O internacional espanhol Gerard Piqué está envolvido numa enorme polémica após o jornal El Confidencial ter divulgado áudios comprometedores de conversas do jogador com o presidente da Federação espanhola.
Os áudios mostram como a federação espanhola e a Kosmos, empresa detida por Piqué, acordaram a realização da Supertaça espanhola na Arábia Saudita. Ficou selado um acordo de seis anos, com a empresa de Piqué a receber 4 milhões por ano — o equivalente a 24 milhões de euros no total.
“Rubi, se é um problema de dinheiro, se eles [o Real Madrid] por 8 [milhões] iriam, caramba, então paga-se 8 ao Real Madrid e 8 ao Barcelona. Aos outros paga-se 1 ou 2… São 19, a federação ainda fica com 6. Entre ficar com seis ou com nada… Apertamos a Arábia Saudita, dizemos que o Real Madrid não aceita ir e ‘sacamos’ mais”, diz Piqué nos áudios.
Entretanto, Piqué defendeu-se das acusações através de uma conversa com os jornalistas no seu canal de Twitch.
“Oficialmente, recebemos a comissão diretamente do Governo da Arábia Saudita. Eu não tenho qualquer acordo comercial com a Federação Espanhola de Futebol. Aceito debater a moralidade do ato, mas, neste caso, a única coisa ilegal é a divulgação dos áudios”, defendeu.
Luis Rubiales, o presidente da federação espanhola, também negou qualquer ilegalidade no negócio: “Muitas coisas foram ditas e poucas ou nenhuma delas são verdadeiras. A gestão é clara, transparente, honesta e benéfica para o futebol espanhol”.
Agora, em novos áudios divulgados pelo El Confidencial, Piqué vê-se envolvido numa nova polémica, relacionada com o clube que comprou em 2018, o FC Andorra.
Nos novos áudios, o defesa central do Barcelona questiona Luis Rubiales sobre o processo de substituição do Reus na Segunda B.
“Rubi, queria perguntar-te em relação à questão do lugar na Segunda B do Reus. Vão descer e fica livre e saiu um comunicado a dizer que em três dias há um prazo para tratar de comprá-la, etc”, diz Piqué.
Piqué dio el primer paso el 16 de julio: “Rubi, era preguntarte tema de la plaza de Segunda B del Reus, que se ve que baja y queda libre y ha salido un comunicado diciendo que en tres días hay un plazo para tratar de comprarla quien quiera, etc.”https://t.co/MCad2dzikh pic.twitter.com/yCoLDScax8
— El Confidencial (@elconfidencial) April 20, 2022
A verdade é que o FC Andorra acabaria mesmo por ficar com a vaga, apesar da contestação dos outros clubes que estavam interessados. Os outros emblemas criticaram o facto do Andorra saltar diretamente das divisões regionais para a Segunda B.
Piqué não se ficou pela “dupla promoção”, mas procurou também um grupo fácil na Segunda B espanhola.
“Se puderes evitar colocar-nos no grupo dos catalães, melhor. São sempre os que têm mais nível dos 4 do grupo”, pediu o espanhol. Rubiales não atendeu ao pedido de Piqué, referindo o aspeto da territorialidade.
“Sim, imagino, mas ao estarmos no cu do mundo, como os das Baleares, imagino que colocar-nos num grupo ou noutro não muda muito. Além disso, se fazes grupos de dez, o mais normal é que haja dez catalães, assim que podíamos sair dali e ir para a outro subgrupo”, reiterou.
“Vou ter isso em conta. Quer dizer, para vocês não importa onde vão jogar? Mesmo que tenham de viajar mais de avião. O mais normal seria que ficassem com alguns catalães, mas é bom saber que podem ter alguma mobilidade”, respondeu Rubiales.
A negociata continuou, com o futebolista a pedir para ficar na Andaluzia. O presidente da Federação espanhola não se mostrou convencido: “Estás a imaginar o Marbella ir a Andorra? Matavam-me!”.
Como tal, Rubiales sugeriu colocar seis catalães num grupo e misturá-los com equipas da Comunidade Valenciana e Ilhas Baleares.
“Caralho! Isso era um crime! Isso não aceitamos. É que essa é a região mais complicada. Por isso te digo que, por de certa forma não estarmos em Espanha, tens a liberdade de mandá-los para o caralho mesmo que seja a Andaluzia. Mas La Rioja, Navarra, Aragón ou País Basco seriam mais aceitáveis. Essa seria a melhor zona para nós”, retaliou Gerard Piqué.
A verdade é que apesar das conversações, o FC Andorra acabou por não ficar num subgrupo do agrado de Piqué. O clube andorrenho ficou com nove equipas catalãs no seu subgrupo.
Que lindo exemplo! Continuem que não estaremos muito distantes do regime russo!
São tantos os casos de corrupção, fraude, fuga aos impostos, etc, etc,, os escândalos e os nomes de figuras públicas envolvidas que, infelizmente, já pouco ou nada nos surpreende. Lamento sempre quando tenho uma ideia positiva de alguém que me habituei a admirar e essa ideia cai por terra com escândalos e polémicas. Como diz o ditado: “no melhor pano cai a nódoa”… e cai mesmo.