Artlant falhou primeiro pagamento à Caixa assim que abriu fábrica

A empresa Artlant, criada pelos espanhóis da La Seda para o projeto petroquímico em Sines e financiada pela Caixa Geral de Depósitos, arrancou em 2008, passou funcionar em 2012 e passados cinco anos faliu, noticia o Jornal Económico.

De acordo com o diário de economia, que avança a notícia esta terça-feira, poucos meses depois de ter começado a operar, a Artland falhou logo o pagamento da primeira tranche do empréstimo à Caixa. Ainda assim, observa o jornal, o crédito foi reforçado.

Falida no verão de 2017, segundo a auditoria da EY às contas do banco do Estado, a Artland provocou perdas de mais de 200 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos. Entre 2008 e 2017, passou de ser um projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) para um Processo Especial de Revitalização (PER).

“A fábrica entrou em produção em março de 2012, mas, devido a um conjunto de constrangimentos relacionados com a sua atividade, o seu desempenho real tem estado abaixo do plano de negócios inicialmente definido, originando dificuldades de tesouraria que implicaram a necessidade de concessão de crédito adicional pela Caixa face ao inicialmente previsto”, lê-se num relatório enviado pela Deloitte ao conselho de administração da CGD e ao Banco de Portugal, a que o matutino teve acesso.

O empréstimo inicial da CGD foi de 350 milhões de euros, tendo segundo a auditora chegado aos 408 milhões de euros a 30 de junho de 2012.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Inacreditável. E ainda dizem que somos um País pobre??? Não faltam milhões para emprestar a quem não paga e depois vai à falência – fica tudo por isso mesmo. Somos é demasiado ricos e geridos por parvalhões e/ou ladrões…Meu Deus…

RESPONDER

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

"Sou trans". Jovem português agredido em Inglaterra por ser transexual

"Sou trans". Foi o que bastou Ruan, um jovem português de 21 anos, dizer para ser agredido perto de casa, em Inglaterra. De acordo com o Público, Ruan Filipe, natural de Santa Maria da Feira, terá …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola" na Guiné, disse …

Doença em vacinados não surpreende porque vacinas não evitam infeção, diz médico

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública disse esta terça-feira que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção. “Sabemos que as …

Israel testa laser aéreo para abater drones

Israel indicou esta segunda-feira ter utilizado um laser aéreo para abater drones [aparelhos aéreos não tripulados] numa série de testes, “um avanço tecnológico” para fortalecer o sistema de defesa. Este novo sistema de laser, instalado a …

Governo britânico aprova mais de 60 mil espetadores. OMS preocupada com relaxamento nas restrições

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou esta terça-feira a sua preocupação com o afrouxamento das restrições verificadas em alguns dos países anfitriões do Euro2020 de futebol, pedindo rápidas reações após verificar surtos de covid-19 …

Cabrita admite apuramento de responsabilidades para elementos do Movimento Zero

O ministro da Administração Interna admitiu esta terça-feira que estão a ser apuradas responsabilidades em relação ao comportamento de alguns elementos das forças de segurança na manifestação do Movimento Zero realizada na segunda-feira em Lisboa. “Estou …

Merkel critica governo português por abrir portas a britânicos (e usa Portugal como exemplo da descoordenação na UE)

A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou esta terça-feira a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que a seu ver …