Astrónomos podem ter encontrado a borda da Via Láctea

ESA/ATG/ESO/S. Brunier

No ano passado, uma estimativa baseada nos dados de mapeamento de Gaia deu um diâmetro de disco da Via Láctea de cerca de 260 mil anos-luz. Porém, a influência gravitacional e a densidade da Via Láctea estendem-se para mais longe.

A questão era: quão mais longe? Num novo artigo enviado para a revista científica Monthly Notices da Royal Astronomical Society, que está disponível na plataforma de pré-publicação ArXiv, a astrofísica Alis Deason, da Universidade de Durham, e os seus colegas revelaram um diâmetro de 1,9 milhão de anos-luz.

Há mais na Via Láctea do que o que conseguimos ver. De acordo com o ScienceAlert, sabemos isso porque as estrelas nas bordas externas do disco galáctico estão a mover-se muito mais rápido do que deveriam de acordo com a influência gravitacional da matéria detetável.

A influência gravitacional “extra” que dá um empurrão nessa rotação é interpretada como proveniente da matéria escura – um vasto e esférico halo do material que envolve o disco galáctico. Porém, como não conseguimos detectar diretamente a matéria escura, temos de inferir a sua presença com base na forma como afeta as coisas ao seu redor.

Deason e os colegas conduziram simulações cosmológicas de alta resolução dos halos de matéria escura das galáxias da Via Láctea, tanto isoladamente como em análogos do Grupo Local, um pequeno grupo de galáxias com cerca de 9,8 milhões de anos-luz de diâmetro, ao qual a Via Láctea pertence.

Os cientistas estavam particularmente focados na proximidade da Via Láctea à M31, também conhecida como galáxia de Andrómeda, com a qual a Via Láctea deverá colidir em cerca de 4,5 mil milhões de anos. Atualmente, as duas galáxias estão separadas cerca de 2,5 milhões de anos-luz, mas suficientemente próximas para já interagirem gravitacionalmente.

Usando vários programas de simulação diferentes, a equipa modelou o halo da matéria escura da Via Láctea, observando a velocidade radial – a velocidade orbital de objetos que se movem pela galáxia a várias distâncias – e a densidade para tentar definir a borda do halo da matéria escura.

As simulações mostraram que, além do halo da matéria escura, a velocidade radial de objetos como galáxias anãs caiu notavelmente.

Depois, os cientistas compararam os resultados a um banco de dados de observações de galáxias anãs ao redor da Via Láctea no Grupo Local. Como as simulações previram, houve uma queda repentina na velocidade radial.

A distância radial que a equipa calculou até esse limite foi depois de uma distância de cerca de 292 kiloparsecs – cerca de 950.000 anos-luz. Multiplicando este valor para obter o diâmetro, chegaram ao valor de mais de 1,9 milhão de anos-luz.

Esta distância, que ainda pode ser refinada, ajuda a impor restrições importantes à Via Láctea e poderá ser usada para encontrar os limites de outras galáxias.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • Olá, Henrique não sei quantos anos tens mas após aprenderes um pouco mais deves melhorar o teu Português alem da física e outras ciências; e da forma como percebes o método e as metodologias de ensino/aprendizagem e principalmente da forma como os académicos das instituições se enraízam em alguns tronos e a razão pela qual génios como Darwin ou Einstein, (para citar apenas 2 exemplos), encontraram tanta resistência aos seus trabalhos.
      O mais recente talvez seja a da extinção que ocorreu faz 12 a 13 mil anos atrás e a resistência de muita gente ao trabalho cientifico feito para a demonstrar.
      agradecido

  1. a descoberta foi legal desde adulto que quero voltar a ser criança… para voltar a aprender fisica e jornalismo e tradução e como Deus fez isto tudo e como o engenho humano fez Deus … matéria escura energia escura a particula de Deus a iresponsabilidade do Homem enfim é tudo legal.
    1º ensinaram-me na escola depois custou mas aprendi a aprender depois de saber que nada sei e quanto mais sei mais me falta aprender .
    que artigo realmente motivador hehe

    • Deixe de ser ingênuo, você sabe o que interessa a essa gente, mas vai te divertindo, já que pelo jeito você não se interessa pela realidade humana!
      Sem quer ofender é claro!

      • Desculpe se transmiti a mensagem de forma a ser percebida dessa forma, claro que não ofendeu, pelo contrario possibilitou o dialogo, (mesmo que desta forma), penso no entanto que poderiam utilizar um ‘Português’ de melhor qualidade apenas isso.
        Também não quis desmotivar os mais jovens pelo contrario lembrando que existem dificuldades nos caminhos normais.
        Claro que me interessa a realidade humana apesar de vivermos uma época quase irreal e por isso passei a mensagem dessa forma.
        A parte bem disposta ou divertida é para animar e deixar a pensar neste tempo conturbados.
        agradecido
        P.S.: prefiro a Teosofia em vez da Teologia.

  2. Nunca desista dos seus sonhos, se gosta de astrofísica corre atrás disso, não deixe que pessoas ignorantes te coloquem para baixo com seus comentários maldosos, geralmente são pessoas frustradas em algum aspecto de suas vidas.

  3. Quando Alguém acredita em Deus, no Divino, no Transcendente (…), por dogma – algo que não é possível provar ou demonstrar pelas melhores práticas do método cientifico chama-se Fé dogmática -porque o antigo testamento afirma a Sua existência, (comum aos Judeus, Cristãos e Muçulmanos que sempre guerrearam entre si)- algo que não é possível provar ou demonstrar pelas melhores práticas do método cientifico chama-se Fé dogmática; esse Alguém deve compreender que acreditar na não existência de Deus é igualmente de respeitar pois também não pode ser feita ‘prova’ e vice-versa. No entanto existem outros tipos de Fé ou fé, (até tenho uma prima de nome próprio: Fé), nomeadamente uma Fé interior que não depende de Livro, Escrituras, Pastor, Padre, Rabi, Moade etc ; sem ser Budisma dogmático ou não, penso que Sidarta Gautama talvez tenha sido ou seja um do Seres Humanos mais Iluminados, (por Gaia?), de sempre e que não advogava um Budismo dogmático mas algo idêntico ao método cientifico moderno reflectido inclusive na Teosofia assim intuo que Sidarta Gautama consideraria interesante o presente artigo de Astrofisica, dai todo este extenso texto que tive o esforço de escrever e desde já agradeço que me perdoem se feri sem o desejar a Vossa Fé pois todo este artigo fala simplesmente de Astrofisica. Agradecido.
    …”Todos somos pó de estelas…” Carl Sagan

RESPONDER

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …