Arqueólogos encontram complexo administrativo do Império Antigo no sul do Egito

Uma missão arqueológica dos EUA e do Egito descobriu um complexo administrativo do faraó Dyedkara Isesi (2380 a.C. a 2342 a.C.), as ruínas mais antigas encontradas na jazida de Tal Edfu, na cidade de Assuan, sul do Egito, anunciou o Ministério de Antiguidades.

A responsável pela missão, Nadine Mueller, da Universidade de Chicago, nos EUA, explicou que esta é a descoberta mais importante feita pela sua equipa desde o início das escavações nesse local em 2014, segundo um comunicado.

O complexo elucida as expedições reais realizadas na era do faraó Dyedkara Isesi, o penúltimo da quinta dinastia, para procurar especiarias, pedras preciosas e minerais no litoral do mar Vermelho e em lugares remotos como a península do Sinai ou o país de Punt, que se acredita que ficava na atual Somália.

Nas escavações foi encontrada uma coleção de objetos armazenados no centro, entre eles recipientes núbios e conchas do mar Vermelho, além de 220 selos de barro com os nomes do faraó, dos trabalhadores do centro administrativo e de mineradores.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades egípcias, Mustafa Waziri, explicou que estes itens são os mais antigos encontrados em Tal Edfu, pois até agora só tinham sido descobertos na região ruínas da segunda metade da sexta dinastia.

O projeto arqueológico de Tal Edfu, que começou em 2001, pretende aprofundar as informações sobre essa capital provincial do Alto Egito e obter provas arqueológicas sobre a administração do Antigo Egito, que até agora se conhece principalmente por fontes textuais.

O ministério de Antiguidades anunciou ao mesmo tempo a descoberta de uma série de objetos no templo de Kom Ombo, também em Assuan, onde trabalha uma missão egípcia.

Entre outros objetos, foram encontrados uma esteira em cal que representa um casal a realizar oferendas a um deus e três estátuas em arenito, duas delas do deus Hórus em forma de falcão e outra de um homem sentado.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Mais cinco mortes e 899 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta sexta-feira, mais cinco mortes e 899 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

Governo de Bolsonaro bate recorde de aprovação durante a pandemia

A aprovação do Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, subiu para 40%, a maior percentagem desde o início do seu mandato, iniciado em janeiro de 2019, segundo uma sondagem do Instituto Ibope divulgada na quinta-feira. A …

Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA …

Seis enfermeiros infetados e cirurgias canceladas no hospital de Beja

O hospital de Beja detetou esta quinta-feira seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde …

Reformas na função pública subiram para 43% (e um quinto são professores)

Mais de 6.500 trabalhadores das administrações públicas aposentaram-se na primeira metade deste ano, o que representa um crescimento de 43% face ao mesmo período de 2019. A maioria das saídas deriva de áreas como a …

“Arma de diagnóstico”. Teste que distingue covid-19 de outras infeções respiratórias chega a Portugal

A Unilabs vai disponibilizar um teste que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”, auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos. “A ideia era tentarmos ter uma ferramenta de diagnóstico …

Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira. A mulher, de 23 anos, morreu na …

PS recua nas petições e propõe 7.500 assinaturas para ultrapassar veto de Marcelo

O PS vai avançar com uma proposta de alteração que coloca nos 7.500 o número de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida na Assembleia da República.  O objetivo do PS é contornar o veto …

Rui Rangel endividava-se, teve execuções fiscais e contas penhoradas

Rui Rangel teve vários processos de execução fiscal por falta de pagamentos de impostos e até contas penhoradas. Era o seu alegado testa-de-ferro que o ajudava a regularizar os pagamentos. Era comum o ex-juiz Rui Rangel …

Todos os dias, 500 famílias pedem à EDP para pagarem a luz em prestações

Desde o início da pandemia até ao fim de agosto, 500 famílias pediram diariamente ajuda à EDP para pagarem a fatura da luz em prestações. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …