Astronautas da missão Apollo estão a morrer misteriosamente de problemas cardíacos

Os astronautas do programa Apollo, que levou a humanidade à Lua, têm sofrido de problemas cardiovasculares a um nível cinco vezes superior ao normal, provavelmente associados à permanência prolongada no Espaço e ao efeito dos raios cósmicos.

Desvenda-se assim a ponta de um dos mais intrigantes mistérios médicos do programa espacial Apollo: a maioria dos participantes da missão morreram subitamente de problemas cardiovasculares.

O artigo com as conclusões do estudo sobre esta “doença lunar” foi publicado na Scientific Reports.

De acordo com o estudo, 43% dos astronautas já falecidos que sobrevoaram e pousaram na Lua morreram de ataques cardíacos e outros problemas de coração e vasos sanguíneos, o que é quatro a cinco vezes superior à taxa de mortalidade dessas doenças entre outros astronautas e empregados da NASA que não estiveram no Espaço.

A equipa de Michael Delp, da Universidade da Flórida, expôs ratos ao mesmo tipo de radiação a que os astronautas da Apollo estiveram expostos. Ao fim de seis meses – o equivalente a 20 anos humanos – os ratos demonstraram um enfraquecimento das artérias que conduz ao desenvolvimento de aterosclerose nos humanos.

“Não sabemos como é que a radiação cósmica afeta a saúde humana, e em particular o coração e os vasos sanguíneos. Este estudo deu-nos uma primeira oportunidade para avaliar os efeitos negativos que esta radiação provoca no nosso corpo. As experiências com ratos mostraram que os raios cósmicos de facto danificam a saúde dos vasos sanguíneos”, afirma o investigador.

Trata-se do primeiro estudo a analisar a mortalidade dos astronautas do programa Apollo, entre 1961 e 1972, com 11 voos tripulados entre 1968 e 1972. Nove destas missões voaram além da órbita da Terra para o Espaço profundo.

Dos 24 homens que voaram nas missões Apollo, oito morreram e sete foram incluídos no estudo (o oitavo, Edgar Mitchell, morreu depois da análise ter sido feita).

De acordo com Delp, os dados recolhidos serão vitais para a NASA, a Roscosmos e agências espaciais de outros países para preparar um sistema de proteção dos módulos tripulados que irão viajar até à Lua e Marte.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …