Arqueólogos desenterram oito múmias de túmulos com 3.500 anos

Durante escavações recentes, uma equipa de arqueólogos do Ministério das Antiguidades egípcio descobriu várias múmias e mais de mil estátuas conhecidas como shabti, num antigo cemitério localizado em Luxor, no Egito.

O local contém vários túmulos que foram originalmente construídos para um homem chamado Userhat, que terá sido juiz durante o Novo Reino do Egito (1550-1070 a.C.).

Os especialistas descobriram um labirinto de túneis e câmaras que continha restos humanos e múmias. Em alguns casos, as cores nos caixões estavam bem preservadas, apesar da passagem de milénios.

Também foi desenterrada uma coleção de estatuas shabti esculpidas em faiança, terracota e madeira, e restos de vasos de barro.

As shabti eram frequentemente enterradas com os mortos no Egito antigo. Os cientistas acreditam que as estátuas eram colocados ao lado dos mortos para que pudessem trabalhar para os falecidos na vida após a morte.

“Encontramos um grande número de shabtis, mais de mil”, disse o ministro das Antiguidades do Egito, Khaled el-Enany, à Agência France-Presse.

Segundo o ministério egípcio, o complexo desenterrado faz parte de um cemitério antigo maior, que é frequentemente chamado de Dra’ Abu el-Naga’.

PARTILHAR

RESPONDER

Turquia quer abrir embaixada na parte oriental de Jerusalém como capital palestiniana

O presidente da Turquia disse, este domingo, que o país planeia abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano, depois dos EUA terem reconhecido Jerusalém como capital de Israel. “Já declarámos …

Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade. A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense …

Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS.  Segundo o Público, entre maio de 2012 …

Empresas de autocarro e comboio de acidente em França com versões contraditórias

A condutora do autocarro que, na quinta-feira, colidiu com um comboio, no sudoeste de França, diz que as cancelas da passagem de nível estavam levantadas quando atravessou a linha, mas a companhia ferroviária afirma o …

Santana Lopes "está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004"

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que, relativamente à questão dos debates na televisão, o rival à liderança do PSD só está a mostrar que continua "a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que …

Equipa de Trump acusa Mueller de ter obtido milhares de emails ilegalmente

O Procurador Especial que investiga a interferência russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 obteve de forma ilegal "dezenas de milhares de emails", segundo um advogado da equipa de transição de Donald Trump. Numa carta …

6 meses depois, ainda há quem pergunte pela "estrada da morte"

O chamado "turismo da desgraça" ainda persiste pela zona de Pedrógão Grande, mas com muito menos frequência do que nas primeiras semanas e meses após o incêndio de 17 de junho. Na estrada 236-1, seis meses …

Atentado contra igreja no Paquistão faz pelo menos 8 mortos e 30 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas, este domingo, durante um ataque suicida contra uma igreja no sudoeste do Paquistão a poucos dias do Natal, anunciou a polícia. O ataque foi perpetrado por dois …

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos. Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos …

Aves exóticas nasceram no Zoo de Lisboa de ovos apreendidos a traficantes

Mais de 20 aves exóticas, de nove espécies, cujo destino era o tráfico, nasceram no Jardim de Zoológico de Lisboa, onde chegaram em ovos apreendidos pelas autoridades no aeroporto da capital, nos últimos anos. Os ovos …