A culpada das noites ruidosas entre 4 a 10 de junho é a Liga das Nações. O Governo autorizou a suspensão temporária dos limites aos voos noturnos nesse período, tal como já aconteceu na Liga dos Campeões, em 2014.
As noites entre 4 e 10 de junho podem ser mais ruidosas do que o normal, uma vez que há a possibilidade de haver mais aviões no céu. A culpada é a Liga das Nações da UEFA 2019.
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda,autorizaram a suspensão temporária dos diplomas que limitam a circulação noturna de aviões.
De acordo com o Expresso, a derrogação do regime designado de night curfew (limitação horária) vai ocorrer entre a meia noite de dia 4 e estender-se-á até às 6h00 de dia 10, e “abrange apenas os voos ou movimentos aéreos referentes ao evento especial relativo à fase final da Liga das Nações da UEFA 2019”.
A derrogação pode acontecer “atendendo aos custos e benefícios que as diferentes medidas aplicáveis são suscetíveis de gerar e às caraterísticas específicas de cada aeroporto, devendo, para o efeito, tais derrogações ser aprovadas por Portaria dos Ministros das Infraestruturas e da Habitação e do Ambiente e da Transição Energética”.
Com a Portaria n.º 156/2019, publicada em Diário da República esta terça-feira, 21 de maio, por conta do evento futebolístico, a derrogação foi aprovada.
Esta derrogação “excecional e temporária” deve-se à fase final da Liga das Nações da UEFA 2019 que “ocorrerá em Portugal, no norte do País, nos estádios do Dragão (Porto) e D. Afonso Henriques (Guimarães), no período compreendido entre os dias 5 e 9 de junho”.
Segundo o diploma, este é um “evento importante relativamente ao qual o Governo Português expressou o seu apoio, com impacto favorável na economia local e em receitas de turismo e cujo sucesso se repercutirá favoravelmente na imagem do País, prevendo-se grande afluência às cidades anteriormente mencionadas, constituindo o transporte aéreo o meio de transporte privilegiado pelos adeptos”.