Astrónomos descobrem galáxia mil vezes mais luminosa que a Via Láctea

Hubble Space Telescope

Uma equipa de astrónomos espanhóis descobriu uma das galáxias mais brilhantes já conhecidas até hoje, mil vezes mais luminosa que a Via Láctea, e com uma taxa elevada de formação de estrelas.

A galáxia foi descoberta por uma equipa dirigida pelo professor da Universidade Politécnica de Cartagena, no sudeste da Espanha, Anastasio Díaz-Sánchez, e é de tipo “muito distante” e “submilimétrica”, ou seja, provoca uma grande emissão no infravermelho distante, explicaram os cientistas em comunicado.

Para esta descoberta foi utilizado o Grande Telescópio das Ilhas Canárias e combinações de bases de dados dos satélites WISE (NASA) e Planck (ESA) com o objetivo de identificar as galáxias submilimétricas.

A descoberta foi apresentada num estudo publicado esta semana na revista  Astrophysical Journal Letters.

Hubble Space Telescope

As múltiplas imagens da galáxia descoberta estão indicadas pelas setas brancas

A galáxia pôde ser observada graças a outro conjunto de galáxias próximas, que funciona como uma lente, ampliando o tamanho e o brilho da mesma até 11 vezes, mas sem distorcer as suas propriedades, detalhou Díaz-Sánchez.

Esta é uma das galáxias mais brilhantes entre as denominadas submilimétricas, milhares de vezes mais brilhantes que a Via Láctea. Além disso, este aglomerado de corpos celestes tem uma “elevada taxa de formação estelar“, já que gera estrelas cuja massa total é milhares de vezes maior que a massa do Sol.

Em termos de comparação, a Via Láctea forma a cada ano estrelas com uma massa total que é de duas vezes a do Sol, indicou a cientista do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) e coautora do estudo, Susana Iglesias-Groth.

Segundo a especialista, estas galáxias “abrigam as regiões de formação estelar mais potentes conhecidas no universo e o passo seguinte será estudar a sua riqueza molecular”.

Além disso, segundo assinalou Rafael Rebolo, diretor do IAC, que também participou do projeto, o fato de se tratar de uma galáxia bastante luminosa, que está amplificada e com múltiplas imagens, permitirá estudar a sua zona interior, “algo impossível de se fazer de outra maneira em galáxias tão remotas”.

De acordo com os cientistas, num futuro próximo serão realizados estudos mais detalhados sobre a galáxia com interferómetros como o Extended Millimeter Array (Noema/IRAM), na França, e o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …