/

Astrónomos detetaram 60 novos planetas, incluindo uma “Super Terra”

1

Ricardo Ramirez / Universidade de Hertfordshire

Ilustração de artista do planeta Gliese 411b (GJ 411b)

Um grupo de cientistas encontrou 60 novos planetas ao redor de estrelas localizadas perto do nosso sistema solar. Entre os planetas, foi encontrada uma “Super Terra”, chamada Gliese 411b, que tem uma superfície rochosa e está localizada no quarto sistema estelar mais perto do Sol.

De acordo com o estudo publicado no Astronomical Journal, também foram encontradas provas que indicam a presença de mais 54 planetas, totalizando 114. Estas descobertas foram feitas através de 61 mil observações individuais de 1.600 estrelas durante 20 anos.

“É fascinante pensar que, quando olhamos para as estrelas mais próximas, todas elas parecem ser orbitadas por planetas. Esses novos planetas podem nos ajudar a entender melhor o processo de formação do sistema planetário”, disse Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, citado pelo Independent.

Os cientistas vão, agora, elaborar um mapa detalhado para que “os telescópios gigantes do futuro possam ser usados para tirar fotos de alguns ou da maioria dos planetas descobertos”.

  ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.