Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

Julien Warnand / EPA

Atropelamento em Trier, na Alemanha, faz cinco mortos

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de “distúrbios psiquiátricos”, afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar motivações terroristas.

Os primeiros elementos da investigação mostram “que distúrbios psiquiátricos podem ter desempenhado um papel” no ato do homem de 51 anos, afirmou Peter Fritzen, em conferência de imprensa, acrescentado que o responsável pela tragédia, natural de Trier, estava também alcoolizado.

Ao início da tarde de ontem, uma viatura SUV cinzenta entrou a grande velocidade numa zona pedonal aos ziguezagues e de forma intencional para atropelar transeuntes e barracas de lojas durante várias centenas de metros. Apenas quatro minutos depois, quando saiu para uma rua rodoviária, foi intercetado por vários carros da polícia e detido apesar de resistir.

As vítimas mortais são um bebé de nove meses, uma mulher de 25 anos, um homem de 45 e uma mulher de 73, sendo ainda contabilizados 15 feridos, dos quais pelo menos cinco estão em estado grave.

A Procuradoria de Trier indicou que o suspeito é um homem de 51 anos, de nacionalidade alemã, natural de Trier e que residia habitualmente na periferia da cidade, apesar de ter passado os últimos dias “no seu veículo”.

O detido, que apresentava uma taxa de alcoolemia de 1,4 grama por litro de sangue, acima do limite legal de 0,25 g/l, não tinha antecedentes criminais, mas está a ser investigada a possibilidade de uma “doença psiquiátrica”, uma vez que tinha sido examinado recentemente.

O suspeito está a ser investigado por quatro crimes de homicídio e “muitos mais” de tentativa de homicídio, por se considerar que pode ter sido um ato “malicioso” em que o carro foi usado “como arma”.

Na quarta-feira, deve ser presente a tribunal e resta saber se vai continuar em prisão preventiva ou se é internado numa instituição psiquiátrica, afirmou a Procuradoria de Trier.

Segundo um dos seus antigos vizinhos, que em declarações ao canal de notícias NTV disse reconhecer a matrícula do carro, o suspeito estava a passar por preocupações financeiras e “problemas com o pai”.

O autarca da cidade, Wolfram Leibe, mostrou-se chocado em breves declarações aos meios de comunicação depois de percorrer as ruas afetadas, falou de “horror” e confirmou que uma das falecidas era uma menor.

“Pessoas foram arrancadas da vida num segundo, mortas por esse ato de loucura, incluindo uma criança pequena, um bebé”, afirmou à imprensa a líder regional de Renânia-Palatinado, Malu Dreyer, o Estado onde ocorreram os fatos.

Um curto vídeo publicado nas redes sociais mostra um veículo SUV imobilizado por viaturas policiais e um homem a ser algemado de barriga para baixo na calçada, interrogado ao final da tarde pelos investigadores.

“O que aconteceu em Trier é chocante. Os nossos corações estão com os familiares das vítimas, os muitos feridos e com todos aqueles que atualmente estão de serviço a cuidar dos afetados”, reagiu o porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel, Steffen Seibert, na rede social Twitter.

  // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É um dos males da democracia… Temos de aturar malucos! Com jeitinho ainda lhe vão oferecer um curso de reinserção subsidiado pelo Kosta!

RESPONDER

Domingo "gordo": os 18 resultados de um dia agitado no futebol

Muitos golos, muitos empates. Barcelona-Real estranho, José Mourinho expulso e Rui Vitória a sofrer uma goleada nunca vista. Tínhamos deixado aqui o aviso: o dia 24 de Outubro iria ser um "domingo gordo" no futebol. Foram …

Luis Marques Mendes

Não viabilizar o OE2022 seria "suicídio eleitoral" para o PCP

O Orçamento do Estado não parece ter a aprovação garantida e foi um tema inevitável no comentário de Luís Marques Mendes neste domingo à noite, na SIC. O comentador político considera que a intenção de o …

Ricciardi quer criar banco para regenerar nome da família Espírito Santo

José Maria Ricciardi diz que vai tentar criar um novo banco para "regenerar o nome da família Espírito Santo", baseado num conceito diferente dos bancos clássicos. Em entrevista ao jornal Público, José Maria Ricciardi, ex-administrador do …

Manchester United 0-5 Liverpool: o "mimado" Cristiano deveria ter sido expulso

Resultado histórico, mesmo raro em vários aspectos. "Batemos no fundo", admitiu Solskjær. Pogba foi expulso, Cristiano Ronaldo quase. O resultado deste jogo chegava para escrever uma notícia. O jogo de futebol mais aguardado no Reino Unido, …

O avançado Beto na sua apresentação na Udinese.

De trabalhador do KFC a "Haaland português". Pelo meio, Beto esteve para desistir do futebol

Agora a fazer tremer os defesas adversários em Itália, Beto teve uma vida e carreira atribuladas. Chegou a trabalhar no KFC e "por sorte" não deixou o futebol. Foi um salto gigante, mas não maior do …

Abdalla Hamdok, primeiro-ministro do Sudão

Golpe de Estado no Sudão. Primeiro-ministro e outros líderes detidos e internet cortada em todo o país

A internet e a rede telefónica estão a sofrer cortes no Sudão, que já sofreu uma tentativa de golpe de Estado há poucas semanas. Vários ministros, incluindo o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, foram detidos. Depois de semanas …

Rui Rio, presidente do PSD

Entre risco e recompensa, direita mantém-se incerta perante chumbo do Orçamento

A esquerda arrisca perder votos caso suceda um cenário de eleições antecipadas com um eventual chumbo do OE. À direita, por sua vez, paira a incerteza. O cenário tem sido equacionado frequentemente nos últimos tempos. Anda …

Sporting está no pódio dos melhores clubes de formação (com Benfica na iminência)

O Ajax é o clube com mais jogadores da sua formação a atuar nas 31 principais divisões europeias. O Sporting surge no terceiro posto, Benfica no oitavo e FC Porto no 16.º. O Observatório do Futebol …

Ministro alemão diz que "é legítimo" proteger fronteiras com muros

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, considerou que "é legítimo" querer proteger as fronteiras, numa altura em que Estados europeus exigem a ajuda da UE para erguer muros que evitem a entrada de migrantes. A …

Pintor da corte tentou impedir Henrique VIII de casar com Ana de Cleves. O rei ignorou - e arrependeu-se

A aristocrata alemã Ana de Cleves foi a quarta das seis esposas de Henrique VIII, casando-se com o rei inglês a 6 de janeiro de 1540. Depois de mais um divórcio, e de estar dois anos …