Arqueólogos desenterram oito múmias de túmulos com 3.500 anos

Durante escavações recentes, uma equipa de arqueólogos do Ministério das Antiguidades egípcio descobriu várias múmias e mais de mil estátuas conhecidas como shabti, num antigo cemitério localizado em Luxor, no Egito.

O local contém vários túmulos que foram originalmente construídos para um homem chamado Userhat, que terá sido juiz durante o Novo Reino do Egito (1550-1070 a.C.).

Os especialistas descobriram um labirinto de túneis e câmaras que continha restos humanos e múmias. Em alguns casos, as cores nos caixões estavam bem preservadas, apesar da passagem de milénios.

Também foi desenterrada uma coleção de estatuas shabti esculpidas em faiança, terracota e madeira, e restos de vasos de barro.

As shabti eram frequentemente enterradas com os mortos no Egito antigo. Os cientistas acreditam que as estátuas eram colocados ao lado dos mortos para que pudessem trabalhar para os falecidos na vida após a morte.

“Encontramos um grande número de shabtis, mais de mil”, disse o ministro das Antiguidades do Egito, Khaled el-Enany, à Agência France-Presse.

Segundo o ministério egípcio, o complexo desenterrado faz parte de um cemitério antigo maior, que é frequentemente chamado de Dra’ Abu el-Naga’.

RESPONDER

Marcelo "está atento", pede consequências e usará todos os poderes contra fragilidade do Estado

O Presidente da República advertiu esta terça-feira que usará todos os seus poderes contra a fragilidade do Estado que considerou existir face aos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, e defendeu que se justifica …

#MeToo: a hashtag que está a mostrar a magnitude do assédio sexual

Mais de 200 mil pessoas já partilharam a hashtag "Me too" ("eu também" em inglês) para mostrar a magnitude do assédio sexual, um problema que tem feito correr muita tinta nos últimos dias devido às …

Leipzig vs Porto | Dragões sem asas para os alemães

FC Porto somou a sua segunda derrota nesta edição da Liga dos Campeões, ao perder, por 3-2, na deslocação ao terreno do Leipzig, com todos os golos a serem apontados na primeira parte. A equipa …

Falha de segurança ameaça redes Wi-Fi de todo o mundo

Uma falha descoberta no protocolo WPA2 coloca as redes Wi-Fi em perigo. O "ataque KRACKS" pode roubar informação como palavras-chave e números de cartões de crédito.  A mais recente ameaça tecnológica dá pelo nome de "ataque …

CDS-PP avança com moção de censura ao Governo

A presidente do CDS-PP anunciou, esta terça-feira, que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo em resultado dos incêndios e devido à falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger …

Cristiano Ronaldo rejeita acordo com fisco espanhol e volta a defender Jorge Mendes

Os advogados de Cristiano Ronaldo defendem que a atribuição ao jogador de uma fraude fiscal no valor 14,7 milhões de euros é "inconsistente" e sem fundamento. O jornal espanhol El Mundo avança a notícia depois de …

Forças da Síria anunciam conquista de Raqa, antiga capital do Daesh

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, anunciaram esta terça-feira que controlam totalmente a cidade de Al Raqa, mas sem confirmar o fim da presença do grupo extremista autodenominado …

Ministério da Saúde falseou tempos de espera nos hospitais

O Ministério da Saúde apagou pedidos antigos para falsear os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A conclusão é de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas. De acordo com esta análise, divulgada …

Linha da EDP causou incêndio de Pedrógão Grande (e um segundo fogo nunca foi registado)

Um novo relatório, encomendado pelo Governo, conclui que o grande incêndio de Pedrógão Grande começou por causa de uma linha de média tensão da EDP que terá entrado em contacto com a vegetação. Essa circunstância …

Governo e sindicatos dos enfermeiros chegam a acordo

O Ministério da Saúde chegou, esta segunda-feira, a acordo com as estruturas sindicais representantes dos enfermeiros, anunciou o Governo em comunicado. "Após um período longo de negociações árduas com as estruturas sindicais, o Governo está em …