O Emilio, criado por Ricardo Batista, é um assistente pessoal com IA. Já pode ser aplicado no Gmail e deve chegar a todos os servidores.
O e-mail, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, é uma ferramenta utilizada por milhões e milhões de pessoas.
O que quer dizer que, a cada dia que passa, ficam milhões e milhões de e-mails por ler.
Há contas que registam centenas de e-mails não lidos (por dia); e é para combater isso que foi criado o Emilio.
O Emilio não é uma pessoa; é um assistente pessoal. É uma ferramenta com Inteligência Artificial (IA) para “limpar” a caixa de correio electrónico.
Foi criada por um português, Ricardo Batista, com a colaboração do espanhol Daniel García, um ex-engenheiro da Tesla.
“Qualquer profissional hoje em dia acaba o dia com 200 mensagens por ler no Slack, 100 emails por ler, e ainda tem que ir ver o WhatsApp dos amigos e da família. Isto gerava em nós (e confirmámos que também nas pessoas que nos rodeiam) uma ansiedade — nem sabíamos por onde começar a processá-las”, conta Ricardo, no portal ECO.
Por isso, e após uma conversa com Daniel, os dois começaram a criar um assistente pessoal que processa as mensagens e as prioriza com base nas preferências pessoais. Dá “alguma organização” e um resumo do que é preciso fazer.
“E em breve irá, com base no conhecimento e tom do utilizador, planear o que pode ser escrito, para que o utilizador possa clicar no botão ‘enviar’. Nos nossos primeiros testes, conseguimos fazer decrescer o tempo gasto em email em 60-70%“, relatou o co-fundador, que vive em Espanha.
A ferramenta já pode ser utilizada no Gmail mas pretende chegar a todas as plataformas.
O Emilio vai ser lançado nesta semana. Há mais de 100 pessoas na lista de espera.