Astrónomos detectam molécula orgânica que pode ajudar a identificar as origens da vida

ESO / NASA

A nuvem de poeira e gás Sagitário B2, onde se detectou a primeira molécula quiral no meio interestelar

A nuvem de poeira e gás Sagitário B2, onde se detectou a primeira molécula quiral no meio interestelar

Investigadores dos Estados Unidos anunciaram esta terça-feira a descoberta de uma molécula orgânica no espaço interestelar.

Este novo corpo foi descoberto com um radiotelescópio extremamente sensível, que foi capaz de detectar mais de 180 outras moléculas emitindo vibrações distintas.

A molécula é composta por óxido de propileno e foi encontrada “perto do centro da nossa galáxia, numa enorme nuvem de poeira e gás, onde se formam as estrelas”, informou o National Radio Astronomy Observatory.

Trata-se da molécula mais complexa já encontrada fora da região ocupada pelo Sol e pelos planetas e corpos celestes que o orbitam. Até agora, estas moléculas quirais – que estão presentes em tudo o que é vivo na Terra – só tinha sido encontrado em meteoritos caídos na Terra e em cometas no sistema solar.

A incrível descoberta da primeira molécula quiral encontrada no espaço interestelar pode ajudar a solucionar um mistério de longa data: a origem da quiralidade nas moléculas.

Assim como os humanos, as moléculas podem ser destras (com inclinação para a direita) ou canhotas (com inclinação para a esquerda), uma preferência conhecida como quiralidade.

A maioria das moléculas presentes no nosso planeta tendem à esquerda, mas os investigadores não fazem ideia do porquê.

O estudo desta molécula pode significar “um salto pioneiro na nossa compreensão de como as moléculas prebióticas (que deram origem à vida) se formam no universo e os efeitos que podem ter sobre as origens da vida”, afirmou Brett McGuire, químico e coautor do estudo envolvendo a molécula recém-descoberta.

“O óxido de propileno está entre as moléculas mais complexas e intrincadas estruturalmente detectadas até agora no espaço”, afirmou Brandon Carroll, investigador do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

“A deteção dessa molécula abre a porta a novas experiências que vão determinar como e onde a preferência molecular emerge”, complementou.

As informações sobre a molécula detetada foram publicadas na

O artigo que descreve a primeira uma molécula quiral no espaço foi publicado esta terça-feira na revista Science.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …