Astrónomos detetam um novo tipo de supernova

Universidade da Califórnia

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, usou 18 telescópios robotizados por para captar um tipo diferente de explosão de uma supernova, que revelou informações surpreendentes sobre a estrela que acompanha a anã branca que explodiu.

Até agora, os cientistas acreditavam na existência de apenas dois tipos de supernovas no universo: a que ocorre no final do ciclo de vida de uma estrela, quando o seu “combustível” é esgotado no seu núcleo e se inicia o colapso; e a que ocorre quando uma anã branca começa a reunir matéria de outra estrela do mesmo tipo, ficando muito massiva e, consequentemente, explodindo.

Mas, a nova observação da supernova chamada SN 2017cbv notou um brilho azul, algo que é incomum neste tipo de fenómeno. Minutos depois, o especialista David Sand ativou 18 telescópios, que fazem parte do Observatório de Las Cumbres, para monitorizar melhor o evento.

“Com a capacidade do observatório de monitorizar a supernova a cada poucas horas, conseguimos ver a maior parte do aumento e queda do brilho azul pela primeira vez”, adiantou o principal autor do estudo publicado no Astrophysical Journal, Griffin Hosseinzadeh.

Deste modo, os especialistas entenderam que a anã branca que resultou na supernova estava, na verdade, a capturar a matéria de uma estrela que é aproximadamente 20 vezes maior do que o nosso Sol e, consequentemente, não se trata de uma outra anã branca. Ao expandir-se o suficiente para se tornar uma supernova, a anã branca em questão colidiu com a outra estrela, o que gerou o brilho azul rico em luz ultravioleta.

Esta é a primeira vez que os cientistas observam este tipo de supernova. “O universo é mais louco do que os autores de ficção científica imaginam”, brincou Andy Howell, do Observatório de Las Cumbres.

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho Europeu reúne-se para a "hora da verdade" do Brexit

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, já apelidou de “momento da verdade” sobre o Brexit a reunião do organismo a que preside, quarta e quinta-feira na cidade de Bruxelas. Durante o jantar agendado para a …

Preço da luz voltar a subir em 2019. ERSE propõe aumento de 0,1%

O preço da eletricidade para os clientes domésticos que fazem parte do mercado regulado deve aumentar 0,1% já em 2019, o que implica, em média, um aumento 5 cêntimos na fatura mensal das famílias portuguesas. …

Câmara de Lisboa admite que SMS da EMEL foi uma situação "excecional"

A Proteção Civil municipal "considerou relevante" utilizar a base de dados da EMEL para enviar a SMS sobre os riscos da tempestade Leslie, "dada a necessidade de alertar o maior número de pessoas", revelou o …

China diz que campos de reeducação no Xinjiang servem para "treinos vocacionais"

O governador da região do Xinjiang, extremo noroeste da China, descreveu hoje o internamento massivo de membros da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigure como um "sistema de formação" que "salva" do extremismo religioso. Shohrat …

Rio acusa Governo de "partidarização" ao escolher Galamba para secretário de Estado

O presidente do PSD, Rio Rio, acusou esta segunda-feira o Governo de estar a “partidarizar a pasta da Energia”, reagindo a notícias que dão conta de que o deputado do PS João Galamba é o …

Encontrado vestígio de vida animal mais antigo de sempre

Investigadores da Universidade da Califórnia afirmam ter descoberto o vestígio mais antigo de vida animal conhecido, de formas de vida que existiram há mais de 635 milhões de anos. O estudo publicado esta segunda-feira na revista …

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …