Assistente que não validou golo de Portugal na Sérvia afastado do Euro 2020

O holandês Mario Diks, o árbitro assistente que não validou o golo de Cristiano Ronaldo nos instantes finais do Sérvia-Portugal, na qualificação para o Mundial 2022 de futebol, confirmou nesta terça-feira que vai falhar o Euro 2020.

Em declarações à cadeia de televisão holandesa Omrop Fryslan, Mario Diks revelou que o árbitro Danny Makkelie lhe comunicou, quatro dias após o jogo em Belgrado, que tinha perdido a confiança no auxiliar, face ao sucedido na partida disputada em 27 de Março e que terminou com empate 2-2.

“É uma enorme deceção para mim, tão perto do Campeonato da Europa. [Makkelie] Disse-me que queria seguir com outro assistente, porque perdeu a confiança na nossa colaboração. Confesso que esperava mais apoio, compreensão e confiança, depois de uma colaboração bem-sucedida durante tantos anos”, disse Diks à Omrop Fryslan.

Depois de vários anos a integrar a equipa de arbitragem liderada por Danny Makkelie, o assistente Mario Diks foi substituído nas últimas semanas por Jan de Vries, o qual deverá, assim, ser um dos árbitros auxiliares escolhidos para participar no Euro 2020.

Em 27 de Março, Portugal e Sérvia empataram 2-2, na segunda jornada do Grupo A de qualificação para o Mundial 2022, num encontro no qual a seleção nacional até poderia ter saído com o triunfo, caso Mario Diks tivesse validado o golo marcado por Cristiano Ronaldo, aos 90+4 minutos.

No último lance da partida, a bola rematada pelo avançado luso foi afastada por Stefan Mitrovic quando já tinha ultrapassado totalmente a linha de baliza, conforme foi possível comprovar pelas imagens televisivas.

Na sequência, Ronaldo acabaria por ser sancionado por Danny Makkelie com um cartão amarelo, devido aos protestos, e depois do apito final atirou a braçadeira de capitão para relvado, manifestando enorme frustração pela decisão.

Na altura, o selecionador nacional, Fernando Santos, revelou que Makkelie lhe pediu desculpas pela má decisão da equipa de arbitragem logo após a partida.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor,
      A competição, que devia ter-se realizado em 2020, foi adiada para 2021, mas continua a designar-se Euro2020. Não se chamava Euro 2020, nem passou a chamar-se Euro 2021 ou Euro2021.

RESPONDER

Gestor de redes sociais do Chega suspenso pelo Twitter

O gestor das redes sociais do Chega viu a sua conta pessoal ser suspensa pelo Twitter. Na semana passada, apresentou-se em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica. "Falta muito mato para …

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …