/

Atentado com carrinha em Nova Iorque faz 8 mortos

3

Pelo menos oito pessoas morreram hoje quando um homem conduziu uma carrinha para uma ciclovia movimentada perto do memorial do World Trade Center, em Manhattan, Nova Iorque, disse o ‘mayor’ da cidade norte-americana.

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, afirmou que o ataque foi “um ato de terrorismo”. “Foi um cobarde ato de terrorismo contra civis inocentes”, afirmou.

A carrinha, que tinha sido alugada numa loja de bricolage em Nova Jersey, atingiu várias pessoas, causando 8 mortos e vários feridos. O condutor abandonou depois a viatura e encetou uma fuga com duas armas de paintball nas mãos.

Segundo algumas testemunhas citadas pela ABC News, o autor do atentado foi ouvido a gritar “Allahu Akbar“, “Deus é Grande” em árabe.

O homem, de 29 anos, natural do Uzbequistão e residente em Tampa, na Flórida, foi atingido pelas autoridades e acabou por ser detido, com a ocorrência a ser investigada como um possível caso de terrorismo.

O autor do atentado, que vive nos Estados Unidos há 10 anos, está a ser sujeito a uma intervenção cirúrgica num unidade hospitalar local. Foi identificado como Sayfullo Saipov.

(dr) ABC News

Sayfullo Saipov, identificado como autor do atentado em Nova Iorque

O presidente Donald Trump, na rede social Twitter, considerou o atacante como uma “pessoa doente e desequilibrada“.

“Não podemos deixar o Estado Islâmico entrar no nosso país depois de os derrotarmos no Médio Oriente. Chega!”, acrescenta o presidente norte-americano num outro post.

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, afirmou que o ataque foi efetuado por “um lobo solitário”, explicando que não existem indícios que apontem para um plano de maior dimensão.

  ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Apenas 1% dos muçulmanos apoia o terrorismo, os outros 99% apenas gostariam que o resto do mundo vivesse sob as leis de Maomé que, apesar dos resultados, consideram a perfeição última e ponto final da evolução humana.

    • Eu diria mais: quem acredita em deuses, maomes, etc, etc, que se….
      Mas, qual é o país de cada raça?!
      Dos EUA teria que sair quase toda a população, já que a raça “do país” são os índios americanos!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE