As estrelas estão a “lançar” cometas para a Terra

Já muitos astrónomos o suspeitavam, mas nunca tinha sido confirmado. Agora, cientistas observaram, pela primeira vez, estrelas a “lançar” cometas em direção ao nosso Sistema Solar.

Os astrónomos polacos conseguiram identificar as duas estrelas “culpadas”, depois de estudar em detalhe os movimentos de outras 600 estrelas próximas, todas a uma distância máxima de 13 anos-luz do Sol. A descoberta valida uma teoria que já tem mais de 50 anos.

Segundo a teoria, explica o Canal Tech, as estrelas e os cometas formam uma espécie de parceiros de dança no Universo. De acordo com a tese, os cometas são atirados para dentro do Sistema Solar a partir da nuvem de Oort pela ação da gravidade de alguns astros brilhantes que passam brevemente perto da nossa vizinhança.

A nuvem de Oort, proposta inicialmente em 1932 por Ernst Öpik e retomada em 1950 pelo astrónomo Jan Oort, é um aglomerado de objetos que fica a pelo menos 50 mil unidades astronómicas de distância do Sol – é cerca de 66 vezes a distância de Neptuno ao astro. Acredita-se que este seja o limite do Sistema Solar.

A tese é que os cometas são objetos que saem desta nuvem para entrar no sistema, empurrados pela ação de alguma estrela de outro sistema.

O novo artigo sugere que a teoria pode ter alguma correlação com a realidade. Aceite para ser publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, o estudo, que está disponível no ArXiv, descreve o cálculo que os astrónomos fizeram para identificar que algumas estrelas mudaram significativamente a órbita de alguns cometas no Sistema Solar.

“No nosso estudo, descobrimos apenas dois casos em que isso realmente aconteceu e, ainda assim, observamos dúzias de cometas todo ano”, disse a autora principal do estudo, Rita Wysoczańska, citada pelo Live Science. Foram observadas cerca de 650 estrelas, calculando as suas trajetórias e, então, verificando se as suas órbitas têm alguma coincidência com as de 270 cometas de longo período.

Foram criados modelos para os pares possíveis de estrelas e cometas, para identificar um ponto em comum entre eles. Depois, removiam a estrela para se certificar de que o astro realmente influenciou a órbita de cada cometa.

Agora, segundo a ABC, os cientistas acreditam que a órbita dos cometas é influenciada por um conjunto forças gravitacionais de estrelas ainda mais distantes, que criam as órbitas de longo período dos cometas. Ao entrarem no Sistema Solar, os objetos passam a sofrer a influência dos planetas.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Não posso deixar passar em claro essa observação dos gays, que com todo o respeito revela ignorância sobre o porquê de existirem gays.
    De uma vez por todas vou explicar para quem não entende porque se é homossexual.
    De cada vez que vimos á Terra, reencarnação, escolhemos um género feminino ou masculino. Na próxima vida se quisermos mudar de género não ficará defenido, só na terceira vida o género ficará defenido. Assim quem é nesta vida homossexual encontra-se na vida do meio. Este processo já nos aconteceu a todos numa vida qualquer. Devemos aceitar esta condição pois não se trata de nenhuma doença ou distúrbio mental. São pessoas completamente normais. Somos todos irmãos de alma, pois vimos da mesma fonte, a gruta da criação que se encontra aqui na Terra. Abraço

      • Também acho, este sabe tudo sobre o seguimento da vida e nem aceita que esta tem um princípio e um fim, só não sabe nem consegue é apresentar provas, mais ou menos como os defensores de que a Terra é plena.

    • Bom ver irmãos portugueses a falar sobre o assunto de forma tão leve, o que naturalmente deveria ser.
      Aqueles que agridem a opção de outro indivíduo deveriam se preocupar mais com a própria vida, e com as próprias opções. A isso dá-se o nome de livre arbítrio.
      Somos héteros, traímos nossas mulheres, e usurpamos a mão de obra alheia em troca de sua sobrevivência. Tens aí o modelo dessa mentalidade mesquinha e atrasada, que acha ser o centro de tudo, e portanto que tudo é determinado a sua conveniência.
      Bravo Jorge!
      ps. Terraplanistas tem um comportamento parecido com o seu, que nem se apresenta pelo nome. Até pensei que o fosse, pois pelas bandas de cá há uma febre desses tacanhos.
      Mas naquilo que acreditamos, a vida é um aprendizado, e como tal, desejamos a você, anônimo, que evolua, e possa suavizar a sua jornada de descrença. Comece a olhar para si, e ver o que podes melhorar. Pois o comportamento de quem “sabe de tudo” é seu, não do amigo Jorge. O amigo é cheio de dúvidas, por isso procura autoconhecimento e está aberto a mudanças. Já tu, só à convicções medíocres. Mas o alento é que a distância pode ser maior, o caminho mais difícil, mas todos chegaremos lá. Meus votos são de que possas se libertar dessa prisão, e passar a levar esperança e harmonia por onde passa, no lugar da angústia que carregas.
      Abraços a todos! Sejam o amor de Cristo aos seus irmãos. E que possam enxergar a verdade por trás da linda metáfora.

  2. Só podiam ser portugueses!!!! Se o Brasil é o que é hj é graças a voces, largaram tudo que nao pestava aqui. Agora demonstram a burrice pelo preconceito.

    • Mais um ignorante apalermado!..
      Claro, 200 anos depois e a culpa ainda é dos outros!…
      Na verdade, a culpa é dos romanos que andaram por cá há 2000 anos… também andaram pela Holanda e obviamente pela Itália – portanto não há dúvida que a culpa é toda deles!!
      Se fosse a ti processava os romanos pela vossa falta de educacao/educação, pela criminalidade/violência, pelas seitas religiosas que só roubam e atrasam o Brasil, pelo Bolsonaro, etc, etc!…
      Com gente como tu, não admira que o Brasil esteja como está!!

  3. LooooooooooooooL
    É impressionante como uma simples notícia de astrologia, põe duas ou mais pessoas, a discutirem por causa de uma coisa que nada tem a ver com o assunto publicado na pagina…
    LOOOOOOOOOOOOOOL

  4. Prezados patrícios, sou brasileiro de sobrenome Petenuci Cardoso, tenho sangue romano e lusitano com muito orgulho, porém, há se confessar que tanto um quanto o outro já cometeram as maiores atrocidades que se possa imaginar. Vale lembrar que os romanos levavam seus escravos para lo cai parecidos com o Coliseu e promoviam uma suruba em massa, e para quê? Eu explico. Para que ninguém soubesse quem era seu pai e assim não criassem o vínculo familiar, pois a família tradicional é a base de uma sociedade saudável. Pais que trabalham e mães que cuidam, mas, existe uma classe suja neste mundo que tenta destruir estes valores pois sabe que por conta deles as pessoas tem oportunidades de se desenvolver e não ser escravizado novamente. Veja que quando os escravos romanos eram libertos e juntavam um dinheiro eles compravam suas terras e viviam delas e passavam isso como herança a seus filhos e isso trouxe muitos benefícios através da instituição. O que quero dizer é que tudo vai contra a família tradicional deve ser observado com muito cuidado, pois não tenho nada contra homossexualidade, porém, sempre fica a pergunta, qual espécie em nosso planeta os senhores já viram seguir por uma vertente onde sua total adoção levaria tal espécie a extinção?? Ora patrícios, sejamos todos gays então e assim vamos nos extinguir.

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …