Astrónomos detectam buraco negro supermassivo a grande distância do centro de galáxia

Astrónomos detetaram, pela primeira vez, um buraco negro supermassivo a uma grande distância do centro da galáxia hospedeira, com base em imagens do telescópio Hubble, anunciou esta quinta-feira a agência espacial europeia (ESA).

O buraco negro foi empurrado para fora do centro da galáxia 3C186, localizada a oito mil milhões de anos-luz da Terra, provavelmente devido à energia exercida pela radiação gravitacional.

As imagens da galáxia captadas pelo telescópio espacial Hubble (na foto), operado pela ESA, revelam um quasar brilhante, a assinatura da energia de um buraco negro ativo, situado longe do núcleo da galáxia.

“Os buracos negros estão nos centros das galáxias, logo é raro ver um quasar que não está no centro [da galáxia]”, assinalou o líder da equipa, Marco Chiaberge, astrónomo no Space Telescope Science Institute, nos Estados Unidos.

Um quasar é um corpo extragalático compacto que se assemelha a um ponto de luz e que emite mais energia do que centenas de galáxias supergigantes.

Um buraco negro é uma região da qual nada, nem mesmo a luz, pode escapar, em resultado da deformação da curvatura espaço-tempo provocada após o colapso gravitacional de uma estrela com uma matéria maciça e infinitamente compacta.

Os astrónomos estimam que o buraco negro em causa tem uma massa mil milhões de vezes superior à do Sol e que terá sido necessária uma energia equivalente a 100 milhões de supernovas para ser afastado do centro da galáxia 3C186.

Segundo os cálculos da equipa internacional de astrónomos, o buraco negro já viajou cerca de 35 mil anos-luz desde o centro da galáxia, mais do que a distância que separa o Sol do núcleo da Via Láctea, e continua a sua viagem a uma velocidade de 7,5 milhões de quilómetros por hora – a esta velocidade, o buraco negro poderia viajar da Terra para a Lua em três minutos.

Uma vez que um buraco negro não pode ser observado diretamente, a massa e a velocidade deste buraco negro supermassivo foi estimada a partir da análise espetroscópica do gás em volta.

Os astrónomos admitem como hipótese que o buraco negro supermassivo foi empurrado para fora do centro da galáxia 3C186 por ondas gravitacionais (deformações no espaço-tempo que se propagam como ondas) desencadeadas pela fusão de dois buracos negros com grande massa no centro da sua galáxia hospedeira.

“Se a nossa teoria estiver correta, as observações fornecem fortes indícios de que os buracos negros supermassivos podem, na verdade, fundir-se”, sustentou o astrónomo Stefano Bianchi, da Universidade Roma Tre, em Itália.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …