/

Arqueólogos desenterram oito múmias de túmulos com 3.500 anos

Durante escavações recentes, uma equipa de arqueólogos do Ministério das Antiguidades egípcio descobriu várias múmias e mais de mil estátuas conhecidas como shabti, num antigo cemitério localizado em Luxor, no Egito.

O local contém vários túmulos que foram originalmente construídos para um homem chamado Userhat, que terá sido juiz durante o Novo Reino do Egito (1550-1070 a.C.).

Os especialistas descobriram um labirinto de túneis e câmaras que continha restos humanos e múmias. Em alguns casos, as cores nos caixões estavam bem preservadas, apesar da passagem de milénios.

Também foi desenterrada uma coleção de estatuas shabti esculpidas em faiança, terracota e madeira, e restos de vasos de barro.

As shabti eram frequentemente enterradas com os mortos no Egito antigo. Os cientistas acreditam que as estátuas eram colocados ao lado dos mortos para que pudessem trabalhar para os falecidos na vida após a morte.

“Encontramos um grande número de shabtis, mais de mil”, disse o ministro das Antiguidades do Egito, Khaled el-Enany, à Agência France-Presse.

Segundo o ministério egípcio, o complexo desenterrado faz parte de um cemitério antigo maior, que é frequentemente chamado de Dra’ Abu el-Naga’.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.