As libelinhas fazem-se de mortas para não serem violadas pelos machos

ironammonite / Flickr

Uma libelinha da espécie Aeshna juncea

Uma libelinha da espécie Aeshna juncea

Afinal, parece que o machismo não é só uma preocupação humana. Um estudo com a espécie Aeshna juncea descobriu que 88% das libelinhas fêmeas fingem a própria morte para escapar ao assédio dos machos da mesma espécie.

O cientista Rassim Khelifa, da Universidade de Zurich, estava a observar duas libelinhas em pleno voo, quando reparou que o animal que estava à frente, uma fêmea, caiu no chão e ficou lá como se estivesse morta.

O macho ficou por perto algum tempo, até que desistiu e foi embora. Logo depois, a primeira libelinha começou a voar novamente, como se nada tivesse acontecido.

Curioso, o cientista decidiu estudar se este comportamento poderia ser propositado, talvez para evitar o assédio dos machos – e percebeu que sim. Além de ser tudo planeado, esta técnica realmente resulta para mais de 60% das libelinhas.

Mas por que é que estes insetos se sentem obrigados tomar uma decisão tão drástica? Para entender esta questão, é importante perceber como é que se dá a reprodução da espécie.

As libelinhas fêmeas aproximam-se de lagos para reproduzir, onde os machos estão à espera. Depois do cruzamento, todos os ovos são fertilizados e deixados na água. O problema é que, quando há muitos machos no local, estes perseguem as libelinhas e realizam uma espécie de violação que prejudica a fertilidade e a vida da fêmea.

É claro que as libelinhas correm um grande risco quando se atiram para o chão em pleno voo. Mas, para as Aeshna juncea, a técnica parece valer a pena.

Segundo o estudo publicado na Ecological Society of America, todas as libelinhas que não se fingiram de mortas foram alcançadas e violadas pelos perseguidores durante a tentativa de fuga.

Apesar de invulgar, este comportamento já se verificou noutras espécies como nas aranhas. Para evitar serem comidos pelas fêmeas, os machos fazem-se de mortos depois do ato sexual.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …