Arqueólogos encontram 35 múmias de antigos egípcios em Aswan

Uma equipa de arqueólogos encontrou 35 múmias de antigos Egípcios num túmulo em Aswan, cidade no sul do Egito. O túmulo, escavado em pedra, continha corpos de homens, mulheres e crianças e ainda vários objetos.

O túmulo data do período Greco-romano (332 aC – 395 dC) e estava escondido atrás de uma parede de pedra, coberto em areia. Os arqueólogos, liderados por uma professora italiana da Universidade de Milão, encontraram as 35 múmias divididas em várias câmaras funerárias. O túmulo continha ainda estatuetas, máscaras, vasos com comida e ainda uma maca intacta feita de madeira e linho que terá sido utilizada para transportar os corpos.

“É uma descoberta muito importante porque acrescentámos algo à História de Aswan que estava em falta”, disse Patrizia Piacentini, a professora de egiptologia que liderou a investigação, citado pelo The Guardian.

Localizado na área do Mausoléu de Aga Khan, o túmulo pertencia a alguém chamado Tjt, segundo hieróglifos encontrados em caixões. A entrada estava selada por uma parede de pedra e uma escadaria conduzia às câmaras funerárias, revelou Ayman Ashmawy, chefe do Ministério de Antiguidades.

A câmara principal continha 30 múmias, incluindo corpos de crianças. Foram ainda detetados dois corpos que a equipa crê tratar-se de uma mãe e o seu filho. “Sabíamos da existência de túmulos e necrópoles que datavam do segundo e terceiro milénio, mas não sabíamos onde estava o povo que viveu a fase final da era dos faraós”, acrescentou a professora italiana. Aswan, na fronteira sul do Egito, “era uma cidade mercantil muito importante”, explicou ainda a líder da investigação.

A equipa encontrou também vasos com betume, material utilizado para a mumificação de corpos, máscaras decoradas e pintadas a ouro e papiro. Uma estatueta do pássaro Ba, parte ave, parte humano e que simboliza a alma dos mortos, consta também da lista de artefactos encontrados.

A escavação foi uma missão conjunta entre o Ministério de Antiguidades do Egito e a Universidade de Milão. As múmias serão estudadas, antes de voltarem a ser colocadas no túmulo, que foi protegido com portas de ferro e está a ser vigiado por três guardas. A missão italo-egípcia já detetou cerca de 300 túmulos na área do Mausoléu Aga Khan e escavou 25 destes locais nos últimos quatro anos.

Escavações noutros locais do Egito têm protagonizado descobertas semelhantes. Em fevereiro, foi descoberto um túmulo de faraós que continha 50 múmias, em Minya, no sul do Cairo. Em abril, dezenas de ratos mumificados foram descobertos entre outros animais numa sepultura em Sohag, também no sul do Cairo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …