/

Arqueólogos recriam escola de gladiadores romana

 

Arqueólogos conseguiram recriar digitalmente uma escola de gladiadores romana descoberta nas margens do rio Danúbio, na Áustria.

As ruínas datam do século 2 a.C. e ainda permanecem em grande parte enterradas.

Para reconstruir virtualmente o local, os cientistas usaram radares de ponta, capazes de penetrar no solo e mapear o que está sob a terra.

O trabalho dos arqueólogos foi publicado na revista de arqueologia Antiquity.

Esta escola de gladiadores – chamadas de ludus, na época – só perde em tamanho para a escola do Coliseu, em Roma, a Ludus Magnus.

A escola está numa área de 11 mil metros quadrados, cercada por uma muralha. O edifício propriamente dito ocupa 2,8 mil metros quadrados.

A escola ficava em Carnuntum, uma cidade romana que era um importante posto militar e comercial do império há 17 séculos. Estima-se que 50.000 pessoas vivessem na cidade.

Segundo os arqueólogos, a escola eram bem estruturada, tinha uma área circular de treino, celas para os gladiadores, áreas de banho e uma residência.

Estima-se que cerca de 100 escolas de gladiadores tenham existido durante o império romano, mas quase todos foram destruídos ou soterrados para que fossem erguidas novas construções sobre elas.

 

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.