Ataque de milícias na República Democrática do Congo causa 14 mortos

M.a. Pushpa Kumara / EPA

Um ataque de milícias contra uma aldeia na região de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), causou a morte de 14 pessoas, tendo outras quatro ficado feridas. A região tem sido alvo de violência nos últimos meses.

“Conseguimos contar 14 corpos de civis e ainda quatro feridos que foram transportados ao hospital, depois do ataque à aldeia de Ngaddu, em Ituri”, disse Désiré Malo, responsável local, citado pela agência Lusa na quarta-feira.

O número de vítimas mortais foi confirmado pela administração do território de Djugu, na região de Ituri, solicitando que o exército tome medidas para proteger a população. O porta-voz do exército na região, tenente Jules Tshikudi, referiu que os agressores estão a ser perseguidos.

Região rica em ouro, Ituri é palco de violência há semanas. Em junho, 160 pessoas foram mortas e mais de 300 mil fugiram da violência de uma milícia local, segundo dados oficiais das autoridades. No final de 2017 e início de 2018, o território de Djugu foi abalado pela violência entre comunidades, resultando em dezenas de mortes e milhares de refugiados no Uganda, no outro lado do lago Alberto.

Ituri já tinha sido palco de conflitos entre as comunidades de pastores e comunidades de agricultores que mataram dezenas de milhares de pessoas entre 1999 e 2003 nesta província fronteiriça do Uganda e do Sudão do Sul.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.