Astrónomos detetam um novo tipo de supernova

Universidade da Califórnia

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, usou 18 telescópios robotizados por para captar um tipo diferente de explosão de uma supernova, que revelou informações surpreendentes sobre a estrela que acompanha a anã branca que explodiu.

Até agora, os cientistas acreditavam na existência de apenas dois tipos de supernovas no universo: a que ocorre no final do ciclo de vida de uma estrela, quando o seu “combustível” é esgotado no seu núcleo e se inicia o colapso; e a que ocorre quando uma anã branca começa a reunir matéria de outra estrela do mesmo tipo, ficando muito massiva e, consequentemente, explodindo.

Mas, a nova observação da supernova chamada SN 2017cbv notou um brilho azul, algo que é incomum neste tipo de fenómeno. Minutos depois, o especialista David Sand ativou 18 telescópios, que fazem parte do Observatório de Las Cumbres, para monitorizar melhor o evento.

“Com a capacidade do observatório de monitorizar a supernova a cada poucas horas, conseguimos ver a maior parte do aumento e queda do brilho azul pela primeira vez”, adiantou o principal autor do estudo publicado no Astrophysical Journal, Griffin Hosseinzadeh.

Deste modo, os especialistas entenderam que a anã branca que resultou na supernova estava, na verdade, a capturar a matéria de uma estrela que é aproximadamente 20 vezes maior do que o nosso Sol e, consequentemente, não se trata de uma outra anã branca. Ao expandir-se o suficiente para se tornar uma supernova, a anã branca em questão colidiu com a outra estrela, o que gerou o brilho azul rico em luz ultravioleta.

Esta é a primeira vez que os cientistas observam este tipo de supernova. “O universo é mais louco do que os autores de ficção científica imaginam”, brincou Andy Howell, do Observatório de Las Cumbres.

PARTILHAR

RESPONDER

Argélia expulsa para o deserto 390 pessoas (incluindo grávidas e crianças)

A Argélia expulsou este domingo 391 pessoas em condições precárias, incluindo crianças e grávidas, para o deserto do Níger. A Organização Internacional para as Migrações, OIM, indicou que as pessoas expulsas, oriundas de países da África …

Descoberto em Israel um mosaico que retrata os "espiões bíblicos" de Moisés

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de há 1600 anos, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está a "revolucionar" tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo dessa época, apresentando "novas …

Investigadores descobrem que Ross 128 B tem todas as condições para ter vida

O exoplaneta Ross 128 b tem características viáveis para abrigar vida. Uma equipa coordenada por investigadores do Observatório Nacional do Brasil analisou as características físico-químicas do sistema extrassolar Ross 128, e constatou que este sistema …

Naufrágio do século XVI encontrado na Florida (mas o tesouro pertence à França)

Um naufrágio do século XVI, sobrevivente de uma das primeiras viagens europeias à América, foi descoberto na costa da Florida. O achado guarda tesouros que valem milhões de dólares, mas um tribunal norte-americano determinou que a …

Quem é o maior inimigo dos EUA? A União Europeia, respondeu Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos. Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor …

E os vencedores são... Modric, Kane e Mbappé

O médio Luka Modric conquistou hoje a Bola de Ouro, o prémio de melhor jogador do Mundial2018 de futebol, que decorreu na Rússia, apesar da derrota da Croácia na final perante a França (4-2). O jogador …

Os satélites gémeos GRACE-FO já disparam os seus lasers no espaço

Falar de lasers e espaço na mesma frase será suficiente para fazer imaginar loucas batalhas espaciais como as que vemos em filmes como o Star Wars, mas desta vez a utilização de lasers é para …

Prémio Nobel alternativo da Nova Academia vai ser decidido pelo público

Depois do cancelamento do prémio por parte da Academia Sueca, a Nova Academia, criada este ano em protesto, vai atribuir um prémio alternativo. As votações para o prémio ao Nobel (alternativo) da Literatura serão realizadas …

O fungo mortal que queria ser bactéria está a tornar-se um problema de saúde mundial

Um agente patogénico que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para o tratar está a espalhar-se rapidamente pelo mundo. Já foram detectadas infecções em 27 países e há já várias mortes registadas. O mais estranho …

França vs Croácia | "Les bleus" conquistam o Mundo

A França conquistou o seu segundo Campeonato do Mundo. Na final frente à Croácia, os gauleses foram felizes na primeira parte, somando dois golos, um na própria baliza por Mario Mandzukic, e outro de penálti, …