Astrónomos descobriram a BOSS Great Wall, o maior objeto do universo

Volker Springel / Max Planck Institute For Astrophysics / SPL

O universo é uma teia de nós gigantes de matéria à volta de buracos vazios

O universo é uma teia de aglomerados gigantes de matéria à volta de buracos vazios

Astrónomos europeus anunciaram na semana passada a descoberta do BOSS Great Wall, um grupo de superaglomerados de galáxias que se estende por cerca de mil milhões de anos-luz de diâmetro.

Trata-se da maior estrutura encontrada até hoje no espaço, dois terços maior do que a Sloan Great Wall, descoberta em 2003.

A descoberta da BOSS (Baryon Oscillation Spectroscopic Survey) Great Wall, que será publicada na Astronomy & Astrophysics, é resultado do levantamento espectroscópico da oscilação acústica dos bariões, uma cadeia de superaglomerados ligados por gases que se encontram a cerca de 4,5 a 6,5 mil milhões de anos-luz de distância da Terra.

Graças à gravidade, estes superaglomerados mantêm-se ligados e se agitam em conjunto através do vácuo do espaço.

A estrutura foi descoberta por uma equipa do Instituto Ilhas Canárias de Astrofísica e é composta de 830 galáxias, com uma massa 10 mil vezes maior do que a Via Láctea.

No entanto, nem todos concordam que o BOSS Great Wall deva mesmo ser considerado uma estrutura única. O argumento é que estes superaglomerados não estão de facto ligados, mas que possuem lacunas mais ou menos ligadas por nuvens de gás e poeira.

Este debate ocorre sempre que objetos do género são encontrados. Contudo, os argumentos por norma resumem-se a definições pessoais do que constitui uma estrutura singular e a maioria dos investigadores acaba por concordar que tais aglomerados são uma coisa só.

O que ninguém discorda, no entanto, é que o BOSS Great Wall é até agora o maior objeto já encontrado no espaço.

Ainda mais incompreensível é o fato de que pode haver vários superaglomerados semelhantes a flutuar a milhares e milhões de anos-luz de distância. À medida que a nossa tecnologia melhorar e a nossa capacidade de ver mais longe no universo aumentar, poderemos ter mais surpresas.

Além de ser incrível, a nova teia de galáxias também pode ajudar os investigadores a compreender melhor como o universo se estruturou após o Big Bang.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …