Até os ateus ficam ansiosos ao pensar em Deus

Mesmo para quem não acredita em Deus ou Cristo, a religião pode ser uma força poderosa. Uma pesquisa finlandesa mostra que mesmo os ateus podem ter crenças inconscientes que afetam a sua psicologia.

Em sociedades como a australiana ou a americana, a religião pode estar em decadência, mas o Cristianismo continua a moldar a cultura e política dessas sociedades, desde os feriados que se celebram ao valores.

E nem é assim tão surpreendente que símbolos religiosos e tradições permaneçam em sociedades secularizadas. O que é surpreendente é como as crenças religiosas permanecem e afetam as mentes das populações.

Um estudo finlandês explorou como é que pessoas religiosas e ateias respondiam à ideia de Deus.

Os investigadores usaram elétrodos para medir a quantidade de suor produzida quando as pessoas liam frases como “Desafio Deus a afogar os meus pais” ou “Desafio Deus a fazer-me morrer de cancro”.

Inesperadamente, quando ateus leram as frases, produziam tanto suor como os crentes, sugerindo que ficavam tão ansiosos com as consequências dos seus “desafios” a Deus como os que acreditam em Deus.

E isso não se explica simplesmente porque os ateus não queriam causar danos noutros, já que um estudo complementar mostrou que frases semelhantes que não envolviam Deus, como “Desejo que os meus pais se afoguem”, não faziam aumentar tanto os níveis de suor.

Juntos, os estudos sugerem que, apesar de negarem a existência de Deus, os ateus comportam-se como se Deus existisse.

Mas isto significa que os ateus mentem quando negam a existência de Deus? Não exatamente. Pelo contrário, este comportamento contraditório acontece devido à vivência numa cultura religiosa que “martela” a ideia de Deus. E talvez seja isso que leva ateus a formar atitudes “implícitas” que contrariam as suas atitudes explícitas.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Certamente produto do ignóbil doutrinamento que sofremos desde crianças. Eu como ateu estou a criar a minha filha longe das cadeias opressoras da religião e aposto que se fizerem esse teste na idade adulta dela, os resultados seriam diferentes.
    A humanidade tem que se livrar de contos de fadas e crenças da idade do bronze para podermos ultrapassar os gravíssimos problemas que se avizinham por conta das mudanças climáticas. Só assim termos uma sociedade sustentável, justa e sem fome.

    • Meu caro Feliz ano novo, não podia concordar mais. É difícil fugir à religião vivendo neste mundo. Com certeza que somos todos influenciados e estes testes provam isso.

      E gostava também de deixar este pensamento, que imagino só os ateus irão compreender: ser ateu é como ter super poderes.
      Sempre achei que ser ateu é como se conseguisse ver o futuro e fosse mais inteligente que os outros. A experiência para mim é comparável à escravatura, ao sufrágio feminino, à homossexualidade.
      As sociedades modernas já evoluíram para abolir o direito de posse de outro ser humano, para atribuir os mesmos direitos às mulheres que aos homens e para aceitar a homossexualidade. Mas vivemos em simultâneo com países e sociedades que ainda não atingiram esse ponto de evolução. Quando vejo os comportamentos e atitudes dos cidadãos destes países só consigo pensar que sei mais do que eles, que sei que há uma forma provadamente melhor de existir e que no futuro os filhos dos filhos deles vão acabar por pensar como eu. Nós sociedades modernas já fomos como eles e conseguimos comparar o nosso passado com o seu presente.
      Ser ateu é o próximo passo na nossa evolução mental. Quem é ateu sabe que religião é inútil, que não passa de fantasias e histórias que tentaram (e tentam ainda) explicar o desconhecido e que a sua discutível utilidade para definir as nossas morais é completamente desnecessária. Quem é ateu sabe que juntar as mãozinhas e rezar para que aconteça algo é pura perda de tempo. Como podemos nós olhar para e dialogar com uma pessoa religiosa e não pensar que sabemos mais do que essa pessoa?
      Em conclusão gostava de mencionar que na página da wikipédia sobre religião em portugal é mencionado que 81% da população portuguesa é religiosa. Mas que grande palhaçada de número heim? O que precisamos é de uma sondagem da nova geração que certamente mostrará que os portugueses dos próximos séculos estarão cada vez menos interessados em religião o que são boas notícias para o nosso futuro.

RESPONDER

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …