/

Descoberto o asteróide com a órbita mais rápida do Sistema Solar

(dr) CTIO / NOIRLab / NSF / AURA / J. da Silva (Spaceengine)

Ilustração do asteróide 2021 PH27 na órbita de Mercúrio

Cientistas descobriram o 2021 PH27, o asteróide com a órbita mais rápida do Sistema Solar: 113 dias terrestres.

De acordo com o site Live Science, este asteróide, chamado 2021 PH27, completa uma volta ao Sol a cada 113 dias terrestres. Trata-se do período orbital mais curto de qualquer objeto conhecido do Sistema Solar, com exceção de Mercúrio (88 dias).

Porém, o asteróide faz um percurso muito mais elíptico do que o planeta e, portanto, fica consideravelmente mais perto da nossa estrela – cerca de 20 milhões de quilómetros quando está mais próximo, em comparação com os 47 milhões de quilómetros de Mercúrio.

Durante esta passagem tão próxima, a superfície do 2021 PH27 fica quente o suficiente para conseguir derreter chumbo – cerca de 500 graus Celsius –, estima a equipa de cientistas responsável pela sua descoberta.

Segundo o mesmo site, este grande contacto com a gravidade do Sol também faz com que o asteróide experiencie os maiores efeitos da relatividade geral de qualquer objeto conhecido do Sistema Solar. Tais efeitos manifestam-se como uma leve oscilação na sua órbita elíptica.

Esta órbita, aliás, faz com que o asteróide não vá ser estável a longo prazo. Os investigadores consideram que provavelmente irá colidir com o Sol, Mercúrio ou Vénus, daqui a alguns milhões de anos, se não for desviado do seu percurso atual por uma interação gravitacional primeiro.

A equipa estima que o 2021 PH27 tem cerca de um quilómetro de largura e que se terá originado no cinturão de asteróides principal entre Marte e Júpiter, tendo sido depois “chutado” por interações gravitacionais com um ou mais planetas.

No entanto, destaca o Live Science, o seu percurso orbital é inclinado em 32 graus em relação ao plano do Sistema Solar. Tal inclinação sugere que pode ser também um cometa extinto que nasceu no Sistema Solar mais distante, tendo sido depois capturado numa órbita mais próxima depois de passar por Marte, pela Terra ou outro planeta rochoso.

Esta descoberta foi relatada, a 21 de agosto, no site da Minor Planet Center.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.