Atleta italiana morre aos 18 anos após queda de janela. Revelado vídeo perturbador

Divulgação FIV

Julia Ituma, jogadora de voleibol, com os braços levantados numa foto a preto e branco.

Jogadora de voleibol Júlia Ituma, do Novara de Itália, no centro da imagem, com os braços levantados.

A jogadora de voleibol Júlia Ituma, do Novara de Itália, morreu depois da queda da janela de um hotel em Istambul, na Turquia. Morte aconteceu depois da derrota da sua equipa diante do Eczacibasi e há um vídeo perturbador com as suas últimas imagens em vida.

Julia Ituma, de 18 anos, foi encontrada morta às 5:30 horas da manhã, após ter alegadamente caído de uma janela de um hotel em Istambul.

Poucas horas antes disso, a jovem tinha jogado pelo Novara, em jogo da Liga dos Campeões de voleibol, contra o Eczacibasi na capital turca. A sua equipa perdeu o encontro por 3-0.

Ituma estava hospedada no sexto andar do hotel, dividindo quarto com a colega de equipa Lúcia Varela, de nacionalidade espanhola.

“A equipa do hotel ligou-me por volta das 5. Foi assim que eu soube que ela tinha caído da janela, porque não tinha notado nada“, revela a atleta espanhola citada pelo jornal italiano La Repubblica.

A polícia está a tentar reconstruir as últimas horas de vida da jovem enquanto os jornais turcos avançam que Ituma “escreveu adeus” no grupo do WhatsApp, uma aplicação de telemóvel para troca de mensagens, que a equipa usava para se comunicar.

Divulgado vídeo perturbador

Entretanto, a imprensa italiana divulgou um vídeo com imagens que mostrarão os últimos momentos antes de Ituma entrar no quarto, previamente à queda fatal.

Nesse vídeo que optamos por não divulgar, a jogadora surge a deambular pelo corredor do hotel, sozinha e num passo lento. A dada altura senta-se no chão, com as costas encostadas à parede e coloca a cabeça entre as pernas como se parecesse desalentada.

Quando se ergue de novo, faz um alongamento rápido, como se a perna tivesse ficado adormecida por ter estado sentada durante muito tempo.

Antes de entrar no quarto, olha para o telemóvel que foi apreendido pela polícia turca. O La Repubblica nota que há evidências de que Ituma usou o telemóvel de forma “prolongada” nas horas que antecederam a sua morte.

O jornal refere ainda que a jovem permaneceu durante mais de uma hora, entre as 22:30 e as 23:50 horas, no corredor do hotel.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por @julia.ituma

“Uma imensa tragédia”

Esta era a primeira temporada de Julia Ituma no Novara, uma das principais equipas do voleibol italiano. A jovem era vista como um talento promissor.

O presidente da Federação Italiana de Voleibol (FIV), Giuseppe Manfredi, fala de uma “notícia terrível” e de “uma imensa tragédia” numa nota publicada no seu site.

“Estamos todos consternados com esta tragédia que afecta não apenas o mundo do voleibol, mas todo o desporto italiano”, salienta Manfredi, lamentando “a perda, não apenas de um grande talento, mas sobretudo de uma maravilhosa jovem de 18 anos“.

A FIV decretou um minuto de silêncio, em memória de Julia Ituma, em todos os jogos do campeonato italiano de voleibol deste fim-de-semana.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.