Associação de Árbitros já reagiu às declarações de Bruno de Carvalho

Miguel A. Lopes / Lusa

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) está a analisar as declarações do presidente do Sporting sobre alegados aliciamentos a árbitros por parte do Benfica e desafiou Bruno de Carvalho a provar o que disse na TVI24.

“Estamos a analisar essas declarações, que são muito recentes. Aquilo que jamais iremos admitir é que ponham em causa a idoneidade das nossas equipas de arbitragem. Se têm algo que possam provar que o provem, porque nós seremos também os primeiros a fazê-lo”, disse esta terça-feira Fontelas Gomes, o presidente da APAF.

No “Prolongamento” desta segunda-feira, programa da TVI 24, Bruno de Carvalho, o presidente do Sporting, denunciou alegados aliciamentos a árbitros por parte do Benfica, referindo que, por ano, o valor que os ‘encarnados’ despendem em jantares e prendas ronda “um quarto de milhão de euros”.

Fontelas Gomes garantiu que os “os árbitros cumprem à risca as instruções do código de ética da UEFA”, segundo o qual podem aceitar ofertas até 200 francos suíços, cerca de 183 euros, e referiu que a oferta de camisolas “é uma prática feita por toda a Europa”.

O presidente da APF explicou que os árbitros, se virem “algo que não se enquadre dentro desses parâmetros, devem reportá-lo às autoridades competentes e no relatório de jogo”.

Fontelas Gomes assegurou que a APAF nunca teve conhecimento de qualquer violação desse regulamento: “Nunca tivemos qualquer ‘report’ de que houvesse algo que fosse anormal, por isso estamos perfeitamente tranquilos em relação aquilo que são as práticas por essa Europa fora”.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, garantiu que o organismo “está em permanente contacto com a APAF e sempre empenhado em salvaguardar o bom nome dos árbitros”.

“Não ganha nada desde os tempos em que era criança”

O Benfica ainda não teceu qualquer comentário às declarações do presidente do Sporting mas um dos antigos dirigentes dos ‘encarnados’, José Manuel Antunes, já fez questão de se antecipar.

“O Benfica não pode deixar de apresentar uma queixa-crime perante a informação gravíssima e que tem de ser esclarecida. Fica a pairar no ar que o Benfica compra os delegados, os árbitros, compra o futebol todo”, afirmou à Renascença.

“Bruno de Carvalho tem trauma de o Benfica ganhar títulos em todas as modalidades, enquanto ele não ganha nada desde os tempos em que era criança. Já não se deve lembrar de quando o Sporting ganhou o campeonato”, acrescentou com ironia.

O ex-dirigente estranhou ainda que o ataque se tenha limitado ao Benfica, dizendo que deixou Pinto da Costa de fora das acusações.

“Deve estar a pensar em alguma aliança com o FC Porto”, disse.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. São todos uns santinhos agora, querem ver! Se assim fosse, não havia cá apitos dourados!…
    E a questão não é só os árbitros aceitarem a prendinha! Ó Benfica, de onde vem esse dinheiro todo?! Se fosse o Sporting, já caía o carmo e a trindade!!!!

  2. A ser verdade é uma bela maneira de lavar o dinheiro do pó branco que por lá andou.
    A ser verdade essas informações vieram de onde? – o Jorge jesus é um boca de trape que nã sabe tar calade.

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …