Há quase 15 anos que o Atlético de Madrid não marcava tão poucos golos

Rodrigo Jimenez / EPA

O Atlético de Madrid está a protagonizar um dos piores arranques ofensivos de sempre dos últimos anos. Ao fim de oito jornadas para o campeonato, os ‘colchoneros’ marcaram sete golos.

Com um tridente ofensivo de qualidade mundial composto por João Félix, Diego Costa e Álvaro Morata, seria de esperar que o Atlético de Madrid conseguisse ser um equipa letal à frente da baliza. Contudo, há quase 15 anos que o emblema Madrid não marcava tão poucos golos num arranque de temporada.

A última vez que os ‘rojiblancos’ marcaram tão poucos golos à oitava jornada do campeonato foi na temporada 2005/06. Na altura, ocupavam o 13º lugar da La Liga, com um registo de sete golos marcados e nove sofridos. Fernando Torres e Mateja Kezman eram as principais figuras do ataque.

Ao fim de oito jornada para a La Liga, o Atlético de Madrid até pode estar bem posicionado na tabela classificativa (terceiro lugar), mas continua a falhar no capítulo da finalização. Os ‘colchoneros’ levam apenas sete golos, marcando menos de um golo por partida.

Os ‘homens-golo’ do Atlético não estão a fazer jus ao seu papel e a equipa, quando vence, faz-lo apenas pela margem mínima. Verdade seja dita, o estilo idealizado por Diego Simeone nos últimos anos tem-se baseado muito nisto: um futebol pragmático, sólido na defesa e cirúrgico no ataque.

Dos três avançados de serviço, é mesmo João Félix quem mais se destaca — apesar de apenas contar com dois golos marcados para a liga. Diego Costa, outros dos ‘matadores’ da equipa apenas fez um golo até ao momento. E Álvaro Morata, emprestado pelo Chelsea, também ainda só marcou uma vez.

No último jogo do campeonato, este domingo, frente ao Real Valladolid, o ‘Atleti’ vacilou. Numa tarde desinspirada de Félix, o empate reinou até ao fim dos 90 minutos. Tão desinspirada, que acabou — mais uma vez — com a sua substituição aos 61 minutos. Morata viria a seguir-lhes as passadas pouco mais tarde, dando lugar ao ex-Porto Héctor Herrera.

Aliás, o internacional português tem sido substituído tantas vezes, que a imprensa espanhola já anda a comentar o assunto. “A sexta substituição seguida de João Félix vai dar que falar na paragem do campeonato”, escreveu o jornal desportivo AS.

Em dez jogos oficiais feitos pelo Atlético de Madrid, Félix apenas jogou a partida completa em duas ocasiões. Numa delas na vitória frente ao Leganés e noutra no empate com a Juventus para a Liga dos Campeões.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Custa-vos admitir que o miúdo é um flop!!
    Aqui tinha ajuda dos “padres” e o abre-pernas dos defesas, que os “emails” bem explicam.
    Toda a gente sabia – excluindo lampiões acéfalos! – que ele ia ser um flop fosse para onde fosse!
    É um rotundo zero, mas as pessoas teimam em não ver.
    Vão ver o que o site sofascore diz dele:
    Pontos fortes: não tem!!!!
    Pontos fracos: Controle de bola!
    E os palermas aqui vá de bajulá-lo!
    Povinho atrasado!!

    • Se o Félix é um flop, e é o avançado que tem mais golos, como classificas o Diego Costa e o Morata? e que dizer do ex-porto? Vai lavar os olhinhos. O que custa admitir é que o negócio foi feito pelo Glorioso e não pelos clubes de alto gabarito sediados na cidade do Porto e em alvalade.

      • Ó Sérgio… como é que vai a Europa? Ouvi dizer que o Boris Johnson telefonou para o Vieira para saber como é que se põe fora da Europa em apenas duas semanas…

        • Pois então, é possível que tenha telefonado, mas também é possível que nem um nem outro saia da Europa assim tão depressa. E talvez até haja clubes portuguesas a sair da Europa mais depressa que o Benfica. A ver vamos…

          • Pelo menos vocês e os ingleses têm algo em comum: querem pôr-se fora da Europa o mais rapidamente possível. Mas nesse campeonato vocês são melhores do que os ingleses.

  2. Então, vieram buscar um Salvador a Portugal e a coisa agora risca de correr para o torto? Sem desejar má sorte ao rapaz e nem sequer condenar a chico-espertice dos dirigentes vermelhos a verdade é que possivelmente serão ainda mais espertos que os espertos saloios de dirigentes europeus dispostos a largar milhões às centenas por jogadores que eventualmente poderão ser um sucesso bem como um fracasso total, veja-se o caso Neymar mais o do outro que saiu do Benfica para o Bayern de Munique e já está no Lille.

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …