Há quase 15 anos que o Atlético de Madrid não marcava tão poucos golos

Rodrigo Jimenez / EPA

O Atlético de Madrid está a protagonizar um dos piores arranques ofensivos de sempre dos últimos anos. Ao fim de oito jornadas para o campeonato, os ‘colchoneros’ marcaram sete golos.

Com um tridente ofensivo de qualidade mundial composto por João Félix, Diego Costa e Álvaro Morata, seria de esperar que o Atlético de Madrid conseguisse ser um equipa letal à frente da baliza. Contudo, há quase 15 anos que o emblema Madrid não marcava tão poucos golos num arranque de temporada.

A última vez que os ‘rojiblancos’ marcaram tão poucos golos à oitava jornada do campeonato foi na temporada 2005/06. Na altura, ocupavam o 13º lugar da La Liga, com um registo de sete golos marcados e nove sofridos. Fernando Torres e Mateja Kezman eram as principais figuras do ataque.

Ao fim de oito jornada para a La Liga, o Atlético de Madrid até pode estar bem posicionado na tabela classificativa (terceiro lugar), mas continua a falhar no capítulo da finalização. Os ‘colchoneros’ levam apenas sete golos, marcando menos de um golo por partida.

Os ‘homens-golo’ do Atlético não estão a fazer jus ao seu papel e a equipa, quando vence, faz-lo apenas pela margem mínima. Verdade seja dita, o estilo idealizado por Diego Simeone nos últimos anos tem-se baseado muito nisto: um futebol pragmático, sólido na defesa e cirúrgico no ataque.

Dos três avançados de serviço, é mesmo João Félix quem mais se destaca — apesar de apenas contar com dois golos marcados para a liga. Diego Costa, outros dos ‘matadores’ da equipa apenas fez um golo até ao momento. E Álvaro Morata, emprestado pelo Chelsea, também ainda só marcou uma vez.

No último jogo do campeonato, este domingo, frente ao Real Valladolid, o ‘Atleti’ vacilou. Numa tarde desinspirada de Félix, o empate reinou até ao fim dos 90 minutos. Tão desinspirada, que acabou — mais uma vez — com a sua substituição aos 61 minutos. Morata viria a seguir-lhes as passadas pouco mais tarde, dando lugar ao ex-Porto Héctor Herrera.

Aliás, o internacional português tem sido substituído tantas vezes, que a imprensa espanhola já anda a comentar o assunto. “A sexta substituição seguida de João Félix vai dar que falar na paragem do campeonato”, escreveu o jornal desportivo AS.

Em dez jogos oficiais feitos pelo Atlético de Madrid, Félix apenas jogou a partida completa em duas ocasiões. Numa delas na vitória frente ao Leganés e noutra no empate com a Juventus para a Liga dos Campeões.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Custa-vos admitir que o miúdo é um flop!!
    Aqui tinha ajuda dos “padres” e o abre-pernas dos defesas, que os “emails” bem explicam.
    Toda a gente sabia – excluindo lampiões acéfalos! – que ele ia ser um flop fosse para onde fosse!
    É um rotundo zero, mas as pessoas teimam em não ver.
    Vão ver o que o site sofascore diz dele:
    Pontos fortes: não tem!!!!
    Pontos fracos: Controle de bola!
    E os palermas aqui vá de bajulá-lo!
    Povinho atrasado!!

    • Se o Félix é um flop, e é o avançado que tem mais golos, como classificas o Diego Costa e o Morata? e que dizer do ex-porto? Vai lavar os olhinhos. O que custa admitir é que o negócio foi feito pelo Glorioso e não pelos clubes de alto gabarito sediados na cidade do Porto e em alvalade.

      • Ó Sérgio… como é que vai a Europa? Ouvi dizer que o Boris Johnson telefonou para o Vieira para saber como é que se põe fora da Europa em apenas duas semanas…

        • Pois então, é possível que tenha telefonado, mas também é possível que nem um nem outro saia da Europa assim tão depressa. E talvez até haja clubes portuguesas a sair da Europa mais depressa que o Benfica. A ver vamos…

          • Pelo menos vocês e os ingleses têm algo em comum: querem pôr-se fora da Europa o mais rapidamente possível. Mas nesse campeonato vocês são melhores do que os ingleses.

  2. Então, vieram buscar um Salvador a Portugal e a coisa agora risca de correr para o torto? Sem desejar má sorte ao rapaz e nem sequer condenar a chico-espertice dos dirigentes vermelhos a verdade é que possivelmente serão ainda mais espertos que os espertos saloios de dirigentes europeus dispostos a largar milhões às centenas por jogadores que eventualmente poderão ser um sucesso bem como um fracasso total, veja-se o caso Neymar mais o do outro que saiu do Benfica para o Bayern de Munique e já está no Lille.

RESPONDER

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …