Astrónomos descobriram a BOSS Great Wall, o maior objeto do universo

Volker Springel / Max Planck Institute For Astrophysics / SPL

O universo é uma teia de nós gigantes de matéria à volta de buracos vazios

O universo é uma teia de aglomerados gigantes de matéria à volta de buracos vazios

Astrónomos europeus anunciaram na semana passada a descoberta do BOSS Great Wall, um grupo de superaglomerados de galáxias que se estende por cerca de mil milhões de anos-luz de diâmetro.

Trata-se da maior estrutura encontrada até hoje no espaço, dois terços maior do que a Sloan Great Wall, descoberta em 2003.

A descoberta da BOSS (Baryon Oscillation Spectroscopic Survey) Great Wall, que será publicada na Astronomy & Astrophysics, é resultado do levantamento espectroscópico da oscilação acústica dos bariões, uma cadeia de superaglomerados ligados por gases que se encontram a cerca de 4,5 a 6,5 mil milhões de anos-luz de distância da Terra.

Graças à gravidade, estes superaglomerados mantêm-se ligados e se agitam em conjunto através do vácuo do espaço.

A estrutura foi descoberta por uma equipa do Instituto Ilhas Canárias de Astrofísica e é composta de 830 galáxias, com uma massa 10 mil vezes maior do que a Via Láctea.

No entanto, nem todos concordam que o BOSS Great Wall deva mesmo ser considerado uma estrutura única. O argumento é que estes superaglomerados não estão de facto ligados, mas que possuem lacunas mais ou menos ligadas por nuvens de gás e poeira.

Este debate ocorre sempre que objetos do género são encontrados. Contudo, os argumentos por norma resumem-se a definições pessoais do que constitui uma estrutura singular e a maioria dos investigadores acaba por concordar que tais aglomerados são uma coisa só.

O que ninguém discorda, no entanto, é que o BOSS Great Wall é até agora o maior objeto já encontrado no espaço.

Ainda mais incompreensível é o fato de que pode haver vários superaglomerados semelhantes a flutuar a milhares e milhões de anos-luz de distância. À medida que a nossa tecnologia melhorar e a nossa capacidade de ver mais longe no universo aumentar, poderemos ter mais surpresas.

Além de ser incrível, a nova teia de galáxias também pode ajudar os investigadores a compreender melhor como o universo se estruturou após o Big Bang.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …

Relógio japonês parado pelo terramoto de 2011 volta a funcionar novamente (graças a outro sismo)

Um relógio japonês com 100 anos de idade que deixou de funcionar depois do devastador terramoto de 2011 voltou a trabalhar após um novo sismo este ano. De acordo com o jornal Maunichi Shumbun, o relógio, …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …