Astrónomos descobrem as anãs castanhas mais bizarras de sempre

William Pendrill / NASA

Com a ajuda de cientistas cidadãos, os astrónomos descobriram duas anãs castanhas altamente incomuns, bolas de gás que não são suficientemente maciças para se alimentar como as estrelas.

Os participantes do projeto Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA, ajudaram a levar os cientistas a estes objetos bizarros, usando dados do satélite NEOWISE (Explorador de Infravermelho para Campo Largo de Objetos na Terra) da NASA, juntamente com observações em todo o céu colhidas entre 2009 e 2011 sob seu apelido anterior, WISE.

Os cientistas chamaram a estes objetos recém-descobertos “primeiras subanãs extremas do tipo T”. Pesam cerca de 75 vezes a massa de Júpiter e tem cerca de 10 mil milhões de anos.

As duas anãs castanhas têm composições altamente incomuns. Quando vistas em comprimentos de onda específicos da luz infravermelha, assemelham-se a outras anãs castanhas, mas noutros não se parecem com nenhuma outra estrela ou planeta observado até agora.

Os cientistas ficaram surpreendidos ao ver que têm muito pouco ferro, o que significa que, como estrelas antigas, não incorporaram ferro de nascimentos e mortes nos seus ambientes.

Uma anã castanha típica teria até 30 vezes mais ferro e outros metais do que os objetos recém-descobertos. Uma dessas anãs castanhas parece ter apenas cerca de 3% de ferro do que o nosso Sol.

Estes dois objetos são as anãs castanhas mais parecidas com um planeta já vistas entre a população mais antiga de estrelas da Via Láctea. Os cientistas esperam que exoplanetas muito antigos também tenham um baixo teor de metal.

“Uma questão central é quanto a formação do planeta depende da presença de metais como ferro e outros elementos formados durante várias gerações anteriores de estrelas”, disse Marc Kuchner, investigador principal do Backyard Worlds: Planet 9 e o Citizen Science Officer da Science Mission Directorate da NASA, em comunicado. “O facto de que estas anãs castanhas se parecem ter formado com tão pouca abundância de metais sugere que talvez devêssemos procurar mais exoplanetas antigos com pouco metal ou exoplanetas que orbitam estrelas antigas com pouco metal”.

Os astrónomos querem usar estas anãs castanhas para aprender mais sobre exoplanetas. Os mesmos processos físicos podem formar planetas e anãs castanhas. “Estas surpreendentes e estranhas anãs castanhas lembram exoplanetas suficientemente antigos para nos ajudar a entender a física dos exoplanetas”, disse Kuchner.

Este estudo foi aceite este mês para publicação pela revista científica The Astrophysical Journal.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …