Até os ateus ficam ansiosos ao pensar em Deus

Mesmo para quem não acredita em Deus ou Cristo, a religião pode ser uma força poderosa. Uma pesquisa finlandesa mostra que mesmo os ateus podem ter crenças inconscientes que afetam a sua psicologia.

Em sociedades como a australiana ou a americana, a religião pode estar em decadência, mas o Cristianismo continua a moldar a cultura e política dessas sociedades, desde os feriados que se celebram ao valores.

E nem é assim tão surpreendente que símbolos religiosos e tradições permaneçam em sociedades secularizadas. O que é surpreendente é como as crenças religiosas permanecem e afetam as mentes das populações.

Um estudo finlandês explorou como é que pessoas religiosas e ateias respondiam à ideia de Deus.

Os investigadores usaram elétrodos para medir a quantidade de suor produzida quando as pessoas liam frases como “Desafio Deus a afogar os meus pais” ou “Desafio Deus a fazer-me morrer de cancro”.

Inesperadamente, quando ateus leram as frases, produziam tanto suor como os crentes, sugerindo que ficavam tão ansiosos com as consequências dos seus “desafios” a Deus como os que acreditam em Deus.

E isso não se explica simplesmente porque os ateus não queriam causar danos noutros, já que um estudo complementar mostrou que frases semelhantes que não envolviam Deus, como “Desejo que os meus pais se afoguem”, não faziam aumentar tanto os níveis de suor.

Juntos, os estudos sugerem que, apesar de negarem a existência de Deus, os ateus comportam-se como se Deus existisse.

Mas isto significa que os ateus mentem quando negam a existência de Deus? Não exatamente. Pelo contrário, este comportamento contraditório acontece devido à vivência numa cultura religiosa que “martela” a ideia de Deus. E talvez seja isso que leva ateus a formar atitudes “implícitas” que contrariam as suas atitudes explícitas.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Certamente produto do ignóbil doutrinamento que sofremos desde crianças. Eu como ateu estou a criar a minha filha longe das cadeias opressoras da religião e aposto que se fizerem esse teste na idade adulta dela, os resultados seriam diferentes.
    A humanidade tem que se livrar de contos de fadas e crenças da idade do bronze para podermos ultrapassar os gravíssimos problemas que se avizinham por conta das mudanças climáticas. Só assim termos uma sociedade sustentável, justa e sem fome.

    • Meu caro Feliz ano novo, não podia concordar mais. É difícil fugir à religião vivendo neste mundo. Com certeza que somos todos influenciados e estes testes provam isso.

      E gostava também de deixar este pensamento, que imagino só os ateus irão compreender: ser ateu é como ter super poderes.
      Sempre achei que ser ateu é como se conseguisse ver o futuro e fosse mais inteligente que os outros. A experiência para mim é comparável à escravatura, ao sufrágio feminino, à homossexualidade.
      As sociedades modernas já evoluíram para abolir o direito de posse de outro ser humano, para atribuir os mesmos direitos às mulheres que aos homens e para aceitar a homossexualidade. Mas vivemos em simultâneo com países e sociedades que ainda não atingiram esse ponto de evolução. Quando vejo os comportamentos e atitudes dos cidadãos destes países só consigo pensar que sei mais do que eles, que sei que há uma forma provadamente melhor de existir e que no futuro os filhos dos filhos deles vão acabar por pensar como eu. Nós sociedades modernas já fomos como eles e conseguimos comparar o nosso passado com o seu presente.
      Ser ateu é o próximo passo na nossa evolução mental. Quem é ateu sabe que religião é inútil, que não passa de fantasias e histórias que tentaram (e tentam ainda) explicar o desconhecido e que a sua discutível utilidade para definir as nossas morais é completamente desnecessária. Quem é ateu sabe que juntar as mãozinhas e rezar para que aconteça algo é pura perda de tempo. Como podemos nós olhar para e dialogar com uma pessoa religiosa e não pensar que sabemos mais do que essa pessoa?
      Em conclusão gostava de mencionar que na página da wikipédia sobre religião em portugal é mencionado que 81% da população portuguesa é religiosa. Mas que grande palhaçada de número heim? O que precisamos é de uma sondagem da nova geração que certamente mostrará que os portugueses dos próximos séculos estarão cada vez menos interessados em religião o que são boas notícias para o nosso futuro.

RESPONDER

Liderança do Montepio pode voltar a mudar

Uma nova reviravolta na administração do Banco Montepio pode estar prestes a acontecer. Carlos Tavares, atual presidente da administração com poderes não executivos, pode voltar a ser presidente executivo deste banco. Se isso acontecer, Dulce Mota …

Berardo era peça na "estratégia" de Sócrates para dominar a banca

Em entrevista ao Jornal Económico, o empresário Patrick Monteiro de Barros defende que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem José Sócrates se serviu para dominar a banca. Patrick Monteiro de Barros disse, em entrevista …

BCE arrasa propostas de Centeno. Reforma coloca em risco independência do BdP

O Banco Central Europeu teceu duras criticas às propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira em Portugal. O BCE admite que a independência do Banco de Portugal poderia ficar em risco. Depois da Comissão …

#MeToo. Acordo de 40 milhões para evitar processo contra Harvey Weinstein

O antigo produtor de Hollywood Harvey Weinstein terá chegado a um acordo no valor de 44 milhões de dólares (cerca de 40 millhões de euros) em indemnização com dezenas das suas vítimas, de forma a …

Paulo Sande, cabeça de lista do Aliança, recebeu salário de Belém. Mas vai devolver

O cabeça de lista do Aliança decidiu devolver o vencimento que lhe foi pago este mês pela Presidência da República enquanto assessor político de Marcelo Rebelo de Sousa. Paulo Sande começou por gozar uma licença sem …

Trump quer vender armas à Arábia Saudita sem aprovação do Congresso

Uma grande venda de bombas à Arábia Saudita pode estar na mira da Administração Trump. O Presidente dos Estados Unidos quer fintar o Congresso norte-americano e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.  O jornal …

Europeias: Com o PS a "malhar" no Bloco, Rangel fala em encenação eleitoral

Na véspera do último dia de campanha para as eleições europeias, António Costa e Augusto Santos Silva deram um empurrão ao candidato do PS com discursos apontados aos parceiros de esquerda. Enquanto isso Paulo Rangel …

ADSE: Hospitais privados faturaram 21 milhões a mais em 2017 e 2018

A ADSE fechou o ano passado com mais dinheiro em caixa do que no ano anterior, contrariando a tendência de queda registada nos últimos três anos, revela o Relatório de Atividades do instituto que gere …

Pré-reforma travada por serviços do Estado

Os serviços do Estado já receberam milhares de pedidos de pré-reforma, mas ainda não foi autorizado qualquer processo. Milhares de trabalhadores já pediram a pré-reforma, mas os serviços do Estado ainda não deram seguimento a qualquer …

Acordo com SIRESP estava por horas. Já passaram quase 2 semanas

Há duas semanas, António Costa disse que o acordo com o SIRESP estava por horas. A proposta de pré-acordo que chegou há mais de uma semana ao Ministério das Finanças ainda não obteve resposta por …