Várias pessoas esfaqueadas num centro comercial de Sydney. Pelo menos 5 mortos

2

Há pelo menos cinco mortos e diversas vítimas estão em estado crítico, incluindo um bebé. Agressor já foi abatido pela polícia.

Várias pessoas foram esfaqueadas num centro comercial de Sydney, informou neste sábado a polícia australiana.

Há pelo menos cinco mortos e diversas vítimas estão em estado crítico, incluindo um bebé, segundo a ABC News que cita as autoridades locais.

Centenas de pessoas foram evacuadas mas ainda há pessoas dentro do centro comercial.

O ataque correu no centro comercial Westfield, em Bondi Junction, em Sydney, que foi encerrado, tendo a polícia australiana aconselhado as pessoas a evitarem a zona.

Os meios de comunicação social locais referem que várias pessoas foram esfaqueadas e que a polícia disparou sobre uma pessoa. O agressor já foi abatido.

O Serviço de Ambulâncias do Estado de Nova Gales do Sul disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) que um homem tinha sido baleado pela polícia e que era provavelmente o agressor.

Havia a indicação de um segundo atacante. Mas, mais tarde, o primeiro-ministro australiano disse que o autor do ataque parece ter agido sozinho.

“Para todos nós, esta noite, as cenas terríveis em Bondi Junction [nome do centro comercial em Sydney] estão para além das palavras e da compreensão”, comentou Anthony Albanese, numa conferência de imprensa.

O agressor deixou também feridas mais oito pessoas, entre elas um menor, disse Anthony Cooke, vice-comissário da polícia estadual de Nova Gales do Sul, que, ao contrário das palavras do chefe do executivo australiano, não descartou a possibilidade de um “ato terrorista”.

As motivações do agressor, porém, estão por conhecer, acrescentou.

“Ainda não sei quem é [o agressor]. Vocês entenderão que este é um caso muito complexo. As investigações são muito recentes e estamos a tentar identificar o culpado”, acrescentou.

Ao cair da noite, dezenas de policias e ambulâncias ainda se encontram no perímetro do centro comercial com macas prontas para transportar eventuais novos feridos para os hospitais próximos.

Segundo testemunhas, as pessoas entraram em pânico e procuraram abrigo enquanto a polícia tentava proteger a zona.

Várias pessoas refugiaram-se num supermercado, onde permaneceram durante cerca de uma hora.

As imagens das câmaras de vigilância, partilhadas acima, mostram um homem com uma grande faca a correr pelo centro comercial e pessoas feridas deitadas no chão.

Uma testemunha, Roi Huberman, disse à cadeia de televisão ABC que se abrigou numa loja e viu pessoas a saírem do centro comercial em lágrimas.

“E de repente ouvimos um tiro ou talvez dois tiros e não sabíamos o que fazer. Então, uma pessoa muito competente da loja levou-nos para as traseiras, onde a porta podia ser fechada. Depois trancou a loja e deixou-nos passar pelas traseiras e agora estamos cá fora”.

Outra lojista disse ao mesmo canal televisivo: “Pensei que ia morrer. Escondi-me nas traseiras da loja. Ouvi tiros. É o pior momento de sempre, quem faz isso com as pessoas? Eu vi uma mulher deitada no chão. Eu não vi direito o criminoso, ele estava a correr”.

Este tipo de ataque é raro na Austrália.

Em novembro de 2018, um indivíduo armado com uma faca matou uma pessoa e feriu outras duas numa rua de Melbourne antes de ser morto a tiro pela polícia. O crime foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. A xenofobia primária volta a emergir… ainda não se sabe quem foi o autor do crime mas já se conclui que foi da religião X.
    Enquanto os retardados não perceberem que quem comete crimes não o faz em nome de nenhuma religião, mas apenas porque é um frustrado que usa a religião para justificar os seus actos de frustrado, haverá sempre retardados a apontar o dedo aos frustrados criminosos, assemelhando-se assim, psicologicamente, a esses frustrados (mesmo que não cometa crimes de sangue).
    E sim… eu sei… um retardado nem que leia isto 100 vezes, vai lá chegar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.