Ataque a academia de polícia no Paquistão matou 62 pessoas

O número de mortos num ataque esta noite a uma academia da polícia na cidade paquistanesa de Quetta subiu para 62, informaram as autoridades sobre aquele que foi um dos mais mortais ataques extremistas do ano.

“No ataque morreram 59 pessoas do centro policial, além dos três atacantes, e cerca de 100 pessoas ficaram feridas”, disse à agência Efe Anwar-ul-Haq Kakar, porta-voz do Governo da província de Balouchistão, da qual Quetta é capital.

O ataque ao centro de formação de polícias começou antes da meia-noite quando três extremistas entraram nas instalações policiais e começaram a combater as forças de segurança, num confronto que durou várias horas e se prolongou pela madrugada de hoje, disse à Efe, ainda durante a noite, o porta-voz policial Gulab Khan.

Khan indicou que os três atacantes tinham coletes armadilhados e dois deles ativaram os explosivos que levavam.

Em declarações às televisões paquistanesas, Sarfraz Bugti, ministro do Interior da província de Balouchistão, disse que a operação já terminou e que as forças de segurança “limparam” o complexo de terroristas.

Durante o ataque cerca de 700 cadetes encontravam-se na academia, situada a cerca de 20 quilómetros de Quetta.

O major-general dos Frontiers Corps, Sher Afgan, disse à imprensa local que os atacantes pertenciam a um grupo insurgente sunita da vocação sectária Lashkar-e-Jhangvi.

Até agora nenhum grupo reivindicou o ataque.

O Balouchistão é palco habitual de ataques de grupos separatistas, milícias islamitas e redes mafiosas que operam em todo o país.

No passado mês de agosto, um ataque suicida matou 72 advogados num hospital, onde se tinham deslocado devido ao assassínio, uma hora antes, de um colega.

A província é a maior e a mais pobre do Paquistão, apesar de importantes recursos naturais, e é também estratégica, por ser por onde passam ambiciosas infraestruturas rodoviárias e energéticas que ligam a China ao Mar da Arábia.

Este corredor económico sino-paquistanês, que requereu 46 mil milhões de dólares de investimento chinês, tem sido alvo de ataques, designadamente de separatistas, mas a China tem-se declarado confiante quanto à capacidade do exército paquistanês para controlar a situação.

Apesar deste tipo de atentados, o Paquistão tem visto cair o número de ações terroristas, uma tendência que o Governo e o Exército atribuem à operação militar iniciada em junho de 2014 no noroeste do país contra alegados santuários talibãs.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …