As libelinhas fazem-se de mortas para não serem violadas pelos machos

ironammonite / Flickr

Uma libelinha da espécie Aeshna juncea

Uma libelinha da espécie Aeshna juncea

Afinal, parece que o machismo não é só uma preocupação humana. Um estudo com a espécie Aeshna juncea descobriu que 88% das libelinhas fêmeas fingem a própria morte para escapar ao assédio dos machos da mesma espécie.

O cientista Rassim Khelifa, da Universidade de Zurich, estava a observar duas libelinhas em pleno voo, quando reparou que o animal que estava à frente, uma fêmea, caiu no chão e ficou lá como se estivesse morta.

O macho ficou por perto algum tempo, até que desistiu e foi embora. Logo depois, a primeira libelinha começou a voar novamente, como se nada tivesse acontecido.

Curioso, o cientista decidiu estudar se este comportamento poderia ser propositado, talvez para evitar o assédio dos machos – e percebeu que sim. Além de ser tudo planeado, esta técnica realmente resulta para mais de 60% das libelinhas.

Mas por que é que estes insetos se sentem obrigados tomar uma decisão tão drástica? Para entender esta questão, é importante perceber como é que se dá a reprodução da espécie.

As libelinhas fêmeas aproximam-se de lagos para reproduzir, onde os machos estão à espera. Depois do cruzamento, todos os ovos são fertilizados e deixados na água. O problema é que, quando há muitos machos no local, estes perseguem as libelinhas e realizam uma espécie de violação que prejudica a fertilidade e a vida da fêmea.

É claro que as libelinhas correm um grande risco quando se atiram para o chão em pleno voo. Mas, para as Aeshna juncea, a técnica parece valer a pena.

Segundo o estudo publicado na Ecological Society of America, todas as libelinhas que não se fingiram de mortas foram alcançadas e violadas pelos perseguidores durante a tentativa de fuga.

Apesar de invulgar, este comportamento já se verificou noutras espécies como nas aranhas. Para evitar serem comidos pelas fêmeas, os machos fazem-se de mortos depois do ato sexual.

ZAP ZAP // Hypeness

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …