Arqueólogos encontram complexo administrativo do Império Antigo no sul do Egito

Uma missão arqueológica dos EUA e do Egito descobriu um complexo administrativo do faraó Dyedkara Isesi (2380 a.C. a 2342 a.C.), as ruínas mais antigas encontradas na jazida de Tal Edfu, na cidade de Assuan, sul do Egito, anunciou o Ministério de Antiguidades.

A responsável pela missão, Nadine Mueller, da Universidade de Chicago, nos EUA, explicou que esta é a descoberta mais importante feita pela sua equipa desde o início das escavações nesse local em 2014, segundo um comunicado.

O complexo elucida as expedições reais realizadas na era do faraó Dyedkara Isesi, o penúltimo da quinta dinastia, para procurar especiarias, pedras preciosas e minerais no litoral do mar Vermelho e em lugares remotos como a península do Sinai ou o país de Punt, que se acredita que ficava na atual Somália.

Nas escavações foi encontrada uma coleção de objetos armazenados no centro, entre eles recipientes núbios e conchas do mar Vermelho, além de 220 selos de barro com os nomes do faraó, dos trabalhadores do centro administrativo e de mineradores.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades egípcias, Mustafa Waziri, explicou que estes itens são os mais antigos encontrados em Tal Edfu, pois até agora só tinham sido descobertos na região ruínas da segunda metade da sexta dinastia.

O projeto arqueológico de Tal Edfu, que começou em 2001, pretende aprofundar as informações sobre essa capital provincial do Alto Egito e obter provas arqueológicas sobre a administração do Antigo Egito, que até agora se conhece principalmente por fontes textuais.

O ministério de Antiguidades anunciou ao mesmo tempo a descoberta de uma série de objetos no templo de Kom Ombo, também em Assuan, onde trabalha uma missão egípcia.

Entre outros objetos, foram encontrados uma esteira em cal que representa um casal a realizar oferendas a um deus e três estátuas em arenito, duas delas do deus Hórus em forma de falcão e outra de um homem sentado.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …