As plantas sabem que a erupção de um vulcão está prestes a acontecer

ZAP // Dall-E-2

Um estudo recente publicado na revista Geochemistry, Geophysics, Geosystems sugere que a imagiologia por satélite do comportamento das plantas pode fornecer avisos precoces para erupções vulcânicas.

Numa abordagem inédita, uma equipa de investigadores da Universidade McGill,, liderada por Robert Bogue, monitorizou a saúde das plantas como um indicador de atividade vulcânica.

Tradicionalmente, um aumento das emissões de dióxido de carbono é um bom indicador de atividade vulcânica, mas estas emissões são difíceis de detetar, devido à inacessibilidade dos locais vulcânicos.

Para superar esta dificuldade, a equipa analisou imagens de satélite do Parque Nacional de Yellowstone entre 1984 a 2022.

O parque de Yellowstone, conhecido pelas suas significativas emissões de CO2, é um grande sistema vulcânico de caldeira, com uma notável atividade hidrotermal.

O estudo encontrou uma correlação entre o aumento da verdura das plantas, indicativo de um crescimento impulsionado pelo CO2 adicional, e o subsequente escurecimento à medida que a atividade vulcânica atingia o seu pico, atribuído à mortalidade das plantas causada por dióxido de enxofre e temperaturas elevadas.

Este padrão sugere que a saúde das plantas pode sinalizar erupções vulcânicas iminentes. O método tem potencial para fornecer avisos antecipados de atividade vulcânica — eventualmente, com anos de antecedência.

O método, explica o Interesting Engineering, é particularmente adequado para a monitorização de estratovulcões em áreas florestais, como o vulcão Taal nas Filipinas ou o Monte Etna na Itália.

No entanto, a abordagem pode enfrentar desafios em regiões com espécies de árvores diversas ou onde o habitar das plantas está pressionado por outros fatores, como secas ou incêndios florestais.

Os investigadores salientam a importância de dar atenção a efeitos ecológicos subtis, que muitas vezes são negligenciados por observadores humanos, e que podem servir de aviso precoce de atividade vulcânica.

Os resultados do estudo foram apresentados num artigo publicado recentemente na Geochemistry, Geophysics, Geosystems.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.