Arqueólogos encontram complexo administrativo do Império Antigo no sul do Egito

Uma missão arqueológica dos EUA e do Egito descobriu um complexo administrativo do faraó Dyedkara Isesi (2380 a.C. a 2342 a.C.), as ruínas mais antigas encontradas na jazida de Tal Edfu, na cidade de Assuan, sul do Egito, anunciou o Ministério de Antiguidades.

A responsável pela missão, Nadine Mueller, da Universidade de Chicago, nos EUA, explicou que esta é a descoberta mais importante feita pela sua equipa desde o início das escavações nesse local em 2014, segundo um comunicado.

O complexo elucida as expedições reais realizadas na era do faraó Dyedkara Isesi, o penúltimo da quinta dinastia, para procurar especiarias, pedras preciosas e minerais no litoral do mar Vermelho e em lugares remotos como a península do Sinai ou o país de Punt, que se acredita que ficava na atual Somália.

Nas escavações foi encontrada uma coleção de objetos armazenados no centro, entre eles recipientes núbios e conchas do mar Vermelho, além de 220 selos de barro com os nomes do faraó, dos trabalhadores do centro administrativo e de mineradores.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades egípcias, Mustafa Waziri, explicou que estes itens são os mais antigos encontrados em Tal Edfu, pois até agora só tinham sido descobertos na região ruínas da segunda metade da sexta dinastia.

O projeto arqueológico de Tal Edfu, que começou em 2001, pretende aprofundar as informações sobre essa capital provincial do Alto Egito e obter provas arqueológicas sobre a administração do Antigo Egito, que até agora se conhece principalmente por fontes textuais.

O ministério de Antiguidades anunciou ao mesmo tempo a descoberta de uma série de objetos no templo de Kom Ombo, também em Assuan, onde trabalha uma missão egípcia.

Entre outros objetos, foram encontrados uma esteira em cal que representa um casal a realizar oferendas a um deus e três estátuas em arenito, duas delas do deus Hórus em forma de falcão e outra de um homem sentado.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …