As libelinhas fazem-se de mortas para não serem violadas pelos machos

ironammonite / Flickr

Uma libelinha da espécie Aeshna juncea

Uma libelinha da espécie Aeshna juncea

Afinal, parece que o machismo não é só uma preocupação humana. Um estudo com a espécie Aeshna juncea descobriu que 88% das libelinhas fêmeas fingem a própria morte para escapar ao assédio dos machos da mesma espécie.

O cientista Rassim Khelifa, da Universidade de Zurich, estava a observar duas libelinhas em pleno voo, quando reparou que o animal que estava à frente, uma fêmea, caiu no chão e ficou lá como se estivesse morta.

O macho ficou por perto algum tempo, até que desistiu e foi embora. Logo depois, a primeira libelinha começou a voar novamente, como se nada tivesse acontecido.

Curioso, o cientista decidiu estudar se este comportamento poderia ser propositado, talvez para evitar o assédio dos machos – e percebeu que sim. Além de ser tudo planeado, esta técnica realmente resulta para mais de 60% das libelinhas.

Mas por que é que estes insetos se sentem obrigados tomar uma decisão tão drástica? Para entender esta questão, é importante perceber como é que se dá a reprodução da espécie.

As libelinhas fêmeas aproximam-se de lagos para reproduzir, onde os machos estão à espera. Depois do cruzamento, todos os ovos são fertilizados e deixados na água. O problema é que, quando há muitos machos no local, estes perseguem as libelinhas e realizam uma espécie de violação que prejudica a fertilidade e a vida da fêmea.

É claro que as libelinhas correm um grande risco quando se atiram para o chão em pleno voo. Mas, para as Aeshna juncea, a técnica parece valer a pena.

Segundo o estudo publicado na Ecological Society of America, todas as libelinhas que não se fingiram de mortas foram alcançadas e violadas pelos perseguidores durante a tentativa de fuga.

Apesar de invulgar, este comportamento já se verificou noutras espécies como nas aranhas. Para evitar serem comidos pelas fêmeas, os machos fazem-se de mortos depois do ato sexual.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …