Há quase 15 anos que o Atlético de Madrid não marcava tão poucos golos

Rodrigo Jimenez / EPA

O Atlético de Madrid está a protagonizar um dos piores arranques ofensivos de sempre dos últimos anos. Ao fim de oito jornadas para o campeonato, os ‘colchoneros’ marcaram sete golos.

Com um tridente ofensivo de qualidade mundial composto por João Félix, Diego Costa e Álvaro Morata, seria de esperar que o Atlético de Madrid conseguisse ser um equipa letal à frente da baliza. Contudo, há quase 15 anos que o emblema Madrid não marcava tão poucos golos num arranque de temporada.

A última vez que os ‘rojiblancos’ marcaram tão poucos golos à oitava jornada do campeonato foi na temporada 2005/06. Na altura, ocupavam o 13º lugar da La Liga, com um registo de sete golos marcados e nove sofridos. Fernando Torres e Mateja Kezman eram as principais figuras do ataque.

Ao fim de oito jornada para a La Liga, o Atlético de Madrid até pode estar bem posicionado na tabela classificativa (terceiro lugar), mas continua a falhar no capítulo da finalização. Os ‘colchoneros’ levam apenas sete golos, marcando menos de um golo por partida.

Os ‘homens-golo’ do Atlético não estão a fazer jus ao seu papel e a equipa, quando vence, faz-lo apenas pela margem mínima. Verdade seja dita, o estilo idealizado por Diego Simeone nos últimos anos tem-se baseado muito nisto: um futebol pragmático, sólido na defesa e cirúrgico no ataque.

Dos três avançados de serviço, é mesmo João Félix quem mais se destaca — apesar de apenas contar com dois golos marcados para a liga. Diego Costa, outros dos ‘matadores’ da equipa apenas fez um golo até ao momento. E Álvaro Morata, emprestado pelo Chelsea, também ainda só marcou uma vez.

No último jogo do campeonato, este domingo, frente ao Real Valladolid, o ‘Atleti’ vacilou. Numa tarde desinspirada de Félix, o empate reinou até ao fim dos 90 minutos. Tão desinspirada, que acabou — mais uma vez — com a sua substituição aos 61 minutos. Morata viria a seguir-lhes as passadas pouco mais tarde, dando lugar ao ex-Porto Héctor Herrera.

Aliás, o internacional português tem sido substituído tantas vezes, que a imprensa espanhola já anda a comentar o assunto. “A sexta substituição seguida de João Félix vai dar que falar na paragem do campeonato”, escreveu o jornal desportivo AS.

Em dez jogos oficiais feitos pelo Atlético de Madrid, Félix apenas jogou a partida completa em duas ocasiões. Numa delas na vitória frente ao Leganés e noutra no empate com a Juventus para a Liga dos Campeões.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Custa-vos admitir que o miúdo é um flop!!
    Aqui tinha ajuda dos “padres” e o abre-pernas dos defesas, que os “emails” bem explicam.
    Toda a gente sabia – excluindo lampiões acéfalos! – que ele ia ser um flop fosse para onde fosse!
    É um rotundo zero, mas as pessoas teimam em não ver.
    Vão ver o que o site sofascore diz dele:
    Pontos fortes: não tem!!!!
    Pontos fracos: Controle de bola!
    E os palermas aqui vá de bajulá-lo!
    Povinho atrasado!!

    • Se o Félix é um flop, e é o avançado que tem mais golos, como classificas o Diego Costa e o Morata? e que dizer do ex-porto? Vai lavar os olhinhos. O que custa admitir é que o negócio foi feito pelo Glorioso e não pelos clubes de alto gabarito sediados na cidade do Porto e em alvalade.

      • Ó Sérgio… como é que vai a Europa? Ouvi dizer que o Boris Johnson telefonou para o Vieira para saber como é que se põe fora da Europa em apenas duas semanas…

        • Pois então, é possível que tenha telefonado, mas também é possível que nem um nem outro saia da Europa assim tão depressa. E talvez até haja clubes portuguesas a sair da Europa mais depressa que o Benfica. A ver vamos…

          • Pelo menos vocês e os ingleses têm algo em comum: querem pôr-se fora da Europa o mais rapidamente possível. Mas nesse campeonato vocês são melhores do que os ingleses.

  2. Então, vieram buscar um Salvador a Portugal e a coisa agora risca de correr para o torto? Sem desejar má sorte ao rapaz e nem sequer condenar a chico-espertice dos dirigentes vermelhos a verdade é que possivelmente serão ainda mais espertos que os espertos saloios de dirigentes europeus dispostos a largar milhões às centenas por jogadores que eventualmente poderão ser um sucesso bem como um fracasso total, veja-se o caso Neymar mais o do outro que saiu do Benfica para o Bayern de Munique e já está no Lille.

RESPONDER

Acusada de queimada que terá originado fogo no Pinhal de Leiria rejeita acusação

A mulher acusada de ter sido autora de uma queimada cujo reacendimento terá contribuído para os incêndios de outubro de 2017 no Pinhal de Leiria garantiu esta quinta-feira ao Tribunal de Alcobaça que estava a …

"Não sou condicionável por coisa nenhuma". Tomás Correia diz que não sai do Montepio

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), António Tomás Correia, afirmou esta quinta-feira que não é “condicionável por coisa nenhuma”, recusou estar a ser afastado da mutualista e reiterou que não sairá no dia …

Ministra da Saúde quer enfermeiro de família para todos os portugueses

A ministra da Saúde, Marta Temido, quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família. Na abertura do …

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …