de suicídio entre 1999 e 2017 aumentaram 30% em metade dos estados do país.

Os resultados do estudo foram publicados esta semana na revista científica Journal of Epidemiology & Community Health. Segundo o comunicado de imprensa, citado pela Scimex, o risco de suicídio está muitas vezes associado a fatores financeiros, mas pouco se sabe da influência de medidas económicas na redução das taxas de suicídio.

Entre 1990 e 2015, quase 400 mil pessoas com o ensino médio ou inferior suicidaram-se em comparação com as pouco mais de 140 mil pessoas com o ensino superior concluído.

Através da análise dos dados, os investigadores encontraram uma redução entre 3,5 e 6% nas taxas de suicídio por cada dólar que o salário mínimo dos EUA aumentasse. Esta associação era verificada apenas em pessoas com o ensino médio ou menos. A redução das taxas de suicídio era atenuada quando a taxa de desemprego era mais baixa.

Os cientistas reconhecem, contudo, que este se trata de um estudo observacional e, como tal, não é possível estabelecer uma relação causal. No entanto, realçam que as “descobertas são consistentes com a noção de que políticas projetadas para melhorar os meios de subsistência de indivíduos com menos escolaridade, com maior probabilidade de trabalhar com salários mais baixos e com maior risco de consequências adversas à saúde mental, podem reduzir o risco de suicídio”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …