Astronautas da missão Apollo estão a morrer misteriosamente de problemas cardíacos

Os astronautas do programa Apollo, que levou a humanidade à Lua, têm sofrido de problemas cardiovasculares a um nível cinco vezes superior ao normal, provavelmente associados à permanência prolongada no Espaço e ao efeito dos raios cósmicos.

Desvenda-se assim a ponta de um dos mais intrigantes mistérios médicos do programa espacial Apollo: a maioria dos participantes da missão morreram subitamente de problemas cardiovasculares.

O artigo com as conclusões do estudo sobre esta “doença lunar” foi publicado na Scientific Reports.

De acordo com o estudo, 43% dos astronautas já falecidos que sobrevoaram e pousaram na Lua morreram de ataques cardíacos e outros problemas de coração e vasos sanguíneos, o que é quatro a cinco vezes superior à taxa de mortalidade dessas doenças entre outros astronautas e empregados da NASA que não estiveram no Espaço.

A equipa de Michael Delp, da Universidade da Flórida, expôs ratos ao mesmo tipo de radiação a que os astronautas da Apollo estiveram expostos. Ao fim de seis meses – o equivalente a 20 anos humanos – os ratos demonstraram um enfraquecimento das artérias que conduz ao desenvolvimento de aterosclerose nos humanos.

“Não sabemos como é que a radiação cósmica afeta a saúde humana, e em particular o coração e os vasos sanguíneos. Este estudo deu-nos uma primeira oportunidade para avaliar os efeitos negativos que esta radiação provoca no nosso corpo. As experiências com ratos mostraram que os raios cósmicos de facto danificam a saúde dos vasos sanguíneos”, afirma o investigador.

Trata-se do primeiro estudo a analisar a mortalidade dos astronautas do programa Apollo, entre 1961 e 1972, com 11 voos tripulados entre 1968 e 1972. Nove destas missões voaram além da órbita da Terra para o Espaço profundo.

Dos 24 homens que voaram nas missões Apollo, oito morreram e sete foram incluídos no estudo (o oitavo, Edgar Mitchell, morreu depois da análise ter sido feita).

De acordo com Delp, os dados recolhidos serão vitais para a NASA, a Roscosmos e agências espaciais de outros países para preparar um sistema de proteção dos módulos tripulados que irão viajar até à Lua e Marte.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …