Fazer uma atividade simples com o seu filho ajuda ao seu desenvolvimento cognitivo

A pesquisa concluiu que ver televisão com as crianças pode beneficiar o seu desenvolvimento cognitivo, especialmente se houver interação.

Um novo estudo publicado na Frontiers of Psychology analisou a influência do uso passivo de ecrãs no desenvolvimento cognitivo das crianças e, ao contrário de outras pesquisas anteriores, concluiu que a exposição aos ecrãs tanto televisivos como de telemóveis pode ter vantagens, dependendo das circunstâncias.

“Estamos habituados a ouvir que a exposição a ecrãs é má para uma criança e pode fazer danos sérios ao seu desenvolvimento se não for limitado a menos de uma hora por dia. Apesar de poder ser prejudicial, o nosso estudo sugere que o foco deve estar na qualidade e no contexto daquilo que uma criança está a ver, não na quantidade”, explica a co-autora Eszter Somogyi.

A especialista acrescenta que “narrativas fracas, edições rápidas e estímulos complexos podem tornar difícil para uma criança extrair ou generalizar informação“, no entanto, quando os conteúdos são apropriados para a idade da criança e encorajam a interação, podem ser benéficos.

As pesquisas mostram que ver televisão com um dos pais ou com outro adulto na proximidade é melhor para as crianças, já que podem interagir e fazer-lhes perguntas. “Ver televisão com uma criança e comentar sobre o que está a passar pode melhorar a sua compreensão do conteúdo e reforçar a sua aprendizagem durante programas educativos”, afirma Somogyi.

Mesmo com estes benefícios, ver televisão não se pode sobrepor a outras atividades importantes para o desenvolvimento cognitivo, como socializar. É também importante alertar para os riscos que o uso inapropriado de ecrãs tem nas crianças com menos de três anos, escreve o SciTech Daily.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.